Apple · Apple · macOS

5 aplicações que os nossos leitores usam nos seus Macs

3 Comentários

Temos recebido um feedback muito interessante por parte dos nossos leitores que usam macOS e Macs. Depois do primeiro desafio das 5 apps sugeridas por nós, os nossos leitores enviaram algumas que publicámos há uns dias e sobraram outras que deixamos agora. Possivelmente não são do conhecimento geral, mas são de muita utilidade.

 


Desde há muitos anos que temos uma rubrica pontual sobre sugestão de aplicações para quem usa computadores Mac e tira proveito das facilidades do macOS. Lembram-se destas dicas?

Pois bem, estamos novamente a apostar neste tipo de sugestão tendo em conta a participação dos nossos leitores. E hoje trazemos mais um pacote de boas referências.

1 – Blip

O Blip é um utilitário fantástico que nos permite transferir ficheiros através da Internet – diretamente do nosso Mac para outro utilizador. Não há intermediários a carregar e a descarregar de uma nuvem, nem uma aplicação Web incómoda para iniciar sessão. É como transportar os seus ficheiros para o computador de outra pessoa.

É a forma mais fácil e direta de enviar grandes pastas de ficheiros ou projetos complexos a partir do seu Mac. E o melhor de tudo é que é totalmente gratuito e seguro. Sim, está disponível para Mac, para Windows, Android e iOS. Agora imagine a utilidade desta ferramenta.

Blip

 

2 – IINA

IINA é um reprodutor de vídeo gratuito para macOS que vai muito além do QuickTime. Este software suporta muitos outros formatos de ficheiros que o QuickTime não oferece, como MKV e AVI.

A interface do utilizador é moderna e altamente personalizável de acordo com as suas preferências. Por exemplo, podemos adicionar um botão fazer captura do ecrã ao player de vídeo, para uso diário, se assim for conveniente.

A IINA suporta o modo picture-in-picture, para permitir que uma lista de reprodução de vídeo ou música flutue acima da nossa área de trabalho enquanto trabalhamos.

Para filmes e programas de TV descarregados para o nosso computador, podemos procurar legendas correspondentes dentro da aplicação. Podemos mesmo usar o IINA como reprodutor de vídeo do YouTube. Clique em ⇧⌘O e cole um URL para começar a reproduzir instantaneamente. E sim, é gratuito!

IINA

 

3 – OpenEmu

O OpenEmu é o emulador de jogos clássicos tudo-em-um para o seu Mac.

Tal como o Delta no iPhone, basta arrastar ficheiros ROM para os adicionar à sua biblioteca. Suporta estados guardados, controladores de jogos – e até tem filtros para fazer com que os seus jogos pareçam estar a ser jogados num televisor CRT ou num ecrã LCD pixelado.

Suporta dezenas de consolas, incluindo a NES, SNES, Sega Genesis, Nintendo GameCube, Sony PlayStation – até mesmo a Vectrex e a ColecoVision.

O melhor de tudo é que é totalmente gratuito e de código aberto.

OpenEmu

 

4 – shottr

Shottr é uma ferramenta de captura de ecrã pequena e rápida para Mac com anotações, capturas de ecrã de scrolling e recursos de upload na cloud. É uma excelente alternativa à ferramenta nativa do macOS, visto ter mais opções, principalmente para fazer screenshots mais informativos.

Com esta app, o utilizador poderá também fixar a imagens como janelas flutuantes, sempre ativas e sem margens. Conveniente para manter referências ou como armazenamento temporário de capturas de ecrã.

Além disso, a ferramenta permite esconder partes do ecrã atrás de uma cortina pixelizada ou remover informações sensíveis como se nunca tivessem estado lá. O modo de texto oculta texto sem corromper mais nada.

Shottr

 

5 – OnyX

O OnyX é um utilitário multifuncional que pode ser utilizado para verificar a estrutura dos ficheiros do sistema; executar diversas tarefas de manutenção e limpeza; configurar parâmetros no Finder, Dock, Safari e algumas aplicações Apple; eliminar caches; remover determinadas pastas e ficheiros problemáticos; reconstruir várias bases de dados e índices; e muito mais.

O OnyX é uma aplicação fiável que fornece uma interface limpa para muitas tarefas que, de outra forma, exigiriam a digitação de comandos complexos utilizando uma interface de linha de comandos. Sim, e é gratuita.

OnyX

Agora, queremos voltar a desafiar os nossos leitores para que não se acanhem e nos deixem a sua lista.

 

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTO
    PTO

    Já usei um portátil da Apple. Durante 6 anos foi o meu computador para tudo. Acabei por voltar ao Windows porque as questões de incompatibilidade entre o MacOS e o Windows eram sempre uma pedra no sapato para a sua utilização ser plena e 100% satisfatória.

    E nessa altura os Macs tinham processadores da Intel e podia-se emular o windows no Mac, embora com limitações. Nos Macs de agora, em que os processadores são da própria Apple, nem sequer essa emulação pode ser feita. Ando indeciso há quase um ano em comprar ou não um Mac Mini, precisamente por causa disso.

    Já sei que muitos vão dizer “para que queres o Windows num Mac?”. A verdade é que o meu trabalho é feito em Windows e se é verdade que tenho um portátil Windows, dava jeito poder trabalhar também em casa sem ter de andar com o portátil de um lado para o outro, tendo ao mesmo tempo acesso ao excelente OS da Apple, até porque tenho iPhone, iPad e Apple Watch.

    Ando à espera que apareça um software que permita isso, mas para já ainda não me parece que exista.

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Que trabalho é que fazes que só possa ser feito em Windows?

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Nos meus Mac, não dispenso o OpenCore Patcher, para quem tem Mac que já não suporta SO mais recente aqui tem a solução e o Carbon Copy Cloner, para clonar o disco