Apple · Mobile · iOS

iOS 18 introduz um novo modo para proteger a bateria do iPhone. Ative-o logo que possível

16 Comentários

O iOS 18 traz muitas novidades às mais variadas áreas dos equipamentos. Tal como referido já em publicações anteriores, esta versão refina muitas das ferramentas, tornando ainda mais o iOS um sistema otimizado e abrangente. Desta vez mostramos o novo modo para proteger a bateria do iPhone. Ative-o logo que possível.

Ilustração de novo modo de otimização da bateria para o iPhone no iOS 18


Saúde da bateria ganha um impulso com o iOS 18

Todos os dias descobrimos mais funcionalidades novas no iOS 18. Um dos objetivos das atualizações de software é satisfazer as necessidades dos utilizadores à medida que estas vão surgindo. Apesar da personalização da área de trabalho e as novidades da Central de controlo terem sido as mais sonantes no início, há muito mais para mostrar.

Uma das novidades inclusas no novo sistema operativo são dois novos modos para nos ajudar a cuidar da bateria.

1- Nova definição que permite limitar a carga máxima da bateria a gosto

Uma das ações que mais degradam a bateria é mantê-la a 100% durante demasiado tempo, tal como levá-la ao extremo abaixo dos 20%. Controlar a carga mínima é fácil, uma vez que normalmente nunca ficamos com a bateria tão fraca e podemos carregar o iPhone mais cedo. No entanto, o controlo da carga máxima é complicado, especialmente se carregar o iPhone durante a noite.

No iPhone 15 e iPhone 15 Pro já existia uma limitação de carregamento até 80%, e agora com o iOS 18 esta limitação torna-se mais flexível, permitindo escolher uma percentagem específica. Desta forma, pode cuidar melhor da saúde da sua bateria e usufruir de um nível de carga mais elevado, já que 80% pode ser demasiado baixo.

A ativação desta definição é muito fácil:

  • Vá a Definições > Bateria > Carregamento > Escolher entre 80% e 100%;
  • Em Carregamento > Escolher entre 80% e 100%.

Em imagens:

De facto, graças à inteligência do iOS, o próprio iPhone irá sugerir-lhe a alteração dos métodos de carregamento e definir um limite, se considerar necessário, com base nos seus hábitos de carregamento.

Isto permite-lhe otimizar a saúde da bateria a longo prazo, garantindo um melhor desempenho e uma maior duração da bateria.

2 – Mais um sopro de bateria depois de “acabar” a energia

Outra alteração relacionada com a bateria no iPhone com o iOS 18 é o facto de, quando ficarmos sem bateria, o iPhone continuar a mostrar as horas, tal como já havíamos mostrado aqui.

Isto é possível graças a uma reserva de energia que o iPhone tem de ter para poder utilizar funções NFC, como cartões de transportes públicos, abrir fechaduras, chaves CarPlay, etc.

Com o iOS 18, o iPhone passa a apresentar a hora no canto superior esquerdo. Uma pequena mudança que pode ser uma grande ajuda numa situação de aperto.

Agora também pode cuidar da bateria do seu iPhone quando joga jogos.

O segundo aspeto que mais degrada a saúde da bateria é o sobreaquecimento. Quando é que um iPhone fica mais quente? Bom, uma das tarefas que o sobreaquece é quando estamos a jogar. Isto porque estamos a pedir ao processador que dê o seu melhor.

A temperatura é especialmente notória nos dispositivos mais antigos, pois têm um processador mais limitado para os jogos de última geração. Para proteger o iPhone e a sua bateria, o iOS 18 irá baixar o nível de desempenho assim que detetar um aquecimento, o que também irá afetar a sua experiência de jogo.

O novo modo de jogo no iOS 18 irá otimizar o desempenho do sistema para não sobreaquecer o processador. Este modo desativa as aplicações em segundo plano para dar toda a potência ao jogo. Desta forma, não haverá processos extra a consumir energia e a aquecer o iPhone. O resultado será um melhor desempenho do jogo e, se jogar durante muito tempo, uma melhor saúde da bateria por não sobreaquecer a bateria.

