Análises · Apple

AutoSleep: O seu Apple Watch sabe se dorme bem

31 Comentários

O Apple Watch é daqueles gadgets que antes de o termos consideramos que é uma inutilidade, tendo em conta o preço, mas depois revela-se um “assistente pessoal” que não largamos.

A app que apresentamos hoje chama-se AutoSleep e, através dos dados obtidos pelo Apple Watch, disponibiliza muita informação importante sobre o nosso sono. E sono de qualidade é saúde!

 



App AutoSleep que vigia o nosso sono

A app AutoSleep foi desenvolvida por David Walsh, o mesmo que criou a fantástica app HeartWatch.Esta app permite monitorizar o nosso sono de uma forma muito inteligente.

Sem a necessidade de pressionar qualquer botão, esta app sabe quando vai dormir e, a partir desse momento, através do Apple Watch, regista o nosso batimento cardíaco, deteta movimentos, calcula o tipo de sono e disponibiliza várias estatísticas interessantes.

Como podem ver pela imagem anterior, numa primeira interface é-nos apresentada a informação sobre o número de horas dormidas de um determinado dia, a qualidade do sono, o número de horas de sono profundo e a média dos batimentos cardíacos. Se por algum motivo considerar que não adormeceu ou acordou à hora indicada pela app pode sempre ajustar os valores.

 

Dados gráficos da qualidade do nosso sono

A app indica-nos também, em percentagem, qual foi a qualidade do sono, a percentagem de sono reparador, que é o sono que renova a energia física e psíquica, a percentagem de sono profundo, a média de batimentos cardíacos e respetiva comparação com “regulares”.

O utilizador pode ainda definir se tem um perfil de atleta (onde normalmente os batimentos cardíacos são mais baixo), perfil normal ou perfil “alto” (cujos batimentos cardíacos estão sempre acima da média). Outra das informações interessantes é a Recarga, ou seja, com base no número de horas indicadas pelo utilizador a app calcula se dormiu mais ou menos que o definido.

Além desta informação, o utilizador passa a ter um histórico bastante interessante do seu sono. Por exemplo, é possível saber para um determinado dia ou mês, qual foi a percentagem de recarga do seu sono, o número de horas do sono de qualidade, o número de horas do total do sono, quantas horas passou na cama, o número de horas de sono profundo e a média de batimentos cardíacos.

Caso pretenda, o utilizador pode ainda adicionar anotações ou adicionar emojis. Pode também, exportar todos os dados para um ficheiro .csv.

 

A importância do Apple Watch

A app inclui ainda um Assistente que nos permite adaptar um conjunto de configurações. Por exemplo, indicar se usamos o Apple Watch durante a noite para avaliar o sono ou simplesmente os dados são calculados tendo como base o tempo em que o Apple Watch esteve a carregar.

Podemos ainda definir a hora do sono, ou seja, a hora a que normalmente vamos para a cama, a hora do silêncio, que inclui o período em que está a ler um livro ou ver TV (e desta forma esse período não é incluído nos cálculos do sono), configurar notificações, indicar se tocar no iPhone a app vai considerar que já acordou e também definir o número de horas de sono que considera que precisa a cada noite.

No Apple Watch é também possível ver toda a informação registada, apesar de não incluir tanto detalhe como acontece na app para iPhone.

Além do que apresentamos neste artigo, existem ainda outras funcionalidades / interfaces que lhe mostram a informação noutra perspetiva. Se tem um Apple Watch e precisa de saber como anda o seu sono, então esta app é sem dúvida um bom investimento.

Os especialistas alertam que muitos problemas endócrinos estão ligados à falta de sono de qualidade, assim como as dificuldades cardiovasculares, a diabetes e o envelhecimento precoce.

 

Leia também:

Apple Watch: Será que este relógio sabe nadar?

Também pode gostar

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Security
    Security

    Apesar de não ter Apple Watch, se funcionar como o da Polar, é extremamente preciso.

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    então mas se dormimos com o Apple Watch e de dia tb queremos usar como é que carregamos?

    1. Avatar de André
      André

      Essa era a minha dúvida inicial, mas posso dizer que depois de ter comprado um a bateria dura imenso e carrega-se extremamente depressa.
      Como o uso diariamente e inclusivamente treino com ele, para mim o que melhor funciona é carregar-lo quando chego a casa do treino, entre banho e jantar quando pego nele passado 1h ou 2h ele já está carregado.

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Ainda bem que a Bateria dura imenso…. para mal chegas a casa teres que carregar….

    2. Avatar de Security
      Security

      É uma boa questão efetivamente xD

    3. Avatar de Pedro Pinto

      bem, se puxares pela cabeça terás a solução 🙂

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Epá, se és tão inteligente podes dar a resposta.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          NA boa, tiras o relógio e metes a carregar (antes de dormir). Mais alguma coisa?

