Apple · Internet · Segurança

Siri gravou conversas privadas “sem intenção”. Utilizadores poderão receber 20$ cada um

38 Comentários

A Apple concordou em pagar 95 milhões de dólares para resolver um processo judicial que alega que a sua Siri gravava, com regularidade, conversas privadas que eram, posteriormente, partilhadas com terceiros e utilizadas para anúncios direcionados.

Siri da Apple


Os anúncios assustadoramente direcionados intrigam muitos utilizadores, que acreditam que os seus smartphones “têm ouvidos”. De facto, conforme informámos, em setembro do ano passado, documentos revelaram que o Facebook e a Google ouviam tudo o que os utilizadores diziam perto do seu dispositivo.

Agora, a Apple concordou em pagar 95 milhões de dólares para resolver um processo judicial que alega que a sua assistente de voz, a Siri, gravava regularmente conversas privadas que eram, depois, partilhadas com terceiros e utilizadas para anúncios direcionados.

No acordo de ação coletiva proposto, que surge após cinco anos de litígio, nos Estados Unidos, a Apple não admitiu qualquer irregularidade. Por sua vez, o acordo refere-se a ativações “não intencionais” da Siri que ocorreram após a introdução da funcionalidade “Hey, Siri”, em 2014, em que as gravações eram aparentemente solicitadas sem que os utilizadores alguma vez dissessem essas palavras.

Segundo um informador ao The Guardian, a Siri era ativada inadvertidamente, por vezes, quando um Apple Watch era levantado e a fala era detetada.

 

Anúncios muito precisos denunciaram a Apple

O único indício que os utilizadores teriam da alegada espionagem da Siri eram os anúncios direcionados, assustadoramente precisos, que apareciam após terem acabado de falar sobre artigos específicos, como Air Jordan ou marcas como Olive Garden, segundo a Reuters.

O número de clientes afetados não é claro. Contudo, se o acordo for aprovado, a gigante da tecnologia disse que pagaria até 20 dólares por dispositivo com a Siri a todos os clientes que fizeram compras entre 17 de setembro de 2014 e 31 de dezembro de 2024.

Segundo o acordo de indemnização, isto inclui iPhones, iPads, Apple Watches, MacBooks, HomePods, iPod touches e Apple TV. Cada cliente poderá apresentar reclamações para até cinco dispositivos.

Imagem Apple Watch com Siri, tecnologia debaixo de olho da UE

A audiência para a aprovação do acordo está agendada para 14 de fevereiro. Se o acordo for homologado, a Apple enviará avisos a todos os clientes afetados. Através do acordo, os utilizadores elegíveis poderão receber uma compensação monetária e garantir que as suas chamadas telefónicas privadas são permanentemente apagadas.

Segundo os processos judiciais, se o tribunal tivesse certificado a ação coletiva e os utilizadores da Apple tivessem ganhado, a Apple poderia ter sido multada em mais de 1,5 mil milhões de dólares só ao abrigo da Wiretap Act (em português, Lei das Escutas Telefónicas).

No entanto, os advogados que representam os utilizadores da Apple decidiram chegar a um acordo, em parte porque a lei da privacidade dos dados continua a ser uma “área jurídica em desenvolvimento que impõe riscos inerentes de que uma nova decisão possa alterar o panorama jurídico no que diz respeito à certificação de uma classe, responsabilidade e danos”.

As gravações não intencionais da Siri foram divulgadas pelo The Guardian, inicialmente, em 2019, segundo a queixa, quando um denunciante alegou que “houve inúmeros casos de gravações com discussões privadas entre médicos e pacientes, negócios, negociações aparentemente criminosas, encontros sexuais e assim por diante”.

Conforme partilhou, “estas gravações são acompanhadas de dados do utilizador que mostram a localização, detalhes de contacto e dados da aplicação”.

Os utilizadores estão a processar a Apple, por considerarem cada gravação “uma violação flagrante das normas sociais”, alegando que a conduta da empresa foi deliberada e que a Apple beneficiou comercialmente das gravações.

Por sua vez, a Apple, que pediu repetidamente o arquivamento do processo, argumentou que “não existem factos, muito menos factos plausíveis, que liguem a receção de anúncios direcionados pelos queixosos à sua especulação de que a Siri devia estar a ouvir as suas conversas e de que a Apple utilizou a Siri para facilitar anúncios direcionados por terceiros”.

Através do acordo, a empresa de Cupertino concorda que a Siri gravou involuntariamente os utilizadores.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Tags:
Também pode gostar

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    depois sao os androids que espiam…. lol

  2. Avatar de Filos
    Filos

    Hahahahahahahahahaha….Seriously?!