Como ativar o Modo de Jogo do iOS 18

A Apple fez um trabalho notável com o Modo de Jogo do iOS 18, pois ele é ativado automaticamente quando o utilizador inicia um jogo. Os programadores não têm de adaptar nada nos seus jogos, é tudo tratado pelo iOS.

Quando inicia um novo jogo, recebe uma notificação de que o Modo de Jogo está ativado. Se tocar nela, pode desativá-lo. Além disso, na Central de controlo, terá sempre a opção de o ativar ou desativar.

Para além do modo de jogo, existem também novas funcionalidades nos AirPods, que reduzem a latência quando está a jogar um jogo. Se estiver a falar com um colega jogador ao mesmo tempo, o som da sua voz e o som que ouve serão otimizados para tornar a comunicação o mais clara possível.

Ambas as funcionalidades chegam com o iOS 18 em setembro. Se quiser experimentá-las mais cedo, a versão beta pública será lançada em junho para que possa experimentar estas novas funcionalidades por si próprio.

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Factos
    Factos

    A melhor bateria e autonomia do mercado, e pena ver que nenhum android consegue autonomias tao boas ou sequer perto do meu 15 PM

  2. Avatar de DanielS
    DanielS

    Apenas disponível a partir do iOS 15… ridículo.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Acho que quis dizer iPhone 15?

  3. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Finalmente! Nao percebo o porquê de as grandes tecnológicas demorarem décadas para satisfazer alguns pedidos lógicos dos consumidores, como por exemplo determinar o nivel maximo de carregamento.

    Pior, bloqueavam apps que o tentavam fazer!

  4. Avatar de SergioA
    SergioA

    Samsung be like: Am I a joke to you?
    Interessante no Samsung no primeiro ano protege a 85% e no ano seguinte a 80%
    tenho que saber o porque

  5. Avatar de LA
    LA

    A Samsung já tem esse modo de proteger a bateria, há algum tempo.

  6. Avatar de TdSR
    TdSR

    Android já tem isso há anos e anos.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Diz a Apple, desde o iPhone 14:
      Vá a Definições > Bateria> Estado da bateria e carregamento.
      Proceda de uma das seguintes formas:
      – No iPhone 14 e modelos anteriores: ative “Carregamento otimizado”.
      – Nos modelos de iPhone 15: toque em “Otimização de carregamento” e, depois, selecione “Carregamento otimizado”.
      A novidade com o iOS 18 é poder-se escolher a %.

      1. Avatar de Marcos Correia
        Marcos Correia

        Ao escolher a nova % máxima de carregamento, também vai funcionar quando se estiver a carregar com o telemóvel desligado?

    2. Avatar de Aves
      Aves

      O comentário que que queria escrever aqui:
      Anos incontáveis 😉
      Desde o Android 12, que começou a ser instalado em 2022.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Prefiro a do Pixel. Só carrega a parte final da bateria perto da hora do despertador.

    Poupando a bateria

    1. Avatar de Márcio Pêgo
      Márcio Pêgo

      o iphone tb faz isso

    2. Avatar de É
      É

      Carregar acima de 80% é prejudicial para a bateria, como é que preferes uma coisa que carregue até 100% a uma que carregue só até 80%?

      Eu desespero por uma opção nos Píxel para limitar a carga só até 80%, tenho que andar sempre atento ao carregamento, não percebo como a Google ainda não implementou uma opção destas e parece que no Android 15 também não vai ter nada.

      A própria Google reconhece a importância do carregamento até aos 80% porque ao carregar com a base de carregamento ele só carrega até aos 80%, mas só consoante determinadas horas, e depois acaba por carregar sempre até aos 100% no final, enfim, tenho essa base de carregamento e por isso mesmo não posso deixá-lo a carregar durante a noite na base, nem durante o dia descansando.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Sempre que há alguma novidade dentro da Apple, apesar de não ser novidade na concorrência muitas das vezes, têm sempre que vir medir “pilinhas”, e nunca acontece o contrário, mesmo Samsungs e Androids desta vida copiarem imensa coisa, vá-se la saber porquê 😀

    1. Avatar de kokas
      kokas

      Os androids users tem complexo de inferioridade. É ignorar