Apple · Mobile

União Europeia já decidiu! Apple tem até ao final de 2024 para trazer USB-C ao iPhone

25 Comentários

A União Europeia aprovou a utilização do USB-C como interface padrão e isso irá ter impacto na Apple e no iPhone. Esta é uma mudança importante para os consumidores e para os seus equipamentos no futuro.

Depois deste momento único, a União Europeia veio agora revelar mais informações e colocou uma data marcada no calendário até à qual a mudança terá que acontecer.

Apple USB-C iPhone União Europeia interface


Foi em outubro que os legisladores europeus aprovaram a diretiva que veio marcar um momento importante. A obrigatoriedade de usar a interface USB-C nos dispositivos eletrónicos foi tornada real e esta teria de ser respeitada por todos os fabricantes, incluindo a Apple.

Apesar de ter sido aprovada, faltava saber o momento certo da sua entrada em funcionamento. Tudo apontava para que fosse durante 2024, mas sem qualquer certeza ou confirmação. A data definitiva foi agora revelada e publicada para se tornar efetiva.

[field name=iframe]

Assim, esta nova lei entrará em vigor no dia 27 de dezembro de 2022, tendo 2 anos para que seja adotada por todos os fabricantes. Isso significa que até ao dia 28 de dezembro de 2024 a Apple e os restantes fabricantes devem adotar esta interface como o seu padrão.

A Apple já afirmou que irá trazer o USB-C para os seus dispositivos, e os rumores apontam para o próximo iPhone (pelo menos na Europa) possa já vir com esta norma, ainda que, dadas as dependências do iOS, tal possa não vir ainda a acontecer. Contudo, para o futuro, há vozes que dizem que a fabricante irá implementar um sistema de carregamento sem fios, que fica fora da jurisdição desta nova lei.

Dado que se aplica também a tablets, a Apple não tem aqui um problema. O seu iPad já adotou o USB-C como a interface de carregamento e comunicação, estando assim preparado para a mudança que será obrigatória.

Será interessante ver como a Apple e tantos outros fabricantes irão reagir a esta medida.

Também pode gostar

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mkbhd
    mkbhd

    Acho que nao vamos ter nenhum iphone com type-c. A apple está a preparar tudo para remover as porta de carregamento e ficar só com o wireless charging.
    Isto tendo em conta que esta lei faz com que não se aposte na inovação das portas de carregamento/dados, não podendo assim haver uma porta lightning 2.0.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      não me parece. E como carregar em movimento?

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Sem porta de dados é difícil fazer certas programações e diagnósticos.
        Só espero que seja o USB-C mas do tipo 3.0, pois o lightning funciona no padrão 2.0.

      2. Avatar de Oh
        Oh

        +1
        Exatamente.

        Faz me lembrar o Vítor (who else não é?) ter digo que em casa dele é tudo wireless.. ya mas carregar em movimento? E certas tarefas que requerem o uso de um cabo?

        A Apple vai puxar pelo wireless mas não vai tirar a entrada.

        1. Avatar de Vítor M.

          Tu és um bocado lento 😉 tenho de te legendar as coisas sunshine? 😀 De facto eu não uso cabo para carregar o telefone (os telefones, nem o Samsung), a mesa tem indução. O carro tem indução. Não uso o cabo para sincronizar o iPhone com o iMac nem com o Macbook, o sistema operativo tira proveito do WiFi e faz isso sem fios.

          Que tarefas dizes tu que requerem o cabo?

          Existem, dou-te já um help porque vais dizer disparates. Se for necessário um DFU mode, preciso de cabo para o ligar ao Mac, mas é coisa que não me lembro de o fazer por necessidade de uso corrente, faço porque gosto de ver como evolui esse mecanismo (e mesmo assim é raro fazer).

          Por exemplo, quando quero passar o conteúdo de um iPhone para outro, coloco-os lado a lado e eles tratam de vida, não preciso de cabo, ambos na mesa, a carregar e a falar um com o outro. (ui agora já estás todo baralhado, fui muito rápido para ti) 🙂

          Em termos de fios, não uso para ouvir música, não uso para sincronizar com o carro, não uso para sincronizar com o Apple Watch, não uso no dia a dia em nada mesmo. Em viagem, uso o carregador sem fios, que é simultaneamente powerbank e carregador do Apple Watch. OK, é o acessório que precisa de fio para se ligar à rede elétrica.