    4. Avatar de Vítor M.

      Vou explicar como eu o uso.

      O Apple Watch 3 tem uma duração para mais de 2 dias com notificações ativas e com todas as funcionalidades convencionais ligadas. Durante a noite não está a carregar, está no pulso e por isso faz essa verificação para esta app e para outras.

      Durante o dia, por exemplo quando tomamos banho, deixamos o equipamento a carregar. Em pouco mais de 20 minutos ele consegue já bateria para um dia, sendo que numa hora ele fica com 70% da bateria carregada (mais coisa menos coisa).

      Assim, durante o dia há sempre hipótese de o deixar a carregar pelo menos por um período de meia hora (na hora do banho e tal…) e facilmente nunca ficamos sem energia no smartwatch, com a compensação de podermos dormir com ele, levar quando vamos à piscina, usar para monitorizar a corrida ou a volta de bike, etc…

      Facilmente recebemos informações que nos dizem a qualidade do sono, a nossa atividade física diária, o nosso calendário, o tempo, atendemos chamadas, fazemos chamadas, verificamos as mensagens, respondemos por voz às mensagens, sincronizamos com os auscultadores para podermos usar só o relógio quando vamos dar a corrida, e ouvimos música em simultâneo… etc… além disso, serve de desbloqueio do computador… além de muitas outras úteis funcionalidades.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        obrigado pela partilha caro Vítor

      2. Avatar de Rui Marreiros
        Rui Marreiros

        Boas. E então quem tem um Apple Watch de primeira geração, que não aguenta tanto sem carregar a bateria, e o usa como relógio de cabeceira e despertador?

        1. Avatar de Vítor M.

          Um Apple Watch de primeira geração realmente tem uma grande limitação de bateria, dá para um dia (durante o dia) e ao início da noite já está a pedir alimento. Quando usava o Serie 1 e estava para fora (e usava bastante o smartwatch) recorria a um powerbank parecido com este http://amzn.to/2nuIq9g e em locais onde podia colocar a carregar o smartwatch, às vezes durante o transporte de um lado para o outro, que ia estar ali “à seca” carregava um pouco. Felizmente que o Serie 2 já deu um saltinho mas o Serie 3 então está muito melhor. 3 dias na boa, se não usar o GPS ou emparelhar com o os auscultadores (ouvir música).

  3. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    🙂 todos os ‘gadgets’ são bem vindos, ficamos com mais opções. Gostei muito da MiBand2 a monitorizar o sono, agora tenho o Amazfit Pace que me dá valores idênticos no sono e é óptimo no desporto, pena que só sincroniza com o Strava. Quando faço ‘bike indoor’ o Strava não reconhece a actividade fica apenas o registo no Amazfit. é escolher o que mais gostam 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim essas são duas boas bandas fitness. O Apple Watch além do que essas fazem tem a particularidade de poder fazer e receber chamadas, tem GPS incorporado, mais uma mão cheia de sensores. Liga-se à rede WiFi e permite depois um vasto leque de opções, entre elas gerir diversos equipamentos HomeKit. Além disso, a qualidade de aplicações disponíveis são absolutamente fantásticas, tendo em conta o nível de informação que recolhem e apresentam. Como o Pedro referiu, e bem, o preço pode parecer alto quando olhamos para o gadget sem termos a noção de como nos poderá servir, mas depois entranha-se a sua utilidade disponível. 😉

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Para quem não utiliza relógio já algum tempo, dormir com a miband2 faz confusão! Imagino com um Mi hatch ou apple watch : )´
      Mas ainda tentei utilizar algum tempo e deu para ver o sono desregulado de recém papás.
      https://ppl.sitedev.pt/gadgets/amazfit-watch-2-watch-2s-huami-disponiveis/

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Porque é que no meu está em Inglês e nas vossas capturas está em Português?

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Já sabe como se troca o idioma para português na própria App? Obrigado.

  5. Avatar de none
    none

    -.- Acho que a pessoa sabe se dormiu bem ou não 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que não. Por acaso tinha essa ideia, mas quando percebemos certas fases do sono e como temos “cometido” erros, podemos, se tivermos essa oportunidade, corrigir porque recebemos mais informação.

  6. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Mas não há noticias que não devemos dormir ao pé de dispositivos eletronicos? O que dirão de dormir com um relógio no pulso que está ou ligado por Wifi ou bluetooth ao telemóvel? É saudável? E ter no pulso 24h ou 48h uma bracelete a tapar a respiraçao dos poros naquela zona é sausavel?

