Apple · Mobile · iOS · Notícias

iOS 26: crianças têm de obter permissão dos pais para enviar mensagens para novos números

6 Comentários

Como parte das novas atualizações dos controlos parentais no iOS 26, anunciadas na WWDC 25, a Apple introduziu uma nova funcionalidade que exige que as crianças obtenham permissão para enviar mensagens de texto para novos números.


Limites de comunicação para contas de crianças

Esta é uma das novas configurações de segurança infantil, incluindo classificações de aplicações com base na idade, que serão introduzidas nos novos sistemas operativos iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26, visionOS 26 e tvOS 26, que serão lançados neste outono, anunciou a Apple.

A nova funcionalidade, chamada “Limites de Comunicação”, (parte das Contas Infantis) oferece aos pais a capacidade de gerir as comunicações dos seus filhos nas apps Mensagens, FaceTime, Chamadas e Contactos do iCloud.

As crianças devem enviar uma solicitação aos pais quando quiserem entrar em contacto com um novo número, e os pais podem então dar a aprovação com um único clique. Os programadores podem incluir a nova funcionalidade em aplicações de terceiros, através do Permission Kit da Apple.

Outra nova funcionalidade virada para crianças é a classificação mais detalhada por idade das aplicações, para ajudar os pais a decidir quais são seguras para os filhos usarem. Até ao final de 2025, essas classificações serão expandidas para cinco categorias, incluindo três para adolescentes: 13+, 16+ e 18+.

Quando os pais definem restrições de conteúdo para aplicações, as que excedem essas restrições não aparecem na App Store.

A Apple já emprega funcionalidades de segurança como filtros de conteúdo da web e restrições de apps para crianças menores de 13 anos, mas agora aplicará proteções “semelhantes e adequadas à idade” para adolescentes entre 13 e 17 anos. A empresa também permitirá que os pais informem a faixa etária da criança sem revelar sua data de nascimento exata.

Por fim, a ferramenta Communication Safety foi expandida para intervir quando deteta nudez em videochamadas do FaceTime e irá desfocar a nudez em álbuns partilhados na app Fotografias.

 

Leia também:

Dica: como instalar a versão beta do iOS 26 e testar o sistema antecipadamente

Autor: Rui Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    Muito bom.
    Vamos ver é se as apps, não vão ser, mal classificadas.

  2. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Aos paus mandados que andam por aí serão mais casais a aderir a isso que propriamente crianças kkkkk

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. bem visto

  3. Avatar de Raquel Dias
    Raquel Dias

    Apple sempre na frente, no android nada para variar. Por isso toda a gente muda para Apple. Android live activities ainda nao existem? Oh god

    1. Avatar de Idiocracia
      Idiocracia

      “family Link”, lançado pela Google em 2017.. e já agora.. “Family Safety”, microsoft, 2007.

  4. Avatar de O+que+sera,+sera
    O+que+sera,+sera

    Cada vez mais aceitamos que haja programas, jogos, e coisas que nao sao boas para criancas e, em vez de acabarmos com isto, pomos restricoes…. excelente!
    Nao podemos conduzir a mais de 120km/h – em vez de limitar a velocidade a 120km/h e penalizar os carros que tenham velocidades acima, vamos penalizar os condutores 🙂
    Em vez de regularizarem as redes socias, andam a por restricoes a quem ‘consome’ redes sociais. Mas deixem os Instagrams, Snapchats, Tik Toks, etc. terem conteudos que por norma sao ‘proibidos’ e penalizar que ‘consome’…