Apple

Apple já revelou a quantidade de RAM que está em cada um dos modelos da série iPhone 16

11 Comentários

No evento realizado no início desta semana, a Apple apresentou vários novos dispositivos, com destaque grande para a série iPhone 16. Como é normal, a gigante tecnológica não revelou detalhes sobre a quantidade de RAM presente nestes dispositivos. Ainda assim, a Apple já confirmou a RAM presente no iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max.

Apple iPhone 16 RAM hardware


RAM presente nos modelos da série iPhone 16

Não se esperava que a Apple revelasse muito sobre alguns aspetos do hardware do iPhone 16. A empresa tem um histórico de manter essa informação mais reservada e ausente de todas as especificações. No entanto, este ano já revelou que todos os dispositivos da série iPhone 16 vão contar com mesma quantidade de RAM. Falamos de 8 GB de RAM.

Toda a série iPhone 16, apresentada no evento de segunda-feira, estará equipada com o processador da série A18. Enquanto os modelos standard e Plus contarão com o chip A18, os modelos Pro e Pro Max estarão equipados com o processador A18 Pro. Estes chips foram escolhidos para suportar o Apple Intelligence, e também há desenvolvimentos notáveis ​​na área da RAM.

Embora nenhum detalhe de RAM tenha sido partilhado durante o evento de lançamento ou listado no site oficial, há novidades. O vice-presidente sénior de tecnologias de hardware da Apple, Johny Srouji, confirmou em entrevista que a série iPhone 16 virá equipada com 8 GB de RAM.

Apple iPhone 16 RAM hardware

Apple revelou mais sobre o hardware presente

“Estamos a encontrar o equilíbrio certo e a determinar o que faz mais sentido. O Apple Intelligence foi uma funcionalidade significativa que nos levou a acreditar serem necessários 8 GB. Além disso, 8 GB de RAM beneficiarão muito os jogos, jogos de última geração, títulos AAA e outras aplicações avançadas. Acreditamos que isto será extremamente útil.”

Esta é a primeira vez que a Apple confirma a capacidade de RAM para o iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max. A decisão de equipar todos os modelos com 8 GB de RAM deve-se, provavelmente, aos requisitos da Apple Intelligence. Os relatórios sugerem que o iPhone 15 e 15 Plus, que têm 6 GB de RAM, não conseguem utilizar totalmente o Apple Intelligence.

É também curioso distinguir entra a RAM que a Apple usa no iPhone 16 e que os fabricantes Android colocam nos seus modelos de topo. Há já equipamentos com 24 GB de RAM presente e que na generalidade parece ser o caminho a seguir. No entanto, em muitos, fica claro que não é necessária tanta RAM.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    O iOS não precisa de tanta RAM porque a gestão de memória é feita de uma forma muito mais eficiente do que no Android.

    As apps no Android são executadas num runtime baseado em Java, que é sabido por ter uma gestão de memória muito má. Hoje está muito melhor do que há 10 anos, mas continuam má em relação ao que é feito no iOS.

    Já é altura de mudarem isso. Enquanto isso não acontecer, o iOS terá sempre uma média de performance e estabilidade muito superior ao do Android.

    1. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      Nos Android nunca consegirão melhorar substancialmente o problema de gestão da RAM. O Android tem de correr num sem número de hardwares diferentes, por isso está muito dependente da forma como o próprio hardware é escolhido e montado pelas marcas… é uma realidade ainda pior que o windows. Esles podem melhorar o software mas a partir de certo ponto começa a ser um investimento demasiado grande para tirarem lucro. Não esquecer que enquanto a Apple vende o produto que desenvolve, o Google vende o Android s terceiros que depois vendem o seu hardware.

    2. Avatar de João
      João

      Por pensarem assim é que modelos recentes não vão receber AI. Não se trata de precisar ou não, mas sim de precaver o futuro em aparelhos que não custam propriamente meia dúzia de euros.

    3. Avatar de João
      João

      Por pensarem assim é que modelos recentes não vão receber AI. Não se trata de precisar ou não, mas sim de precaver o futuro em aparelhos que não custam propriamente meia dúzia de euros.

  2. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    se equipassem com a mesma quantidade de ram que muitos dos outros modelos de topo, não conseguiam criar a necessidade de upgrade por esse motivo, num curto espaço de tempo.

    1. Avatar de rui
      rui

      Mas alguem troca de iPhone por performance? Baterias trocada e a maioria dos iPhones ficam como novos, fiz isso a um 11 Pro a uns tempos e noite dia, melhor que qualquer média gama na mesma e só tem 4 gb…
      A malta troca porque ficam velhos e os modelos novos trazem novidades que a malta quer…

    2. Avatar de rui
      rui

      Mas alguem troca de iPhone por performance? Baterias trocada e a maioria dos iPhones ficam como novos, fiz isso a um 11 Pro a uns tempos e noite dia, melhor que qualquer média gama na mesma e só tem 4 gb…
      A malta troca porque ficam velhos e os modelos novos trazem novidades que a malta quer…

  3. Avatar de Tafc
    Tafc

    8GB num telemóvel de 1000 e tal euros? Jasus!
    A obsolescência programada!

    1. Avatar de Miguel+A.
      Miguel+A.

      Os iPhones são os telemóveis com mais anos de upgrade, apesar de terem menos RAM que os Android. Esse argumento não pega…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Então explica lá, porque é que 8GB de RAM num telemóvel de 1000 e tal euros, é pouco?

      1. Avatar de JV
        JV

        Menos recursos de memória, menos capacidade de gerir várias apps a correr ao mesmo tempo… Mas cada caso é um caso, para a maioria dos utilizadores do iPhone o 8GB são suficientes.