4 – Câmara
A Samsung quis mais uma vez marcar a diferença com uma nova câmara fotográfica. Agora, com 16MP, esta define-se como a câmara de focagem automática mais rápida de sempre integrada num smartphone.
Em termos de modos e opções fotográficas eles vêm apresentados de uma forma mais prática que no Galaxy S4, contudo, peca por ter as opções de fotografia e vídeo misturadas.
O modo que se destaca é o novo de Focagem Selectiva, onde é possível focar um elemento a menos de 50 metros da câmara e toda a envolvente vem desfocada, sendo possível alternar entre elementos focados e desfocados.
Existe ainda um outro modo de captura interessante, o Passeio Virtual, que permite criar um vídeo através de fotografias do caminho que se percorre.
As imagens podem ser capturadas com um tamanho máximo de 5312×2988 píxeis, num formato 16:9, a 16MP, ou no mínimo de 2.4MP com uma resolução de 2048×1152 píxeis.
O desempenho em vídeo é bastante satisfatório, permite a gravação em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps) e VGA. Tem estabilizador de imagem e vários modos de gravação, como a gravação em câmara lenta, movimento rápido e movimento suave.
A gravação de som em vídeo é bastante límpida mesmo em ambientes de muito ruído, como por exemplo um concerto. Em relação ao som, existe ainda a possibilidade de fazer zoom de som, amplificando o de um elemento e baixando o som envolvente.
Alguns exemplos de imagens capturadas através do Galaxy S5:
5 – Benchmarks
Os benchmarks são sempre relativos sendo facilmente influenciados por outras características do dispositivo e, mesmo que não o sejam, existe sempre alguma relatividade entre o resultado final e o desempenho prático revelado pelo dispositivo.
Ainda assim, ficam os resultados de alguns benchmarks corridos:
- AnTuTu 4: 35998
- Epic Citadel: 53.9
- SunSpider: 376
- Linpack: 997
Comparando com outros equipamentos, como o HTC One (M8), os resultados são bastante semelhantes, sendo que em alguns casos é o S5 que apresenta um melhor desempenho, noutros é o HTC One M8. De uma forma geral, estes resultados não variam muito dos já aqui divulgados, elaborados pela AnadTech.
6 – Autonomia
Mais uma vez, a Samsung colocou uma super bateria num super smartphone. Não é de estranhar que, tendo em conta as características do S5, a bateria tenha uma maior capacidade que a anterior, com 2800mAh.
Com um ecrã maior e mais potente, um processador com maior desempenho, mesmo os 2800mAh não são suficientes para que este apresente resultados de autonomia próximos aos do Galaxy S4.
Com o brilho sempre automático, o Wi-Fi ligado, sincronização automática, utilização da câmara fotográfica e alguns jogos, a bateria não chegou quase nunca a durar um dia inteiro.
Contudo, há que ter em conta que o Galaxy S5 vem preparado com opções de poupança de energia bastante eficientes. Se for activado o modo de Ultra-economia de energia a 17% (por exemplo), ele calcula uma estimativa de utilização para 2.2 dias. O que para situações de “desenrasque” serve na perfeição.
7 – Veredicto
Sem dúvida alguma estamos perante um smartphone fantástico, o ecrã, a capacidade de processamento, as aplicações e novas funcionalidades integradas são factores chave neste equipamento.
A resistência a água e poeiras é sem dúvida uma vantagem acrescida. Não porque agora se pode passar a ter menos cuidado na utilização do smartphone, mas porque os riscos de perder-lo porque, por acidente, caiu à sanita, ou se virou um copo cheio para cima durante o jantar, são muito menores. E se é este um smartphone mais próximo do ser humano faz sentido que o possa acompanhar em todas as ocasiões sem o medo de o molhar ou deixar cair na areia na praia.
Para quem não viu vantagens em fazer o upgrade do Galaxy S3 para o Galaxy S4, tem aqui uma excelente oportunidade.
Contudo, existem alguns factores que deixam a desejar, como o sensor biométrico que nem sempre funciona correctamente, os bloqueios da câmara, que acontecem de quando em vez ou os bugs na utilização em modo criança.
O design também não joga muito a favor do S5, mais pela defraudação das expectativas do que propriamente pelo equipamento em si. Esperava-se um equipamento mais robusto, numa linha diferente dos antecessores e não foi o que aconteceu.
O seu preço varia muito de loja para loja, contudo, nos grandes pontos de venda, encontra-se disponível por 749,90€, desbloqueado a qualquer operador.
A interacção com os dispositivos wearables disponibilizados em simultâneo com o Galaxy S5, nomeadamente o Galaxy Gear 2 e Gear Neo e o Galaxy Gear Fit, ainda não foi possível de concretizar, mas esperamos que em breve lhe possamos dar a conhecer a nossa opinião.
Aspectos positivos
- Resistência a água e poeiras
- Desempenho
- Câmara fotográfica
- Qualidade de ecrã
- Aplicações e funcionalidades dedicadas ao Galaxy S5
- Qualidade de som em gravação em ambiente ruidoso
Aspectos negativos
- Design, face às expectativas
- Modo de criança ainda não está optimizado
- Sensor biométrico: incapacidade de reconhecimento frequente
- Autonomia, quando não está em modo de poupança
O Pplware agradece à Optimus pela cedência do equipamento para análise.




















Deixe um comentário