Apple · Apple · macOS

Não pode instalar o macOS Sonoma no seu Mac? Afinal há uma solução para todos

12 Comentários

A cada nova versão dos sistemas operativos da Apple há equipamentos que perdem o suporte. Isso aconteceu com o iOS 17 e com o macOS Sonoma, que deixaram vários iPhone e Mac de fora. Na verdade, existe uma solução para os computadores da Apple e é muito simples de usar. Conheça o OpenCore Legacy Patcher!

macOS Sonoma Mac instalar


É normal e até esperado que a Apple remova o suporte para algum do seu hardware a cada nova versão dos seus sistemas operativos. Com o macOS Sonoma isso aconteceu, deixando muitos utilizadores sem acesso a esta atualização e a todas as suas novidades.

Mas com uma comunidade muito aplicada e interessada, uma solução surgiu e abre o macOS Sonoma a um conjunto elevado de Mac que estariam de fora. O OpenCore Legacy Patcher traz a solução, que é simples de usar e de implementar nas máquinas para que traz suporte.

macOS Sonoma Mac instalar

Naturalmente que a lista de equipamentos suportados não é infinita, mas, ainda assim, dá acesso ao macOS Sonoma a alguns equipamentos que à partida estariam fora da lista das atualizações e deste novo sistema operativo da Apple.

  • MacBooks de 12 e 13 polegadas de 2008 a 2019
  • MacBook Air de 11 e 13 polegadas de 2009 a 2017
  • MacBook Pro de 13 a 17 polegadas de 2008 a 2017
  • Macmini de 2009 a 2017
  • iMac de 20 a 27 polegadas de 2007 a 2018
  • MacPro de 2008 a 2018
  • Xserve de 2008 a 2010

O projeto OpenCore Legacy Patcher é um bootloader que permite que versões mais recentes do macOS funcionem em modelos mais antigos sem suporte. Numa publicação no GitHub é revelado que esta nova versão trará suporte ao macOS Sonoma para 83 modelos de Mac não suportados. Embora o suporte esteja incluído, é alertado que o desenvolvimento continua a ser preparado e que nem todos os recursos podem ser suportados inicialmente.

macOS Sonoma Mac instalar

A principal limitação aquando do lançamento do macOS Sonoma é a falta de suporte de hardware para o chip de segurança T1, que se aplica aos modelos MacBook Pro 2016 e 2017 com Touch Bar. O trabalho para adicionar este suporte decorre, mas nenhum cronograma foi definido para esse momento.

Quem tiver um Mac que não seja suportado pelo macOS Sonoma e quiser testar esta versão já o pode fazer. Todas as instruções e ficheiros estão disponíveis e prontos a ser usados. Relembramos que o estão a fazer por sua conta e risco e que o Pplware não se responsabiliza por qualquer problema surgido no processo.

Também pode gostar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Ferramenta top, sobejamente conhecida no mundo “Hackintosh”.

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      O “Mundo Hackintosh” dedica-se a instalar MacOs em PC’s e não a instalar as versões mais recentes do MacOs em equipamentos onde o mesmo não é suportado.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Confirmo, vários Macs sem suporte atualizados para a última versão e com updates constantes

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Será que ainda vou dar vida ao meu MacBook Pro de 2011?
    Está a um canto parado e quieto…

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Funciona (13.3″) mas tendo tem conta a placa gráfica que tem, não fica perfeito.

    2. Avatar de andre
      andre

      Pois, será que temos de desactivar o dGPU? Nos de 15″ tinha de ser senão entrava em bootloop. Devido ao defeito de fabrico do chip

    3. Avatar de PhilippeMarques
      PhilippeMarques

      Works on early 2011 without bluetooth.

  4. Avatar de andy
    andy

    Alguem sabe como atualizar o Windows 10 em bootcamp para o windows 11?

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Há tutoriais online.

  5. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Tenho a sensação que o Sonoma vai ser o último para Macs com processador Intel. Está a chegar o fim de uma era que não deixa saudades.

    1. Avatar de PhilippeMarques
      PhilippeMarques

      Rosetta ?

  6. Avatar de André Magalhães
    André Magalhães

    Nesses Macs antigos Linux funciona muito bem e também dá para instalar o Windows 10 com o Brigadier se não estou em erro.