Linux

Robolinux – Transforme a drive C numa máquina virtual

7 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer o Linux Robolinux que traz uma funcionalidade fantástica nesta última versão.

roboLinux_01

O RoboLinux é uma distribuição Linux, criada por John Martinsonbaseada no Debian, que traz o VirtualBox pré-configurado para correr o Windows XP ou o Windows 7 como uma máquina virtual. Esta distribuição é caracterizada por ser segura, fácil de personalizar e muito rápida.

roboLinux_00

Além das tradicionais funcionalidades e características das distribuições Linux referidas, a última versão da distribuição RoboLinux traz uma novidade única e muito interessante. A partir desta última versão é possível, em poucos minutos, criar uma máquina virtual da nossa drive C. Desta forma, passamos a ter o nosso sistema operativo Windows, com as nossas aplicações, dentro do Linux, sem a necessidade de instalar de raiz todo o sistema.

O seguinte vídeo mostra como tudo acontece

Apesar desta distribuição Linux, ser completamente gratuita, esta nova funcionalidade custa (como donativo) $19.95.

Esta “nova” funcionalidade, é sem duvida uma mais valia num processo de migração faseado. De referir que já em 2007 o Pplware tinha apresentado aqui o Vmware Converter – uma aplicação gratuita que permite criar facilmente uma máquina virtual a partir do nosso próprio sistema.

Download: RoboLinux
Homepage: RoboLinux

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    É gira e tal mas… dispensável

  2. Avatar de urko
    urko

    Seria interessante explicar para a qual finalidade em que se aplicaria esta distro,ou estariamos redundantes ?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      A grande vantagem, pelo que percebi, é que ao ter um sistema dual boot, se pode criar uma máquina virtual a partir da partição do disco onde está instalado o Windows. Enquanto nas outras o que é possível é criar uma máquina virtual, mas com o windows do 0.

      1. Avatar de cesar_panter
        cesar_panter

        É possível fazer uso de uma partição real com o VirtualBox. Tem é de ser configurado por terminal pois essas opções não existem no GUI.
        Vejam no manual do VirtualBox

  3. Avatar de Luís
    Luís

    isso no Ubuntu é que era…já tinha clonado o Win7
    assim agora ando aos papéis para conseguir arranjar uma VM com Winsdows…

  4. Avatar de JMC
    JMC

    É só correr o disk2vhd no Windows, tirar a opção VHDX (fica VHD), e depois criamos uma máquina virtual nova no VirtualBox, em que damos o vhd criado, como disco. Acertamos os settings, e aí está a nossa máquina windows a correr em qualquer distro Linux. (Vai ser necessário activar novamente)

  5. Avatar de Rui Costa

    Já existe a algum tempo uma versão da microsoft que transforma o teu actual SO numa VM, podem encontrar aqui http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/ee656415.aspx

    Chama Disk2vhd e o ficheiro que gera pode ser aberto tanto no VMWare como Virtual BOX