Google/YouTube · Notícias

Google Font previewer – Trabalhe (com) as fontes da Google

6 Comentários

No passado mês de Maio apresentamos-vos num artigo um novo serviço que a Google desenvolveu. Chama-se Google Font e permite que quem desenvolve páginas Web deixe de estar preso às fontes que os browsers têm embebidas, e passe a usar fontes Open Source de elevada qualidade. A forma de integração dessas fontes é feita de forma normal, bastando a inclusão de uma linha de código por cada fonte a utilizar, quer no HTML ou no CSS. Neste momento estão disponíveis 27 fontes, mas é esperado que venham a ser disponibilizadas muitas mais num futuro próximo.

Pois a Google apresentou agora uma ferramenta Web que vos permite construir de forma simples o código a utilizar para terem as fontes do Google fonts nas vossas páginas. Chama-se Google Font previewer.


Esta página Web tem como objectivo permitir de forma simples a construção do código HTML (ou CSS) a incluir para que possam utilizar essas fontes. Através de uma interface extremamente simples podem aplicar alterações a essas fontes e decidir a forma que pretendem para mostrar e obtêm o respectivo código HTML a incluir nas páginas.

A interface desta ferramenta é composta por três zonas distintas. A primeira é uma caixa de texto onde podem colocar o que pretendem testar. Esse texto será alterado consoante o que definirem na zona de configuração.

A segunda zona é onde é mostrado o código a incluir na fonte da página Web. Será marcado a amarelo cada zona que estejam alterar na zona de configurações.

Por fim temos a terceira zona, a mais importante desta interface, e que é onde estão os controlos das fontes. Ai podem escolher a fonte a incluir, o tamanho da fonte, o tipo de variante (negrito, itálico, etc), o tipo de sombra a aplicar, transformações a aplicar, decorações a aplicar (sublinhado, rasurado, etc) e os espaçamentos (entre letras, palavras ou linhas).

A alteração de cada um desses parâmetros leva a que o código seja alterado e que o texto que introduziram seja também ele transformado. Por essa razão sempre que efectuarem uma alteração devem voltar a copiar o código e voltar a colá-lo na página que estiverem a desenvolver.

Este projecto da Google é mais um que visa libertar os programadores das amarras impostas pelos padrões actuais, dotando-os de ferramentas alternativas.

Se desenvolvem páginas Web ou se são (no mínimo) curiosos, visitem o site do projecto e brinquem um pouco com o Google Font previewer.

Homepage: Google Webfonts Preview
Homepage: Google Web Fonts

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Tags:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno José

    google continua na sua senda de monopólio A FAVOR DO CONSUMIDOR.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      E deles também… Eles não vivem do ar.

  2. Avatar de Zé Miguel

    Muito bom! espero que o google seja o grande impulsionador de tipografia mais variada na Internet. Na minha opinião as licenças de fontes web neste momento estão com preços absolutamente ridículos…

  3. Avatar de Mário César
    Mário César

    Deve utilizar o @font-face. Pelo menos já não se tem de andar a criar os “kits” de fonts.

    1. Avatar de Zé Miguel

      sim utiliza o @font-face, suporta ie firefox chrome e safari, o que já é mais de 90% dos utilizadores,nada mau!