A luta dos fabricantes de smartphones da atualidade passa por oferecer o melhor no campo da fotografia. A Apple, nos últimos anos, está a apostar forte neste mercado.
Agora, segundo algumas informações de funcionários da empresa, a Apple terá adquirido recentemente a fabricante de sensores para câmaras InVisage.
Preâmbulo
A empresa InVisage é proprietária da tecnologia QuantumFilm. Esta tecnologia é uma camada fotossensível que depende de uma classe de materiais modernos inventada pela InVisage para absorver a luz; especificamente, o novo material é composto por pontos quânticos, nanopartículas que podem ser dispersas para formar uma grade quando são sintetizadas. A sensibilidade à luz sem precedentes e a customização da tecnologia QuantumFilm permite à InVisage ter um sensor de imagem muito à frente dos tradicionais sensores de imagem CMOS.
https://www.youtube.com/watch?v=1pYWukN0B1A
Num pixel QuantumFilm, a luz passa pela matriz de filtros de cores e é então detectada pelos pontos quânticos na camada QuantumFilm. A fiação de metal representa o circuito elétrico do sensor. O posicionamento mais elevado da camada fotossensível permite que o pixel QuantumFilm detecte mais fotões, armazene mais electrões (e, portanto, mais informações fotográficas) e reproduza cores de forma mais precisa – tudo com um módulo de câmara mais fino.
A empresa não só desenvolveu a tecnologia, mas os materiais físicos para implementar a tecnologia, com um fabricante dedicado em Taiwan que fez a solução QuantumFilm, camadas para sobrepor nos sensores de imagem.
https://www.youtube.com/watch?v=RzR-e26kNVo
Data desconhecida da aquisição da InVisage
Houve alguns murmúrios de uma aquisição no mês passado, mas não houve nenhuma confirmação de nenhuma das empresas. Mas quando começamos a olhar ao redor, encontramos uma série de sinais que apontam para uma venda:
- Há um punhado de funcionários da InVisage que já estão no LinkedIn a indicar que trabalham para a Apple. Foi conseguido determinar que vários outros que não atualizaram os seus perfis do LinkedIn também estão a trabalhar lá. Enquanto isso, a InVisage apagou a seção do seu site que detalhava alguns de seus quadros seniores (mas ainda podemos encontrar essas páginas através de serviços de arquivo web).
- A própria InVisage ficou silenciosa nas redes sociais e noutros canais de comunicação em novembro do ano passado.
- A InVisage possui 27 patentes registradas para a empresa e, para já, nenhuma delas foi ainda transferida para a propriedade da Apple. Contudo, a empresa legal que representa a InVisage mudou em setembro. Agora está a usar a mesma empresa que a Apple usa para todo o seu trabalho de patente.
- Várias pessoas contactadas, ligadas à empresa, referiram à Techcrunch que não tinham liberdade para discutir a aquisição, mas, ao fazê-lo, também inadvertidamente confirmaram que esta ocorreu.
- Há mais evidências públicas de uma venda nos vários patrocinadores da InVisage VC. Estes agora listam a empresa como encerrada nos seus sites. Fundada em 2006 por Ted Sargent (um académico do Canadá que se especializou em nanotecnologia) e Everett McGinley (que deixou a empresa após dois anos), a Invisage havia arrecadado 98 milhões de dolares em financiamentos de patrocinadores que incluíam InterWest Partners, Nokia Growth Partners, Intel Capital, CRV, GGV e muito mais.
Não está claro como a Apple estará a usar a tecnologia da InVisage, mas é interessante perceber o que é de facto a tecnologia QuantumFilm que a empresa desenvolveu.






Deixe um comentário