Com o amadurecimento e robustez que o Chrome tem vindo a mostrar, as principais casas de desenvolvimento de software começam a disponibilizar as extensões que têm desenvolvido para outros browsers. Conseguem assim que os muitos utilizadores que efectuaram a transição para este browser, consigam ter as mesmas funcionalidades que tinham antes.
Exemplo disso é a extensão Xmarks. Disponível para IE e Firefox, que passou a estar disponível também para Chrome.
Esta extensão, à semelhança do que já faz para os restantes browsers, permite que tenham os vossos favoritos sincronizados num ponto central e acessível por qualquer outro browser. É semelhante ao que o Chrome disponibiliza já para o seu browser, mas com a particularidade de ser extensível a outros browsers de outras empresas.
E como tentam sempre inovar, os programadores do Xmarks resolveram adicionar algumas funções únicas. Passa a ser possível também sincronizar passwords e separadores. Desta forma conseguimos partilhar dados entre o nosso Chrome e o Firefox, como se estivéssemos no mesmo browser.
Depois de instalado fica com o ícone do Xmarks na Omnibar do vosso Chrome. Por ai conseguem aceder à configuração, ao site do Xmarks onde estão os vossos dados. Podem ainda forçar uma sincronização ou aceder aos separadores que estavam abertos na última sincronização.
O inicio da utilização do Xmarks dever ser feito pela configuração. No separador Status devem configurar a vossa conta ou criar uma nova caso não utilizem ainda o Xmarks. Podem ainda forçar uma sincronização a qualquer altura.
De seguida acedam ao separador Sync para que definam quais os dados a serem sincronizados. Podem escolher entre os Favoritos, Passwords ou Separadores. Activem ainda a opção de sincronização automática.
Caso pretendam, e porque estão num browser diferente dos anteriores, podem definir um perfil a utilizar no Chrome. Podem ainda aceder à página de gestão dos perfis do Xmarks.
Por fim, e no separador Advanced, podem definir com maior detalhe alguns pormenores. se pretendem a utilização de encriptação na ligação aos servidores, o upload ou download manual de favoritos e passwords e o registo em sistema de logs.
Todos os que tinham problemas em utilizar os mecanismos de sincronismo que Google disponibilizou no seu browser podem agora usar o Xmarks e transferir todos os dados entre os seus browsers.
Nota: Uma vez que a Google não disponibiliza o acesso ao repositório de passwords às extensões, esta extensão teve de criar o seu repositório próprio de passwords.
Leia mais informação sobre plugins Chrome no Forum Pplware: Google Extensions e Google Chrome
Download: Xmarks 0.8.35
Homepage: Xmarks










Deixe um comentário