Apple · macOS · Microsoft · Windows

Malware no macOS disparou em 2020, mas ainda está muito longe do Windows

12 Comentários

Com o crescimento do macOS no mercado, este é um sistema cada vez mais apetecível para os atacantes. Como resultado, têm surgido cada vez mais tentativas de contornar a segurança do sistema da Apple e assim roubar os dados dos utilizadores.

O malware é cada vez mais uma realidade e o ano de 2020 foi um dos mais ativos. Um estudo recente mostrou que o malware no macOS disparou durante o ano de 2020, atingindo valores muito elevados e preocupantes.

malware macOS Windows 2020


2020 foi um ano particularmente ativo no que toca ao surgimento de malware. Uma análise feita pela Atlas VPN, em parceria com a AV-TEST, revelou que o malware no macOS atingiu valores demasiado altos que, comparados com 2019, registam um crescimento de 1.100%.

Novo malware no macOS não parou em 2020

Ao todo, o ano passado viu surgir 1.847 novas ameaças diariamente, o que resultou em 674.273 novas ameaças para o macOS durante o ano todo. Este valor, comparado com os anos anteriores, representa um crescimento muito elevado e uma ameaça clara para os utilizadores.

malware macOS Windows 2020

Comparando com 2019, o crescimento em 2020 foi de 1.092%, tendo por base as 55.556 novas ameaças desse ano. O número de incidências tem-se mantido estável, com 2018 a ter 92.570 novos casos de malware. De acordo com este estudo, 2017 registou 28.949 casos e apenas 5.208 novas formas de malware em 2016.

O Windows teve um cenário ainda pior em 2020

Se os números do macOS podem parecer alarmantes, estes representam apenas uma parte ínfima, de 1%, do que o Windows tem. Neste sistema da Microsoft, e apenas durante 2020, foram encontrados mais de 91 milhões de novas ameaças.

malware macOS Windows 2020

O valor apresentado neste estudo representa a descoberta que mostra quase 250 mil novas ameaças de malware em cada um dos dias de 2020. Fica ainda claro que este registou mais 135 vezes do que foi detetado para o macOS, nesse mesmo período.

Estes números, do macOS e do Windows, são alarmantes e podem revelar problemas ainda maiores para o ano atual. Se no caso do sistema da Apple os números ainda estão baixos (2.474 registos de novo malware), o mesmo não parece acontecer com o Windows, onde estão já elevados (33 milhões de registos de novo malware).

Já começou a surgir malware dirigido aos Mac com o SoC M1 da Apple

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Basta ter uma taxa maior de utilização que vira logo alvo apetecível dos Ruis Pintos desta vida.

  2. Avatar de JP
    JP

    Está muito longe porque também está longe de implantação no mercado. Á medida que aumenta a quota de mercado (o mesmo com o Linux) torna apetecível como alvo para piratas informáticos. E 2020 com o uso massivo de dispositivos ligados á net(teletrabalho, “teleescola”, etc) era de esperar…

    1. Avatar de bill
      bill

      Não brinques, o Linux tem uma cota de mais de 90% dos webservers. Queres coisa mais apetecivel que isso?

  3. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Give it time Wendy, give it time.

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    São os utilizadores sem cultura informatica que se lixam. No Linux mesmo que a cota de mercado supere o Windows a quantidade será sempre inferior, se não mesmo inexistente!!

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Ninguém quer saber do teu linux. Chora à vontade por ninguém te ligar.

      1. Avatar de FernandoB
        FernandoB

        Vai para o recreio brincar com os outros meninos, que isto é conversa de adultos.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Pelo menos não mando para o portátil para o lixo quando avaria como tu fazes. Ah!! E tal ter produtos da Apple dá status!! Dá tanto status que o servente de pedreiro tem um!! Não abram a pestana não!! O vosso Apple e o vosso Windows não vos pertence e quem manda são empresas e vocês não podem reclamar se não desligam o vosso OS!!

    2. Avatar de Mr.Linux
      Mr.Linux

      Vai jogar Fortnite no teu Lixus.

      1. Avatar de Mr.Linux
        Mr.Linux

        Linux*, se bem que ate fez sentido LOL

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Até ia mas não gosto de jogos para crianças!! Porquê não vais tu jogar no Rwina (lê-se ruina) 10!! LOLx10!!!

  5. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Ainda está tão longe no malware como no market share, é natural.