O Sistema Operativo e a Interface
Embora o sistema operativo Symbian^3 já tenha sido analisado no Nokia N8, como se pode ver aqui, vou aqui relembrar os aspectos mais relevantes deste sistema operativo móvel.
Ecrã Principal
Tal como já estamos habituados, existem no Symbian^3 três ecrãs diferentes, nos quais podem ser colocados até 6 widgets em cada um. Estes widgets poderão ter variadas funções, podendo simplesmente mostrar informações da hora e data, ou informações meteorológicas, ou mostrar um grupo favorito de contactos, as últimas mensagens de uma conta de email sincronizada no telefone, atalhos para aplicações, entre outros. O leque de widgets disponíveis para o ecrã principal é relativamente grande, havendo cada vez mais disponíveis para download na OVI Store.
Ecrã 1:
Por defeito no ecrã 1 encontra-se o widget das horas e data, e os atalhos mais relevantes, mas todo isto é completamente configurável, podendo o utilizador escolher todos os widgtes e respectiva localização entre os 3 ecrãs.
Ecrã 2:
A passagem de um ecrã para outro pode ser com o deslizar do dedo na horizontal, no sentido desejado, ou simplesmente tocando na zona inferior, ao centro (entre os botões opções e chamar), sendo que neste caso a passagem entre ecrãs se dá apenas num sentido.
Ecrã 3:
Como se pode ver na imagem acima, o ecrã principal admite duas posições, vertical e horizontal, ordenando os ícones em função da posição em que se encontra o telefone. Para configurar os widgets, ou seja, adicionar ou remover widgets do ecrã, basta tocar durante alguns segundos em qalquer zona do ecrã, passando este para modo de edição.
Ainda no ecrã principal, há uma zona dedicada às notificações e/ou configurações rápidas. Basta tocar na zona superior direita, em cima do ícone da bateria, para surgir um pequeno “balão” com as notificações, atalhos para algumas configurações, ou simples informações úteis.
Menu
O menu principal, acessível a partir do botão físico localizado abaixo do ecrã, continua com o mesmo formato, sendo já inconfundível, dando acesso para diversas funções, como contactos, mensagens, definições.
É também a partir daqui que é possível aceder às aplicações.
Uma vez dentro das aplicações, estas estão dispostas em grelha, estando presentes tanto as aplicações nativas, como as instaladas a partir da loja OVI. A deslocação no ecrã das aplicações é feita na vertical.
Teclado
Aqui também não há novidades, na vertical é apresentado o teclado T9, aquele teclado característico dos telemóveis mais antigos, ou mais simples, que num smartphone com estas características poderá já não fazer muito sentido.
Embora me tenham dado a informação de que iria sair uma actualização para permitir o teclado qwerty na vertical, e mesmo já havendo imagens a circular pela internet, não encontrei tal opção, ou pelo menos não consegui encontrar. Verifiquei que tinha a última versão do firmware, mas mesmo assim não consegui activar o teclado qwerty na vertical.
Na horizontal, também nada de novo, é apresentado um teclado qwerty, com teclas largas e espaçadas. No entanto, posso dizer que este teclado, neste telefone, será muito pouco utilizado, visto que existe um fantástico teclado físico, de longe melhor e mais confortável para escrever.
Multitask
O multitask funciona relativamente bem e, embora apresente alguns “freezes” quando estão muitas aplicações abertas, gostei da forma funciona. Bata clicar durante uns segundos no botão principal, abaixo do ecrã, e aparece a informação das aplicações que se encontram abertas, havendo um screenshot dessa mesma aplicação exactamente como foi deixada. Cada aplicação apresenta também um grande “X”, servindo este para facilmente “matar” a aplicação.
No geral, o que senti ao utilizar o Nokia E7 foi que o sistema operativo não acompanhava a qualidade do telefone. Para um smartphone deste nível, tanto a nível de características, como a nível de preço, exigia-se mais qualidade ao seu sistema operativo. Embora consiga realizar quase todas as tarefas que lhe são pedidas, a forma com as alcança, a forma como se trabalhano sistema operativo, não e a melhor, e não foi um sistema operativo que me desse prazer usar, que respondesse da forma que eu pretendia. Considero que muito trabalho terá de ser feito neste Symbian^3, ou ficará cada vez mais longe da corrida dos sistemas operativos móveis.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware
Página 2 – Testes: HDMI, USB e Câmara
Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface
Página 4 – As aplicações
Página 5 – Prós & Contras e Conclusões
« Página Anterior pág. 03/05 Página Seguinte »














Deixe um comentário