Linux

ArchLinux 2011.08.19 – Uma distro de eleição!

30 Comentários

Foi anunciado recentemente pelo responsável do projecto ArchLinux, Dieter Plaetinck, a  versão Arch Linux 2011.08.19 (após 15 meses de ter sido disponibilizada a versão ArchLinux 05.2010). Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do processo de instalação.

O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.

arch_00


A simplicidade do Arch não deve no entanto ser interpretada de forma literal, pois o simples neste caso é ter acesso aos ficheiros de configuração do sistema directamente e de forma clara, e não através de GUI’s que segundo a visão dos Dev’s do Arch, apenas complicam o Sistema Operativo, ocultando tudo o que esta por trás!

Como já devem estar a ver, este sabor de Linux não é o mais indicado para utilizadores menos experientes, ou para pessoas que apenas queiram utilizar o computador de forma mais ‘leiga’. No entanto a instalação desta distro, traz muito conhecimento pois obriga o utilizador a perceber o seu funcionamento.

Principais novidades do Arch Linux 2011.08.19
  • Suporte experimental para Btrfs e NILFS2;
  • Suporte para syslinux bootloader;
  • Alterações a nível de formatos de configuração para suporte ao novo rc.conf e Linux 3.0;
  • Maior flexibilidade na escolha da source;
  • Apresentação da descrição dos pacotes enquanto instala;
  • Debugging e logging activos por omissão, adicionado o script /arch/report-issues script;
  • Removido o suporte para tcp_wrappers;

Veja aqui todas as novidades

Licença: GPL
Download: archlinux-2011.08.19-core-i686.iso [371MB, torrent]

Download: archlinux-2011.08.19-core-x86_64.iso [377MB, torrent]
Homepage: ArchLinux

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    my distro!!!a melhor mesmo….instalação 100% modular como gentoo mas com a vantagem de não ter que compilar NADA!!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Estou agora mesmo à “garreia” com uma instalação de arch linux. Depois de ter feito uma actualização (logo depois da instalação) aquando do boot a placa de rede desliga e a única maneira de a voltar a ligar é desligando o portátil e tirando a bateria.
      Acho que vou aproveitar limpar tudo e instalar esta nova versão. Obrigado

      1. Avatar de eu
        eu

        quais os comandos que fazes depois da instalção? tipo para ver o ecrã de login e tal?

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Não é assim tão simples. Como o maneu disse
          https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners%27_Guide
          É um óptimo guia.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Gostaria que fizessem um tutoria passo a passo sobre a instalação archlinux a iniciar em dual boot! Para quando visto que a instalação é super complicada?

  2. Avatar de Hugo Correia
    Hugo Correia

    Definitivamente a melhor distro, que já utilizei até agora. A documentação é muito boa. Recomendo.

  3. Avatar de eu
    eu

    eu já instalei esta versão no virtualbox, mas depois da instalação ao fazer pacman -Syu da erro dos updates. não actualiza nada. mas queria era saber o que fazer e quais os comandos que devo fazer depois da instalação, já corri ao wiki do arch e aos vídeos do youtube, ainda continuo sem sucesso. o pplware não se importa de fazer um how to da instalação do arch sff?

    1. Avatar de joao l
      joao l

      sem definires os repositorios que queres duvido muito que saco alguma coisa

      nano /etc/pacman.d/mirrorlist

      1. Avatar de joao l
        joao l

        saques*

        eu por norma seleciono pelo menos um dos server que se encontra no any, (kernel.org). depois coloco mais dois do meu país.

  4. Avatar de dezignerdrugs

    ainda estes andava a falar com um colega meu sobre esta distribuição, pessoalmente acho-a bastante interessante, a ver se encontro tempo para a experimentar.

  5. Avatar de Plínio Matos

    Minha distro de coração! Paixão na primeira instalação, rsrsrsrs….
    Para ajudar os curiosos e marinheiros de primeira viajem, recomendo a leitura do livro: Utilizando o Arch Linux no Desktop, do companheiro Sérgio Berlotto. Link abaixo…
    http://archlinuxbook.wordpress.com/2011/02/27/utilizando-o-arch-linux-no-desktop/
    Fuiii….

    1. Avatar de Tony Silva

      Grande livro. Ele já está a escrever outro.

  6. Avatar de Gomes
    Gomes

    já a uso há um ano e simplesmente simples com a ajuda da documentação software sempre actualizado, distro sempre actualizada. simplesmente acho que é das melhores que andam por ai.
    combinação fantástica com o KDE faz o que quero e como quero é assim que deveria ser um SO. :p
    quem não experimentou aconselho se tiverem medo experimentem o ChakraProject em tempo baseado no Arch agora é diferente mas a estrutura é muito semelhante trás KDE livecd.

