Devido à sua popularidade, excelente concepção e muitas funcionalidades, o sistema operativo Android da Google tem vindo a equipar diversos dispositivos nos mais díspares segmentos. Presente no sistema operativo está o Market (“loja de aplicações”), local onde o utilizador poderá recolher milhares de aplicações gratuitas e pagas, equipando assim o seu dispositivo com o mais variado software. Esta é uma verdade que também se aplica ao Samsung Galaxy Tab.
Depois de recebermos esta nova jóia da coroa da Samsung há uma semana, fizemos o “teste de estrada” para “medir” a sua utilidade, qualidade e interactividade com a nossa vida enquanto utilizadores fãs de tecnologia, típicos Peoplewarianos.
Primeira impressão: algumas das críticas feitas ao iPad não se repetirão neste gadget equipado com Android Froyo 2.2. É pequeno, cabe na palma da mão e é leve. A partir daqui…

O segredo foi guardado mas não por muito tempo. Há muito que já se conhecia o aspecto e os detalhes deste novo brinquedo da Samsung. Não traz ecrã AMOLED como se vaticinou nos princípios do rumor, não traz porta USB e não tem uma loja com aplicações especialmente desenvolvidas para tirar proveito do excelente ecrã com resolução 1024×600 WSVGA. No entanto, este tablet enquadra-se num novo segmento, dentro do segmento dos tablet. O tamanho importa!
É inevitável a comparação com o iPad, visto este ser um seguidor de uma filosofia iniciada pelo gadget da Apple. Construído em plástico brilhante, tem um aspecto elegante e robusto, expondo um contraste semelhante ao iPad onde predomina o negro na face e o branco na parte traseira, alumínio no caso do iPad.
Descrição Física
É facilmente segurado só com uma mão, permitindo usufruir de algum liberdade. No entanto, quando o utilizamos será para tirar proveito das suas capacidades de tablet (ler, jogar, escrever notas, enviar e-mails, navegar e outros).

O equipamento traz na parte superior uma entrada de 3.5mm para os auscultadores e fica-se por aí em termos de funções. Os auscultadores servem igualmente de auricular mãos livres, para quando o quiser utilizar como telefone.

Do lado esquerdo temos o botão ligar e desligar, mais abaixo o botão de controlo de volume e de seguida duas ranhuras, uma para o cartão microUSB e a outra para o cartão SIM ou USIM.

No lado oposto temos o microfone.

A Samsung decidiu continuar a filosofia da Apple e colocou a entrada de 30 pinos e as colunas de som por baixo do equipamento. Este local parece resultar para a colocação da principal porta de ligação do dispositivo.

Na frente e como podemos ver num plano mais afastado, os botões touch integram-se muito bem. São 4 botões fundamentais para navegar: o botão do Menu de Contexto ou de Opções, o botão do Home, o Retroceder e o Pesquisar. Para quem, tal como eu, estava habituado ao iPad e tinha todas estas funções (excepto o Home directo) através do toque no ecrã, pode fazer uma certa confusão a necessidade de navegar com auxílio a estes botões, mas não é nada que não seja impossível de se acostumar em alguns minutos.
Na parte de trás do Samsung Galaxy Tab está a câmara traseira de 3 megapíxeis e o LED flash.

Na frente do equipamento está colocada a câmara de vídeo-conferência, de 1.3 megapíxeis e o sensor de luz.

O pacote em si é bastante interessante, principalmente a parte estética e ergonómica. No entanto, aquela “publicidade” de o poder transportar no bolso do casaco ou nas calças… é irrealista. Torna-se numa situação complicada, pois as 320 gramas repartidas pelo tamanho do dispositivo pode ser incómodo no bolso. Logo, é irrealista este conceito de portabilidade.
Um vídeo rápido dá conta destas funções e da percepção real do dispositivo em utilização.
Características:
- Sistemas Operativo: Android 2.2 Foyo
- Processador: Cortex A8 1.0 GHz
- Memória 16GB/32GB de memória interna, extensível até 32GB de memória externa pelo slot microSD, 512 MB
- Redes: 2,5G (GSM/GPRS/EDGE): 850/900/1800/1900 MHZ
3G (HSUPA 5,76Mbps, HSDPA 7,2Mbps): 900/1900/2100 MHz - GPS: aGPS
- Conectividade: Conector de 30 pinos colocado por baixo do tablet que permite ligações HDMI, USB, e ligação aos acessórios através de uma doca (uma doca para automóvel está já planeada).
Micro SD
WiFi 802.11n / Bluetooth 3.0 - Ecrã: TFT LCD de 7 polegadas, resolução 1024 x 600 (WSVGA)
- Câmaras: Frontal de 1.3 megapixel, Traseira de 3 megapíxeis com Flash
- Sensores: Giroscópio, Acelarómetro, Luz, Geo-Magnético
- Bateria: 4,000mAh (Autonomia de aproximadamente 7 horas de vídeo)
- Dimensões: 190.09 x 120.45 x 11.98mm
- Peso: 380g
Na próxima página teremos uma abordagem ao interface do Tab, algumas informações quanto às aplicações e market e as considerações finais sobre este equipamento.






Deixe um comentário