Apple · Gadgets · iPhone/Apple Watch

Tim Cook vai à China numa altura em que se fala de vendas do iPhone 15 abaixo do esperado

8 Comentários

O CEO da Apple, Tim Cook, está na China a visitar as suas Apple Stores, parceiros fornecedores e leva na agenda encontros com funcionários do governo. Esta visita acontece num contexto de conflito entre os EUA e a China, além de haver relatos de que as vendas do iPhone 15 estão a ter um início mais lento do que as do iPhone 14. Cook já se reuniu com o ministro do comércio chinês, Wang Wentao, e discutiu um “desenvolvimento vantajoso para ambas as partes”.


iPhone 15 precisa de estímulos para ter vendas ao nível do seu antecessor

Segundo alguns rumores o iPhone 15 está a ter um início de vendas mais lento que o iPhone 14. Isso poderá indicar que as vendas precisa de algum estímulo, principalmente nos grandes mercados que suportam os números da Apple. Segundo a Bloomberg, Cook encontrou-se com Wang em Pequim na quarta-feira passada.

Numa declaração do ministério chinês, as autoridades disseram que Cook e Wang “trocaram pontos de vista sobre o desenvolvimento da Apple na China” e discutiram as atuais tensões entre os Estados Unidos e a China.

Wang Wentao afirmou que a China promoverá firmemente uma abertura de alto nível, continuará a alargar o acesso ao mercado e está empenhada em criar um ambiente empresarial orientado para o mercado, legal e internacional. As empresas multinacionais, incluindo a Apple, são bem-vindas para partilhar os dividendos no mercado chinês e alcançar um desenvolvimento vantajoso para ambas as partes.

Segundo o comunicado do governo chinês, Cook elogiou os 30 anos de história da Apple na China e a necessidade de a China e os Estados Unidos manterem uma relação saudável.

Cook afirmou que a Apple aprecia as conquistas alcançadas em 30 anos de desenvolvimento na China, apoia os governos dos Estados Unidos e da China para reforçar a comunicação e o diálogo, manter e desenvolver relações económicas e comerciais bilaterais estáveis e criar um bom ambiente para a cooperação prática entre as duas empresas.

A visita de Cook à China surge no meio de relatos de que o iPhone 15 está a vender visivelmente pior do que o iPhone 14 até agora. A reunião segue-se também à decisão da China de proibir os funcionários públicos de utilizarem iPhones para fins profissionais, invocando preocupações de segurança.

A Apple também está a enfrentar uma maior concorrência no mercado chinês de smartphones devido ao lançamento bem-sucedido da nova linha de topo Mate 60 da Huawei.

Visita à Vision Pro

Também na China, Cook visitou um dos parceiros cada vez mais importantes da cadeia de fornecimento da Apple, a Luxshare. Numa publicação na sua conta Weibo, Cook elogiou a relação da Apple com a Luxshare ao longo da última década:

Temos uma parceria com a Luxshare-ICT há mais de uma década, e eles estão agora a fabricar alguns dos nossos produtos mais avançados, incluindo a linha de relógios Apple neutros em carbono e o iPhone 15 Pro Max. E tornar-se-ão neutros em termos de carbono na sua produção da Apple até 2030. Obrigado Grace e equipa por partilharem o nosso compromisso de proteger o planeta

Nomeadamente, a Luxshare será também o parceiro de montagem da Apple para os Vision Pro, que deverão estar à venda no início de 2024. A Apple também trabalha com a Luxshare nos AirPods e em determinados modelos de MacBook.

Autor: Vítor M.
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não sei se isso é verdade do número das vendas, mas uma coisa é verdade nunca vi um lançamento com tantos problemas, um atrás do outro.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Vendas abaixo do esperado ?? Mas eu já não dizia(aqui mesmo no Pplware) ,desde o fim do ano passado de 2022, que este ano de 2023 iria ser um ano muito difícil para toda a gente no mundo e que a economia iria estagnar ?? Que as pessoas tivessem em conta que 2023 seria um ano muito mau ?? Eu sempre disse isso e não era preciso ser bruxo nenhum para ter a certeza disto. E atenção que o ano ainda não acabou. Ainda faltam 2 meses e 10 dias, muita coisa ainda pode acontecer…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Previsões do FMI, de outubro de 2023, para o crescimento da economia mundial:
      “A previsão de base é que o crescimento global diminua de 3,5% em 2022 para 3,0% em 2023 e 2,9% em 2024, bem abaixo da média histórica (2000–19) de 3,8%. Espera-se que as economias avançadas diminuam de 2,6% em 2022 para 1,5% em 2023 e 1,4% em 2024, à medida que o aperto das políticas começa a sentir-se. Os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento devem ter um declínio modesto no crescimento de 4,1% em 2022 para 4,0% em 2023 e 2024. Prevê-se que a inflação global diminua de forma constante, de 8,7% em 2022 para 6,9% em 2023 e 5,8% em 2024, devido à política monetária mais apertada auxiliada pelos preços internacionais mais baixos das commodities. A inflação central geralmente é projetada para diminuir mais gradualmente, e não se espera que a inflação retorne à meta [na UE é de 2%] até 2025, na maioria dos casos.”
      Há organismos internacionais com prática em fazer previsões, não te canses. 2023 não é o melhor ano mas a economia mundial continua a crescer, o que não é o mesmo que estagnação (sem crescimento) ou uma recessão (variação negativa).

  3. Avatar de Aves
    Aves

    A Bloomberg diz que as vendas na China do iPhone 15 caíram 4,5% em comparação o iPhone 14, nos primeiros 17 dias.
    Isso dos funcionários públicos e trabalhadores de empresas públicas estarem proibidos de levar iPhones para o serviço foi desmentido pelas autoridades chinesas: “A China diz que não proibiu iPhones ou dispositivos estrangeiros para funcionários do governo”.
    https://www.cnbc.com/2023/09/13/china-says-it-hasnt-banned-iphones-or-foreign-devices-for-government.html

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Vai à China e ainda por cima veste fato, a coisa deve estar má

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E vai piorar ainda quando voltar. Está-se mesmo a ver que os chineses estão ansiosos por ser agradáveis aos imperialistas.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Acredito que para além dos problemas iniciais (duvido que estejam 100% resolvidas), as novidades em relação aos 14 foram tão poucas que a grande maioria prefere esperar pela próxima versão.

  6. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Se tivessem tido a preocupação de lançar novidades, de certeza que teriam vendido mais…
    O meu último iPhone comprado foi em 2016.
    Desde aí vivo de iPhones corporativos e tenho muitas dúvidas que algum dia volte a gastar mais de 500 num iPhone…