  3. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    A santa apple a espiar conversas? Deve ser treta…. Aliás, eles pagaram para não ir a julgamento só por caridade ao sistema judicial.

  4. Avatar de Só?
    Só?

    Mas é só a APPLE !? Querem ver que a Google, e a Microsoft não fazem o mesmo?

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      são leitores e comentadores como tu que fazem com que este mundo esteja no caos….

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Porque? Disse alguma mentira?
        Queres ver que tu és um leitor e comentador, do outro mundo?
        Explica lá, que te leva a pensar que o comentário dele coloca o mundo num caos? Não gostas da Apple, não compras. Simples.

        1. Avatar de Dr Hugo
          Dr Hugo

          Porque os nerds do linux so saem da cave para falar mal da apple mas quando saiu ontem a noticia que a apple foi a empresa mais valiosa em 2024 nem um piou…ficam escondidos com o seu xiaoli

          1. Avatar de Etrxp
            Etrxp

            Pareces conhecê-los tão bem, que aposto que és um deles…

          2. Avatar de Zé

            Pois… a roubar dados e informações e a vender publicidade (e sabe-se lá que mais fazem sem o conhecimento e consentimento das pessoas) até eu fazia rios de dinheiro. E depois querer dar 20 paus caldinho quando um iphoudasse chega a custar 2 mil euros. É mesmo o pega lá um rebuçadinho e não te queixes…

        2. Avatar de Revolt
          Revolt

          Tambem pensei igual o Ze acima. Nao sou o tipo de pessoa que é comprado por 20$ dolares apos ser humilhado e roubado por bigtechs e agencias de inteligencia de governos corruptos que invadem a privacidade do usuario sem nossa autorizacao. Melhor nem aceitar esse estorno do dinheiro obtido de forma suja e ilegal. Odeio bigtechs

      2. Avatar de Exp
        Exp

        Escreveste o comentário, antes ou depois do almoço? Porque se foi “depois”, então está explicado…

      3. Avatar de Exp
        Exp

        Escreveste o comentário, antes ou depois do almoço? Porque se foi “depois”, então está explicado…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O teu argumento é mesmo dizer que os outros também fazem?
      Há 8 biliões de moscas a comer m3rd4 ao pequeno almoço. Estás à vontade…

  5. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Tanta coisa com os chineses e a Huawei, nunca vi provas de nada, mas aqui são aos milhares de pessoas , se não milhões

  6. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Pagar 95 milhões de dólares – sem reconhecer qualquer irregularidade, ou ir a um julgamento em que, se fosse condenada eram confirmadas as irregularidades pelo tribunal e podia ter de pagar 1,5 mil milhões de dólares -, nem chega a ser assunto.
    “Ah, mas quem não deve não teme! Se não cometeu irregularidades ia para julgamento e provava a sua inocência!” Pois, mas não é assim que as coisas se passam, é relativamente frequente as grandes empresas preferirem pagar uns trocos e livrarem-se de julgamentos, sobretudo com júri.

    1. Avatar de Zé

      1.5 mil milhões ainda assim é menos de 1% do lucro bruto de 2024. Como diria o JJ, são piners.

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Estás a partir do princípio que a acusação é verdadeira: 1) a Siri ouvia as conversas, 2) determinava os interesses de quem falava, 3) a Apple vendia essa informação a anunciantes, que 4) a seguir bombardeavam essa pessoa com publicidade dirigida. É isso que está no post, os que fizeram a acusação disseram que houve utilizadores que receberam “anúncios direcionados, assustadoramente precisos, que apareciam após terem acabado de falar sobre artigos específicos”.
        A Apple nega peremptoriamente que tal coisa tivesse acontecido. Se quem fez a acusação tivesse provas sólidas que lhe permitissem ganhar o caso – ficavam-se por um acordo de uns míseros 95 milhões de dólares? Não és só tu que sabes quais são os lucros da Apple e quanto podiam pedir.
        Diz o post que a acusação tinha uma outra questão secundária – a ativação da Siri sem que o utilizador dissesse a expressão “Hey Siri”. Alguém disse ao The Guardian que a ativação era feita quando se levantava o Apple Watch e falava. Nem percebi se a Apple rejeita isto também, mas se o que dizia o utilizador não era utilizado para nada também não tinha consequências.

