Redes Sociais

X começa a rotular contas de paródia e gozo para evitar polémica

4 Comentários

O X anunciou um novo sistema para rotular contas de paródia ou satíricas. A medida surge após vários incidentes em que utilizadores, alguns com responsabilidades, confundiram publicações satíricas com declarações autênticas, embora a própria rede social enfrente críticas por espalhar desinformação.

X rotular contas paródia


Segundo é agora conhecido, a plataforma desenhou estas etiquetas para aumentar a transparência na rede social. Os utilizadores podem ativar esta funcionalidade nas definições da sua conta, selecionando a opção “Paródia, comentários e conta de fã” nas definições de informações do perfil.

O processo de lançamento destes novos rótulos marca um momento na gestão de conteúdos satíricos no X. Os utilizadores que gerem contas de paródia, comentários ou perfis de fãs devem identificar-se voluntariamente no momento. Isto, acontece embora a plataforma já tenha antecipado que estes rótulos serão obrigatória num futuro próximo.

A política de autenticidade do X sempre foi clara quanto à proibição da falsificação de identidade. Mantém uma postura flexível com as contas dedicadas a conteúdos e comentários humorísticos, se cumprirem as normas estabelecidas. Esta nova funcionalidade junta-se aos planos do X de incorporar streaming de televisão e serviços financeiros, demonstrando a sua constante evolução.

A credibilidade da plataforma foi posta em causa depois de até Grok, a sua própria IA, ter acusado Elon Musk de espalhar boatos. Neste contexto,o X procura implementar medidas concretas contra as notícias falsas, embora já tenha ficado claro que esta iniciativa tem pouca credibilidade dado o contexto. do proprietário da plataforma.

A nova funcionalidade será visível tanto em perfis como em posts individuais. Já tinha sido detetada por diversas análises de código em novembro de 2024, durante a sua fase de desenvolvimento. Este sistema de etiquetagem representa um passo em direção à clareza da informação na plataforma.

É importante que o X dê este passo, rotulando as contas de paródia, mas isso não resolve todos os seus problemas. É fácil ver possíveis soluções e o futuro dirá onde avança a verificação de conteúdos na rede social e nas restantes plataformas, mas não parece nada atrativa.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de raul
    raul

    a brincar a brincar é que se dizem as verdades.

  2. Avatar de Tromp
    Tromp

    Basta não usar e não ligar que lá se defeka, assumindo que tudo são fake news. Simples e fácil, e não incomoda ninguém.

  3. Avatar de Max
    Max

    Para quê falar de outros assuntos como:
    – “Mais de sessenta universidades alemãs e austríacas anunciaram hoje a sua retirada da rede social X, que pertence ao empresário Elon Musk, preocupadas com as tendências antidemocráticas da plataforma.”
    – Ou os ataques e campanhas de Musk através do X ao governo alemão e ao governo inglês e ingerência na política desses países.

  4. Avatar de trolha3333
    trolha3333

    pelos vistos o pessoal de esquerda não gosta da não só de liberdade de expressão como de n factos que têm vindo ao de cima… o que se passa é escandoloso e criminoso e se não fosse atualmente o X a denunciar pura e dura a realidade, não se sabia nem de metade das coisas.
    Quem não deve não teme!