          Sobre o que a Apple vai fazer, claramente ainda não será no iPhone 15 que vai remover toda e qualquer entrada, isso ainda vai demorar, pois o mercado precisa de evoluir também. Mas cada vez existem menos portas no iPhone. Relembro que a porta SIM já desapareceu nos EUA e será removida no resto do mundo a seguir.

          No que toca à comunicação, o WiFi tem evoluído, o BT idem aspas e iremos ter mais ano menos ano… menos dependência dos cabos, mas ainda há quem tenha de evoluir nessa infraestrutura pessoal (assim como o carregamento rápido da Apple tem de evoluir).

          1. Avatar de Marcos
            Marcos

            Oh Vitor, tanta radiação à tua volta, sem necessidade.
            Um bela ligação de fios e está resolvido.

          2. Avatar de Vítor M.
    2. Avatar de Art
      Art

      Concordo , penso que não vai haver nenhuma porta usb-c ..e quem vai ficar a ganhar será a Apple

    3. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Todos os iPAD já adotaram o USB-C pelo que não entendo a razão pela qual os iPhone tb não tem essa interface.
      É casmurrice da Apple, só pode.

      Pessoalmente acho que a interface USB-C deveria ser estendida a todos os equipamentos electricos de baixa voltagem caseiros (incluindo routers, switchs, access point, maquinas de barbear, berbequins, etc) mesmo que seja só para carregamento ou alimentação.

      Embora ache a interface lightning melhor que a USB-C, mas a partir do momento em que se opta por uma então há que levar essa adopção a todos os equipamentos.

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    Esta lei só peca por atraso…

    Havia de haver outra lei que obrigasse a Apple a usar Android. Era a cereja no topo do bolo!

    1. Avatar de LR
      LR

      “Era a cereja no topo do bolo”. Não, era só parvo.

    2. Avatar de zv
      zv

      É melhor não, o azeite não se mistura com água

    3. Avatar de atraso
      atraso

      Concordo, com o atraso. Vai haver menos desperdicio (e sim menos faturação).

  3. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    FINALMENTE standarização dos dispositivos

  4. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Não é a Apple, são todas as marcas que nao usem USB C, simplesmente USB C vai ser obrigatório em todos os dipositivos quem quer vender tem de ter, a união europeia não obrigou ninguem, é uma lei, quer cumpre quem nao quer não vende e o mundo continua.

    1. Avatar de Ricardo Malvado
      Ricardo Malvado

      Porque e que alguem se importa com o lightning no iphone? Hoje em dia carrega se o tlm com wireless e transferência de dados com wifi 6 é mais rapida que cabo e conveniente. Toca a atualizar malta

      1. Avatar de Paulo Pedroso
        Paulo Pedroso

        Pois mas quando tiver um iPhone em DFU nao vai la com wifi 6.. é com cabo..

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Nos portáteis pode demorar mais, até 2026.

  6. Avatar de António II
    António II

    Até final de 2024??? Que eficiência da UE e da Apple!

  7. Avatar de ºOº
    ºOº

    Era tão bom a Apple ou outra marca criar uma porta de carregamento e transferência de dados muito melhor que usb-c, e assim a UE “comer” tecnologias inferiores.

  8. Avatar de Hélder Lemos
    Hélder Lemos

    A EU vai também regular o carregamento wireless:
    “Encouraging technological innovation
    As wireless charging becomes more prevalent, the European Commission will have to harmonise interoperability requirements by the end of 2024….” (Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20220930IPR41928/long-awaited-common-charger-for-mobile-devices-will-be-a-reality-in-2024).

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Boa decisão.

  10. Avatar de o consciente
    o consciente

    Vítor M., tu queres convencer que o Wi-Fi do iPhone 14 Pro (velocidade real máxima anda pelos 900 Mbps) pode ser uma alternativa para passar vídeo… versus um usb 3.0? (5 a 10 Gbps). Ainda bem que o iPhone tem o ProRes lolol

    1. Avatar de Vítor M.

      Lê o que escrevi e comenta depois 😉

      Não comentem a dizer disparates. Leiam nem o que escrevi.

  11. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    A questão é que a Apple não disse que ia trazer o usb-c para o iPhone. Eles disseram que iam obedecer à lei, mas isso não significa que vão meter usb-c no iPhone. Pessoalmente, não acredito que metam usb-c no iPhone. Mas é esperar para ver.