Apple · Gadgets · iPhone/Apple Watch

MagSafe: carregador sem fios da Apple é extremamente lento nos iPhones antigos

8 Comentários

Há pouco mais de uma semana, a Apple apresentou ao mundo o seu novo iPhone 12. E no mesmo evento, foram ainda apresentados novos produtos, como por exemplo o novo carregador sem fios da marca, designado MagSafe. O equipamento surpreendeu os consumidores uma vez que moderniza a forma como se recarrega a bateria do iPhone.

Mas este carregador também funciona em iPhones mais antigos. No entanto, de acordo com os vários testes, parece que, nesses, o MagSafe apresenta um desempenho extremamente lento.




No evento da Apple, que aconteceu no passado dia 13 de outubro, a empresa da maçã apresentou ao mundo os seus tão aguardados novos iPhone 12.

Mas foram anunciadas muitas outras novidades, entre elas o carregador sem fios MagSafe. Este equipamento conta com ímanes alinhados de forma a fixar-se nos novos iPhone 12 ou iPhone 12 Pro, oferecendo uma capacidade de carregamento sem fios até 15 W, ainda mais rápido.

O MagSafe mantém a compatibilidade com o carregamento Qi e, assim, permite um carregamento wireless também no iPhone 8 ou posterior, bem como nos modelos AirPods com caixa de carregamento sem fios. No entanto, a funcionalidade de alinhamento magnético aplica-se apenas ao iPhone 12 e ao iPhone 12 Pro.

O carregador terá que ser comprado em separado e está à venda na loja da Apple por 45 euros.

MagSafe é muito lento a carregar iPhones antigos

Apesar de também poder ser usado em iPhones mais antigos, a verdade é que o seu desempenho é irritantemente lento nestes casos.

Esta foi a conclusão a que chegou o MacRumors depois de alguns testes que fez ao novo carregador wireless da Apple. O site realizou dois testes com MagSafe no iPhone XS Max e chegou à conclusão que talvez seja melhor usar o carregamento tradicional para este smartphone. Para o efeito foi descarregada a bateria até 1%, ativado o modo avião e colocado o iPhone XS Max a carregar durante meia hora.

No primeiro teste, o carregador conseguiu carregar o iPhone XS Max até 13% em 30 minutos. Já no segundo teste, a bateria chegou aos 14% no mesmo período de tempo.

Comparativamente a outros carregadores sem fios baseados em Qi, o novo equipamento da Apple é bastante mais lento. O MacRumors comparou o desempenho do MagSafe com um carregador Qi de 7,5 W e verificou uma maior rapidez deste último.

Ou seja, um carregador Qi de 7,5 W é capaz de carregar a bateria do iPhone mais antigo até cerca de 25% em meia hora. Em termos comparativos, é quase o dobro daquilo que o MagSafe consegue. Noutro teste ao iPhone XS Max com um carregador Belkin 7,5 W, o smartphone carregou 26% em 30 minutos.

Assim, apesar de o MagSafe funcionar perfeitamente nos novos iPhone 12, depois destes testes o site aconselha a quem tem um modelo mais antigo a não investir neste novo carregador wireless da Apple.

Leia também:

Magsafe: Funcionalidade exclusiva do iPhone 12 afinal funciona no Pixel 5 da Google

Também pode gostar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    É o que dá copiar o carregador do IKEA de 2018…

  2. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    É lento de qualquer maneira em qualquer smartphone. 15w deixou de ser rápido há pelo menos 3 anos.

    1. Avatar de ABC
      ABC

      15w é o mais rápido num iPhone por wireless até hoje. Ninguém decide comprar iPhone ou Android por causa da velocidade do carregamento wireless, quem compra iPhone é por outros mil aspectos que vêm em primeiro lugar por isso se sou um utilizador de iPhone simplesmente 15w é melhor que 7,5w. O Android ate pode ter 50w por wireless mas eu não sou utilizador Android e certamente não vou mudar de SO por causa disso.

      A típica conversa de um utilizador Android é essa mesma, especificações.

      É como dizer que um Mac trás isto e um PC não trás, ou vice versa. Se eu sou utilizador de PC pouco me importa o que o Mac trás porque não vou mudar para Mac por causa de hardware, o que me faria mudar era se achasse que precisava de utilizar MacOS.
      Nos smartphones é a mesma coisa.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ate diria que 15W ‘e mais do que suficiente para carregar qualquer telemóvel!

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Pois claro, vcs fãs, tem de justificar a compra.
        Qualquer pessoa com um senso crítico sabe que aifone de hoje em dia é só marketing e mais nada. Inovação morreu junto com o Steve.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não vejo onde existe a justificação da compra, pelo contrário, vejo racionalidade.

          Em relação ao marketing, folgo em saber que é uma das empresas que vive apenas à custa disso… enfim!

        2. Avatar de australopithecus
          australopithecus

          tens toda a razão, nem camera trás o aifone, estes fãs compram tijolos só porque sim..

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Isso é bom, de certeza não aquece tanto