Browsers · Google/YouTube

Google vai tornar o Chrome mais rápido e seguro com uma “pequena” mudança

4 Comentários

O controlo que a Google tem no Chrome permite que este browser seja gerido de forma única. Conseguem encaminhar os utilizadores para medidas de segurança que estes poderiam ativamente ignorar ou simplesmente contornar.

Assim, é normal que surjam mudanças que tenham um impacto grande no Chrome e nos seus utilizadores. A próxima, que chega com o Chrome 90, vai tornar este browser mais seguro e até mais rápido, simplesmente encaminhando os utilizadores para os sites em HTTPS.

Chrome Google browser rápido seguro


Sempre que escrevemos um endereço na barra de endereço do Chrome (ex: pplware.sapo.pt), este é bem analisado. Se o protocolo a ser usado não é definido, o browser tenta encaminhar para os lógicos, seguindo uma ordem pré-estabelecida e bem conhecida.

Até agora, a Google testava sempre o protocolo menos seguro e, em caso de ausência de resposta, avançava para o próximo. Cada vez mais existe uma resposta e encaminha diretamente para a versão seguro dos sites. Isso vai mudar na próxima atualização do Chrome.

Com a versão 90 deste browser, a Google passará a encaminhar diretamente para versão segura (HTTPS). Só em caso de falha de resposta é que será feito o encaminhamento para a versão menos segura (HTTP). Esta simples mudança, tornará o Chrome mais seguro e mais rápido.

Chrome Google browser rápido seguro

Ao encaminhar primeiro para o HTTPS o acesso aos sites fica mais rápido. Isto fica patente no número de pedidos e de respostas que o Chrome vai ter de fazer e receber. Provavelmente no primeiro pedido a resposta é positiva, dado que cada vez há mais sites a responder em HTTPS.

O aumento da segurança acaba por vir de forma quase óbvia e nativa. Se o site responder em HTTPS então a segurança está garantida logo de início, não acedendo à versão HTTP mesmo que a HTTPS esteja disponível, mas sem o reencaminhamento.

Pode parecer uma mudança simples e sem impacto, mas a verdade é que vai mudar o Chrome da Google. Ficará um browser mais seguro para os utilizadores e, em simultâneo, mais rápido. Com os sites em HTTPS a serem cada vez mais uma realidade, é hora desta ferramenta dar salto para este cenário.

Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    O chrome para mim está a ficar lento, pelo menos no youtube e facebbok, com o edge está mais rápido…..
    Não se ponham a pau não…..

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Já não uso chrome em PC nenhum.

      Firefox browser principal.
      Depois Edge caso precise de blink por alguma razão

      1. Avatar de Mig-21
        Mig-21

        O firefox deixa muito a desejar em varios sites…não percebo porquê que o codigo html/css não é standardizado, penso que seja por isso que tenho tido problemas em alguns sites que utilizo no trabalho, enquanto no chrome funciona tudo sem problemas

  2. Avatar de Tugas
    Tugas

    O brave já faz isso há muito tempo.