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Mas não é só Apple, a ninguém aconteceu ter uma conversa sobre algo que pretende comprar, algo novo, que nunca procurou na Net, e quando abre o telemóvel, aparece lhe publicidade exactamente daquilo que acabou de falar? Isto com Andoid? A mim já me aconteceu várias vezes

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          A acusação é verdadeira. Caso contrário a Apple não poderia apagar permanentemente as conversas…

  7. Avatar de 2398yoijd0ngh
    2398yoijd0ngh

    O crime compensa, especialmente se fores uma gigante tecnologica. O negócio continua em alta, manda vir mais multas e indemnizações que eles estão bem confortaveis.

  8. Avatar de R41M31
    R41M31

    20$ é gozar com as pessoas, o crime compensa

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      então quanto sugeres?

      1. Avatar de Zé

        No caso da UE eu sugeria aplicar-se a multa máxima prevista no RGPD. 42 milhões de euros por cada crime e cada utilizador. Obviamente que seria exagerado, mas porque não? Estamos a falar de coisas sérias e estas empresas sempre que são multadas (neste caso nem multa é e nem sequer reconhecem o erro). Se há coisa que cada vez é mais grave, é a violação de dados pessoais e privacidade.
        É absurdo os 20 paus por equipamento. Em primeiro lugar, $20 é um valor irrisório comparando com o valor do equipamento. Em segundo, a Apple teve 180.683B (biliões americanos, logo 180 milhar de milhão) de lucro bruto em 2024. Sendo esta situação, na minha opinião, bastante grave, pagar 0,053% (aproximadamente) do lucro bruto de “multa” é um insulto. Em bom português, é um cagagésimo.

        Referência para o lucro:
        https://www.macrotrends.net/stocks/charts/AAPL/apple/gross-profit

        1. Avatar de Revolt
          Revolt

          Sem duvida. Isso é um insulto com as pessoas, fazem hora com a cara das pessoas. Nao aceito essa esmola em hipotese ennhuma, nem se me der… Isso é dinheiro sujo

        2. Avatar de Outra vez arroz
          Outra vez arroz

          O valor é irrisório porque quem se queixa não consegue provar a culpa e quem se defende não consegue garantir que quem está no júri não são pessoas que “odeiam big tech” como alguns dos comentadores aqui

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Como é que a Apple garante que vai contactar os lesados e apagar as suas gravações?

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          As multas não vão parar ao bolso dos utilizadores

      2. Avatar de r41m31
        r41m31

        Sugere tu, mas 20$ por vasculharem a tua vida pessoal chega? É como fazer um desconto em cada equipamento vendido, portanto compensa descontar 20$ por equipamento vendido … acho que se pagassem uma indemnização no valor do equipamento, mesmo assim saíam a ganhar…porque em torno desta informação geraram certamente milhões em receitas…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Eu sugiro 0, uma coisa são as multas que devem pagar, outra coisa é pagar aos utilizadores

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Se a multa por se cometer vários crimes é inferior a 0,01% do teu lucro anual, então nem conta como multa…
        É como eu ser apanhado a cometer vários crimes com milhões de clientes e ter de pagar 300€ para esquecerem o assunto…

    2. Avatar de Hacker Alhinho
      Hacker Alhinho

      Pensei o mesmo…

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não acredito a Apple a espiar os utilizadores? Hehe

  10. Avatar de Zé

    De acordo com o RGPD Europeu, podia (e às vezes acho que devia) pagar 42 milhões de euros por cada infração. Mais uma vez, o crime compensa. Quanto é que rendeu este esquema criminoso?
    Temos uma TV LG no trabalho e como temos monitorização de rede, verificámos que a TV passa a vida a tentar ligar-se a tudo o que é equipamento da mesma rede, mesmo quando está em standby (eu sei, deveria estar ligado de maneira a não o conseguisse fazer, mas a rede é gerida por uma empresa especializada que devem perceber menos que eu, apesar de terem andado uma manhã a descobrir as “anomalias” sem sucesso e eu ter feito um simples scan à LAN e em dois minutos já sabia o que eram… enfim, aqui não sou técnico de nada mas ainda tenho cérebro).

  11. Avatar de Zé

    No meu tlm android, desliguei o “assistant”. Não deve valer de nada, mas pelo menos, teoricamente, estou mais descansado. O telefone passa a vida a perguntar se quero ligar. Chato…

  12. Avatar de akou
    akou

    Pior do que o chines….

  13. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Como os 20 $ serão pagos em Apple gift cards? lol

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Sensações de espionagem…

  15. Avatar de natebul
    natebul

    Todos espiam! Dá muito €€€ às empresas!