Microsoft · Microsoft · Windows

Afinal não é bem assim! A atualização do Windows 11 não danificou os SSD

8 Comentários

O histórico da Microsoft coloca-a de fora quase natural na fonte de todos os problemas com o Windows 11. O passado assim o mostra e seria a causa para a mais recente falha deste sistema. Estaria a causar problemas sérios nos SSD, mas poderá não ser mesmo assim. Do que se sabe agora, a atualização do Windows não danificou os SSD.

Windows 11 SSD Microsoft Phison atualização


Nas últimas duas semanas, circularam relatos de que as recentes atualizações do Windows 11 (especificamente KB5063878 e KB5062660) causaram falhas em alguns SSD que utilizavam controladores Phison. As redes sociais e os influenciadores no YouTube e no TikTok foram rápidos a responder aos relatos de dados corrompidos e unidades desaparecidas, atribuindo a culpa diretamente à Microsoft.

A verdade parece agora ser muito diferente e a causa do problema poderá estar em outro ponto desta cadeia. Após testes exaustivos e muita tentativa e erro, tanto a Microsoft como a Phison afirmam que não conseguiram reproduzir o problema. Fica assim a dúvida da origem desta situação, que como muitos descrevem, é real.

A Phison afirmou ter tomado conhecimento de relatos de que a atualização do Windows causava falhas nas unidades SSD no dia 18 de agosto e começou a investigar o problema. Após isso, emitiu um comunicado a 27 de agosto afirmando que, após a execução de mais de 2.200 ciclos de teste, totalizando mais de 4.500 horas, “não foi possível reproduzir o problema reportado, e nenhum parceiro ou cliente reportou que o problema afetou as suas unidades até à data”.

Poucos dias depois, a Microsoft avançou com uma comunicação similar e que refletia as suas avaliações e testes no Windows 11. Respondeu dizendo que “após uma investigação completa, a Microsoft não encontrou nenhuma ligação entre a atualização de segurança do Windows de agosto de 2025 e os tipos de falhas de disco rígido reportadas nas redes sociais”.

Isto não é muito surpreendente, dado que os relatos foram bastante limitados. Um utilizador japonês no Twitter parece ter sido o primeiro a sugerir que a atualização do Windows estava a fazer com que os SSD falhassem. Após isso, alguns utilizadores comentaram afirmando ter enfrentado problemas semelhantes.

No entanto, existiam poucas evidências que sugerissem que o problema fosse generalizado e é perfeitamente possível que se trate de um problema localizado. Estará relacionado com um lote defeituoso de unidades SSD. Portanto, parece haver poucas razões para acreditar que a atualização de segurança do Windows de agosto de 2025 irá danificar qualquer SSD, independentemente do que algum influenciador o diga.

Também pode gostar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Deixarei um dos comentários que li e vi. Pertinente ao assunto:

    “Não encontrei uma única matéria deles replicando os seguintes problemas:

    – Atualização do jogo Cyberpunk 2077;
    – Atualização do jogo Honkai: Star Rail;
    – Gravação de dados contínuos com volume excedente de 50GB.

    Até lá, até mesmo nós aqui podemos dizer que está “tudo bem”.”

  2. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    É gente que não percebe nada mas gosta sempre de dar a sua sábia opinião! Tal como osPortugas!

    1. Avatar de Dork
      Dork

      Estás em guerra com a vida, é? Então vá, ilumina-nos com a tua sabedoria, ó génio.
      No teu país, são tidos como mestres em literatura, economia, progresso social, educação, saúde e por aí fora.
      Mas ideias de jerico? Não faltam. E tu, pelos vistos, não és exceção.

  3. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Pode ser muita coisa, drivers com poroblemas, e mesmo como cita, ssd defeituosos.
    tive uma altura que tanto no meu pc como d aminha mulher o pc bloqueava do nada e dava tela azul. Depois deixou de dar……
    Hardware é muito complicado, em certas montagens com um tipo de hardware um componente dá chatice, mete-se noutro com outras especificações, dá tudo certo….enfim…..
    Até tenho aqui um SSD que veio com o meu portátil, que funciona lindamente se colocar direto no slot nvme, mal coloco num nvme externo pronto está tudo estragado…..não quer detetar nem por nada…..
    e o próprio nvme externo que tenho que tem cabo usb-c no meu portátil antigo se liga-se por usb-c não consegui aceder a nada, no meu novo roda bastante bem……

    Isto tudo para dizer, que nem tudo é culpa de atualizações, e sim do utilizador…….

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Ou era um pequeno grupo de SSD ou os 65394026 (pelo menos, até ontem), que reportaram discos inutilizados, estavam a mentir. É que surgiram 3 marcas e 4 modelos, que diziam estar “destroyed”, um deles, que, cada disco, de 10 Tera custa 193000 euros, teriam 1 milhão de discos vendidos, para utilizadores do Twitter? É que a empresa, em serials, ainda nem aos 150000 chegou, pelo menos, nos próprios dados, com a totalidade, a serem vendidos a datacenters americanos.
    Quando aparecem 65 milhões, a reclamar que sofreram danos, dizendo a mesma coisa, há 99,99999999%, de certeza, que 100% são falsos, baseados num, verdadeiro, que teve origem noutra coisa.

  5. Avatar de vai e não voltes
    vai e não voltes

    Desde o windows 7 com a mesma instalação sem formatar o pc. Quem não tem capacidade para coisas simples como o windows é melhor ir para outras coisas que ninguém quer saber.

  6. Avatar de J
    J

    Segundo um japonês, o ficheiro sys ssd que está presente nesta atualização tem a versao 6.x que é do Windows 8.1. Enquanto que do penúltimo updade do Windows 11 já ia na versão 10.x. E supõe-se que esse será o problema.

  7. Avatar de carlosf.
    carlosf.

    Há literalmente vários vídeos no youtube de youtubres que conseguiram replicar o problema em directo, a Microsoft diz que não se passa nada…claro…vão é mandar uma actualização silenciosa e abafar o caso.