Apple

iPhone 17 Pro poderá permitir gravação de vídeo em 8K pela primeira vez

7 Comentários

Os próximos modelos iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max da Apple poderão trazer melhorias nas capacidades de vídeo, permitindo a gravação em resolução 8K, segundo rumores.


Segundo informação partilhada na web, citando uma publicação na conta Fixed Focus Digital na plataforma Weibo, os modelos iPhone 17 Pro serão “algo a antecipar”, pois a gravação de vídeo em 8K estará “ao alcance do utilizador”.

Desde o lançamento da série iPhone 6s em 2015, todos os iPhones permitem gravação em 4K. Se este rumor se confirmar, os iPhone 17 Pro poderão ser os primeiros dispositivos da Apple a oferecer captura de vídeo em 8K ao público.

iPhone 17 Pro poderá permitir gravação de vídeo em 8K

Acredita-se que o hardware atual já seja capaz de gravar vídeo em 8K, mas a Apple poderá ter adiado essa funcionalidade até que todos os três sensores traseiros dos modelos Pro tivessem 48 MP.

O iPhone 16 Pro conta com sensores principal e ultra-angular de 48 MP, mas a câmara teleobjetiva ainda é de 12 MP. Um rumor anterior mencionou um sistema de três câmaras de 48 MP para o iPhone 17 Pro Max. Se for verdade, a gravação em 8K poderá ser exclusiva do modelo de topo.

Ter todas as três câmaras traseiras com 48 MP ajudaria a suportar a captura de vídeo em 8K, uma vez que uma imagem 8K equivale a cerca de 33 MP, permitindo alternar entre lentes sem perda de qualidade.

Em setembro de 2024, um relatório indicava que a Apple testou a gravação de vídeo em 8K nos modelos iPhone 16 Pro antes do seu lançamento, mas a funcionalidade não foi ativada devido a limitações no sistema de três câmaras. Como resultado, a linha iPhone 16 manteve o suporte para gravação em 4K.

Atualmente, vários smartphones Android, como o Samsung Galaxy S25 Ultra, já oferecem gravação de vídeo em 8K. O Google Pixel 9 Pro também suporta 8K, mas através de upscaling por IA, e não captura nativa.

O caminho (turbulento) para o 8K

O 8K, ou 8K UHD, é a resolução mais alta definida pelo padrão Rec. 2020 (UHDTV). Com 7680 × 4320 pixeis, oferece quatro vezes mais detalhe do que o 4K (3840 × 2160).

Contudo, a adoção do 8K ainda é limitada. Até há pouco tempo, o preço das Tvs 8K era proibitivo, embora esteja a descer. Além disso, há poucos filmes, séries e transmissões desportivas em 8K. A Apple já experimentou desporto em 8K no seu formato Apple Immersive Video, destinado ao Vision Pro, mas o formato ainda não é amplamente utilizado.

O maior obstáculo é a falta de transmissões ao vivo em 8K. Enquanto os canais de TV não oferecerem conteúdos neste formato de forma consistente, é improvável que o 8K se torne um padrão generalizado.

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grijó
    Grijó

    A nossa percepção visual do 4k para 8k praticamente nula. Consigo ainda aceitar por exemplo para televisores gigantes tipo… 75” para cima, mas só se estivesse muito próximo do écrã

    1. Avatar de BenficaSempre
      BenficaSempre

      8 megapixeis vs 32 e dizes que e o mesmo hahaha, oh nerd poe os oculos!

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Para usar 8k são televisões de 140, para cima. Qualquer coisa, abaixo de metro e meio, não vale a pena usar 500gb, para ver um filme de 90 minutos.

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Acha armazenamento pra isso tudo, se 4K já ocupa então 8K upa upa.
    Eu fico bem satisfeito com o FullHD, qua já tem boa qualidade.
    Antigamente não havia nem HD, por isso……
    Eu é que ganho com isso pois equipamentos só com fullDH fica mais barato agora hehe.

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E novidades sr Cook?

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O principal problema é o espaço (e a velocidade da ligação) necessária. Mesmo na versão com 6 Terabytes (segundo informações custa 3900 dólares!!!) em flash, grava 3 horas, e pouco, de vídeo 8K. Para um “live”, exige 830mbps, além de cache de 5gb.
    Não vale o custo… é como os 5000 milhões, de portugueses, que sacam filmes 4k, para verem, em monitores/TV, que nem fullhd suportam.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Alguém faltou à escola.
      Os portugueses são 5000 000 000 000 000 000 000 de habitantes. Fora os emigrantes, claro.