Ciência

Após explosão do Falcon 9, autoridade americana suspende lançamentos da SpaceX

13 Comentários

A Administração Federal de Aviação (em inglês, FAA) suspendeu os lançamentos da SpaceX, na sequência de uma falha na aterragem do foguetão Falcon 9 da empresa aeroespacial.

Falcon 9 da SpaceX


Após a explosão do foguetão da SpaceX, o Falcon 9, quando tentava aterrar no navio de apoio “A Shortfall of Gravitas”, na quarta-feira, a FAA abriu uma investigação devido à “perda permanente do veículo”. Inclusivamente, a FAA suspendeu os lançamentos da SpaceX na sequência de uma série de falhas recentes.

O incidente ocorreu depois de o foguetão Falcon 9 ter colocado, com sucesso, 21 satélites em órbita a partir do Cape Canaveral, na Flórida. Uma das pernas do propulsor falhou, com uma inspeção minuciosa posterior a revelar a quebra do pistão da perna em duas partes.

Veja a aterragem a partir de 01:18:00: 

Conforme avançado pela imprensa americana citando declarações oficiais, o foguetão Falcon 9 está agora imobilizado e só será autorizado a ser relançado quando a autoridade concluir a sua investigação.

A metade inferior do propulsor do Falcon 9 foi colocada em segurança no navio de aterragem e levada de volta para o porto para uma investigação e possível recuperação de motores valiosos.

Os especialistas preveem que a suspensão durará provavelmente cerca de duas semanas, impactando outros lançamentos, como o da Polaris Dawn, da OneWeb e da ASTSpaceMobile.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Não percebo eles estão a fazer algo que mais ninguém faz estamos a falar num veiculo que ja tinha mais de 20 voos portanto nas outras empresas eles devem suspender os voos em cada lançamento visto que eles perdem sempre o 1º estagio

    1. Avatar de nhecos
      nhecos

      Quando há uma série acidente com uma aeronave é comum suspender os voos desse modelo. Neste caso não foi o único incidente.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Qual foi o outro? Isto foi um incidente com a aterragem coisa que os outros operadores nem fazer num veiculo já com mais de 20 reutilizações

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Eles agora acertam 99% das vezes a aterragem mas ao inicio demoraram muito a acertar e cada vez que rebentava que era normal não havia uma suspensão de voos, no lançamento este veiculo só teve 1 única falha

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Precisamente por serem reutilizáveis é que tem de ser investigado. Ou queres que um 1° estágio tenha uma falha qd tiver a ser usado na subida? O problema até só pode estar relacionado com a descida, mas é necessário fazer uma investigação detalhada.

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Nem mais!

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Um das pernas cedeu, e fez com que os motores, principalmente o único usado para aterragem entra-se em contacto com o chão, o que danificou e fez que a linha de combustível rompe-se. Teve de aterra com mais força pois foi um voo onde esticaram um pouco a corda no plano de voo. O foguete não tem problema algum. Esticar os limites faz parte para aumentar o conhecimento. Foi o que li num dos fóruns da spacex, onde um video foi feito para se ver fotograma a fotograma e realmente os motores entraram em contacto com o chão com força após a quebra de uma das pernas.

    1. Avatar de António
      António

      Difícil-se de ler-se…

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Tem toda a razão. Infelizmente aqui não se pode correr os erros gramaticais

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Corrigir 🙂 Detesto o teclado do android, no meu caso é pequeno e a função de correcção automática ainda faz pior por vezes. Os óculos também já devem anos de visita ao optometrista.

    3. Avatar de Miguel Alves
      Miguel Alves

      Concordo, Trem de aterragem não se encontrava totalmente estendido. Fazendo o motor bater diretamente com o solo.

  4. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    A Humanidade ainda está muito em baixo na escala de Civilização… Ainda há muita evolução técnica a desenvolver e cimentar

  5. Avatar de Elon+Mosca
    Elon+Mosca

    Já a Boeing está tranquila, mesmo depois da cena com a ISS.