    Tantas perguntas estranhas em como um disposivo que gostava de ser um ”médico pessoal” na verdade é mais prejudicial que benéfico.

    1. Avatar de Vítor M.

      Onde diz que um relógio é prejudicial? Pessoalmente nunca durmo com o smartphone ao pé, hábitos que fui cultivando. Mas o relógio até dá um certo jeito. Além de poder dar esta informação que gosto em particular, ajuda a recolher informações sobre muitos outros comportamentos, em termos de despertador para mim é o ideal, porque não se ouve, tem uma vibração no pulso que acorda a pessoa mas não aborrece (pelo menos eu odeio acordar com um som).

      Depois a bracelete não me aprece que seja impeditiva de uma boa circulação de ar no pulso, tenho o cuidado de a manter justa sem estar apertada. Até porque não gosto de “notar” ali algo a irritar. Gosto que o dispositivo “não se note”.

      Discordo que as desvantagens sejam maiores… discordo totalmente.

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Ele tem razao no que diz… wifi e bluetooth perto do cerebro e coracao esta provado que nao e saudavel.

        Em relacao a pele, no caso dos Apple watch isso nem se questiona, uma vez que a bateria e tao ruim, que quase todos os dias se tem que tirar o relogio para o carregar, ficando assim, a pele livre para respirar.

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      tenho dormido com um relógio ao pulso durante anos e anos e recentemente faço a mesma coisa com o Apple Watch. Posso dizer que os meus poros estão bem de saude 🙂

  7. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    Gostava de ver uma comparação entre o Apple Watch (sem LTE) e o Fitbit Ionc (https://www.fitbit.com/eu/ionic)
    Uso diariamente um Fitbit Charge 2 e estou muito satisfeito mas gostava de evoluir para o próximo ano e tendo em conta os valores aproximados destes dois…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O Ionic é muito bom. Aliás, a Fitbit é fabulosa. Ofereci o Ionic ao meu pai e a minha namorado tem o Blaze, e o Ionic é uma versão aperfeiçoada e vitaminada do Blaze com GPS e novos sensores. Excelente para uso diário e acima de tudo para quem pratica desporto e faz ginásio devido aos vários “programas” de monitorização. A leitura cardiaca é das mais precisas mesmo comparada com a Garmin.
      Tenho um Apple Watch 3+ Nike e é excelente. A bateria é muito mais fraca em relação ao Ionic. Em termos de notificações e funções com telemóvel, só me posso referir em relação a ligação ao iphone em qualquer um deles e aí, obviamente o Apple ganha.
      O Apple também ganha em termos de aplicações que podem ser instaladas.
      Pessoalmente, prefiro o Apple devido à interligação com o Iphone mas mesmo mais limitada funciona muito bem com notificações no Ionic,
      em termos de conforto acho melhor o Apple.
      Como conselho acho que o melhor é passar numa fnac e ver uns videos e depois escolher o que mais se gosta, porque ambos são boas opções.

  8. Avatar de Milene
    Milene

    Como altero o idioma para português? Obrigada

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Olá. Fiquei com a mesma duvida e acho que consegui chegar à solução de alterar o idioma para português, pelo menos na app do relógio.
      Na app “watch” do telemóvel, mudei o idioma, por exemplo, para Inglês. Fechei a aplicação, acedi ao relógio que genericamente alterou o idioma para inglês tal como a app “autosleep”. Voltei a abrir a app “watch” no telemóvel e mudei para português novamente e eis que o relógio e a app “autosleep” ficaram em português. Por sua vez, no telemóvel, a app “autosleep” em espanhol XD.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Olá. Fiquei com a mesma duvida e acho que consegui chegar à solução de alterar o idioma para português, pelo menos na app do relógio.
    Na app “watch” do telemóvel, mudei o idioma, por exemplo, para Inglês. Fechei a aplicação, acedi ao relógio que genericamente alterou o idioma para inglês tal como a app “autosleep”. Voltei a abrir a app “watch” no telemóvel e mudei para português novamente e eis que o relógio e a app “autosleep” ficaram em português. Por sua vez, no telemóvel, a app “autosleep” em espanhol XD.

  10. Avatar de José Domingos Marques Osório
    José Domingos Marques Osório

    Boa noite,
    Alguém sabe de o Autosleep detecta as pequenas sonecas de sofá ?
    Cumprimentos

      1. Avatar de José Domingos Marques Osório
        José Domingos Marques Osório

        Obrigado. Tenho de explorar melhor o aplicativo. só o adquiri ontem, na instalação coloquei tudo em automático (Iphone/Watch), e hoje “calhou” de adormecer no sofá e esse momento não foi devidamente registado eh.eh.eh.
        Cumprimentos e Bom Fim de Semana