Apple · macOS

macOS: Cakebrew – A interface gráfica para o Homebrew

5 Comentários

Para quem é utilizador de sistemas Linux, uma das ferramentas que irá certamente gostar no macOS é o eterno terminal. No entanto, este terminal não é tão completo como o que vem com as distribuições Linux, pois há comandos que simplesmente não estão instalados.

Depois de ensinarmos a instalar a ferramenta Homebrew, hoje vamos conhecer o Cakebrew.


O Homebrew é um gestor de pacotes para macOS que permite instalar facilmente, via terminal, ferramentas no sistema. No entanto o Homebrew funciona apenas em linha de comandos! Para quem gosta de ter sempre uma interface gráfica, hoje vamos aprender a instalar e usar o Cakebrew.

Como instalar o Cakebrew?

A instalação do Cakebrew é relativamente simples. Para tal basta que façam download a partir daqui Cakebrew.com. Quem já tiver o Homebrew instalado, basta que use o seguinte comando:

brew cask install cakebrew

Depois de instalado, basta executar o Cakebrew.

Como instalar software com o Cakebrew?

A instalação de software com o Cakebrew é extremamente simples. Carregando em Todas, conseguimos ter acesso a uma lista de todas as ferramentas disponíveis. É também possível procurar ferramentas usando a funcionalidade de pesquisa.

Por exemplo, vamos considerar que pretendemos instalar o tcpdump (O tcpdump é uma ferramenta que permite “snifar” todo o tráfego que passa na rede de dados. Esta é uma ferramenta muito popular nos sistemas GNU/Linux mas está também disponível para Windows e macOS).

A instalação é relativamente simples. Depois de instalado basta carregar em OK.

Agora é só ir ao terminal e verificar se o comando já está disponível. Podem ver aqui algumas dicas para usar o tcpdump.

Se pretenderem remover alguma das ferramentas instaladas basta ir a Folhas e depois Desinstalar Fórmula. Para manterem o repositório atualizado devem carregar em Atualizar.

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista
    Baptista

    Boa. Podes dizer qual é a fonte que usas no terminal?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É a normal, nao mudei nada. “SF Mono Regular 11”

      1. Avatar de Baptista
  2. Avatar de jedi
    jedi

    Coloquem neste artigo o link do respetivo artigo à instalação de HomeBrew.

    Por acaso ja conhecia HomeBrew, mas não conhecia cakebrew, boa dica, brigado. 😉