  7. Avatar de João L
    João L

    Ainda me lembro do tempo que passei a encontrar uma distro que realmente tivesse a meu agrado, fui explorando. Ouvi dizer bem do arch e experimentei nao foi há primeira que consegui uma instalção sólida, demorou mas não desisti. Dou preferencias ao openbox como “desktop”, a nivel de configurações nunca vi mais simplicidade, nao tenho problemas com dependencias ou conflitos, simplesmente facilidades.

    cumps

  8. Avatar de NT
    NT

    Vamos lá ver se o fedora ide ao ar… 🙂
    É pena que não tenha algo mais “next”… “next”… mas tenho visto muito boas reviews !

    1. Avatar de Gil
      Gil

      A instalação do SO ser do tipo “next”…”next”… vai contra a filosofia do arch.
      Neste SO o utilizador deve ter a possibilidade de configurar tudo à sua maneira, mesmo durante a instalação.

      1. Avatar de NT
        NT

        Yup…

        Sei disso… Já fiz uma instalação do LFS portanto do Arch deve ser bem mais fácil! Ainda não arranjei “tempo” para me por de volta disso. O mais porreiro é que depois de instalado estás sempre atualizado, sem ser necessário reinstalar quando sai uma release nova o que é mto bom.

  9. Avatar de Glink
    Glink

    ando a pensar instalar isto no meu portatil, mas visto que ele tá mais morto que vivo(o lce não funfa, tenho de usar um segundo ecrã que só liga quando o OS inicia) vou esperar até ter um novo 😛

  10. Avatar de Vítor Moreira
    Vítor Moreira

    Vão todos cair-me em cima por causa de a distribuição ser rolling-release… mas existe a possibilidade de “fixar” uma versao de um determinado pacote?

    Esta “feature” é importante para ambiente mais empresariais, em que existe a necessidade de ter versões controladas (p.e., jdk)

    1. Avatar de maneu
      maneu

      Em ambientes empresariais é importante saber o que instalas. Podes usar o ABS ou o AUR. Quando te referes a “fixar” uma versão, pretendes algo como package.mask do gentoo? No ficheiro de configuração /etc/pacman.conf a flag IgnorePkg e IgnoreGroup permite bloquear upgrade ou downgrade de pacotes.

      https://wiki.archlinux.org/index.php/Pacman_Rosetta

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Podes sim. No pacman.conf tens la ignorepkg salvo erro. Pores nessa lista os pacotes que queres que nao sejam actualizados e já esta. Quanto a kernel tens ate uma versão lts 😉

  11. Avatar de cmking
    cmking

    Boas a todos ,finalmente tomei a coragem de instalar esta distro depois de muitas outras,agrada-me ,acima de tudo,a ideia de ser rolling release. Uma questão como faço para gravar as configurações ,ou seja ,salvar as configurações que faço.Desde já obrigado.

  12. Avatar de AJ
    AJ

    Recomendo esta distro, já uso à mais de um ano e nunca me deixou mal. Muito boa documentação. Quem está com dificuldades consulte a wiki tem lá quase tudo. Ou então perguntem no forum que o pessoal la ajuda.

  13. Avatar de Xico Bandito
    Xico Bandito

    Experimentei e gostei do conceito do archlinux, mas ontem tive de experimentar o centos 6 minimal e prefiro-o ao archlinux.

  14. Avatar de Kxp
    Kxp

    Uso Sabayon (baseado em gentoo) á uns meses e agora instalei esta nova versão do Arch, para experimentar, num PIII e corre lindamente com o Xfce4, é muito mais rápido que o meu no quadcore a iniciar o 7.
    Para aqueles que quiserem experimentar até bastante simples o processo de instalação (basta ter a wiki ao lado que explica tudo), a única dificuldade pode ser em instalar e configurar o ambiente gráfico, que no meu caso deveu-se ao facto das drivers actuais da nvidia não suportarem a placa que tenho(geforce 2) depois de identificar o problema foi fácil.
    Experimentem.

  15. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Hello Sei que provavelmente o pplware não irá ler esse comentário + como vós têm uma rubrica só a falar de Arch linux e associando a uma certa preguiça em relação a pesquisar como instalar arch linux num computador será que não poderia apresentar um tutorial de exemplo de como instalar o arch num laptop/desktop? nem que seja um tutorial muito simples como vós sabem fazer muito bem… 🙂 enfim estou divagando de modo que não quero perder muito tempo a pesquisar em videos no youtube, nos sites do OS… preferia ler e seguir como habito e premissa um tutorial vosso (amante fiel do vosso site) 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Raclima23, Nós lemos todos os comentários (um…a um). Relativamente ao teu pedido, vou ver se o nosso leitor Guilherme de Sousa aceita eu desafio.

      1. Avatar de Raclima23
        Raclima23

        Thanks vcs são “OS MAIORES”

        A sério obrigado pelo apoio moral/técnico/instrutivo/ + + + + + /com tudo que vcs têm de melhor 🙂

  16. Avatar de osvander
    osvander

    Cruz credo nesta distro da arch muiiiiito difícil instalar nem se compara com o PCLINUXOS que é minha distro de eleição a preferida e instalada na raiz do meu notbook e roda maravilhosamente bem sem nenhum problema !!!