Ciência · Planeta

Artemis II: NASA quer voltar à Lua já em fevereiro de 2026

14 Comentários

A NASA anunciou a sua intenção de enviar astronautas à volta da Lua já em fevereiro de 2026. Isso marca o regresso da humanidade ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos. A missão Artemis II, constitui um passo fundamental não só revisitar a Lua, mas também estabelecer uma presença humana a longo prazo.

Artemis II NASA Lua astronautas


NASA quer voltar à Lua em fevereiro de 2026

Anteriormente, a agência espacial norte-americana havia estabelecido o final de abril de 2026 como o prazo máximo para o lançamento, mas a nova calendarização reflete a confiança no progresso da missão. “Apontamos para fevereiro”, confirmou um porta-voz da NASA, sublinhando o avanço nos preparativos.

A Artemis II será a primeira missão tripulada a viajar para além da órbita baixa da Terra desde a Apollo 17, em 1972. A tripulação, composta por quatro astronautas — Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadiana — não irá poisar na superfície lunar.

O principal objetivo do voo é testar exaustivamente os sistemas críticos da nave espacial Orion e do foguetão Space Launch System (SLS). Com isso garantem a sua segurança e fiabilidade para futuras missões que incluirão alunagens.

Artemis II NASA Lua astronautas

Artemis II é peça fundamental do esforço dos EUA

Esta missão sucede à Artemis I, um voo de teste não tripulado que circum-navegou a Lua com sucesso. Apesar do êxito geral, foram identificados problemas no escudo térmico da Orion durante a reentrada na atmosfera terrestre. A agência espacial assegura que estas questões foram “desde então resolvidas”, abrindo caminho para o próximo voo tripulado.

A viagem de dez dias levará os quatro astronautas a orbitar a Lua antes de regressarem à Terra. Durante a missão, a tripulação servirá também como “cobaias humanas”, com experiências a monitorizar os efeitos do ambiente espacial no corpo humano. Os cientistas irão cultivar amostras de tecido a partir do sangue dos astronautas, antes e depois da jornada para estudar as alterações fisiológicas.

O programa Artemis é a peça central do esforço dos Estados Unidos para liderar uma nova era de exploração espacial. Para além do regresso à Lua, o programa tem como meta final preparar as bases para futuras missões a Marte. O sucesso da Artemis II será, por isso, um indicador crucial da viabilidade destes ambiciosos planos interplanetários.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Quando a NASA der por isso, os Chineses estão a caminhar na Lua e a construir uma base…

    1. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      isso já eu pensei, e é o que vai acontecer. e possivelmente qualquer dia os chineses informam que vão a caminho de marte e os americanos ainda sem irem á lua.

  2. Avatar de Sadokan
    Sadokan

    Nunca ninguem foi nem ira a lua….esscrevam isto. E so propaganda, sempre que ha uma guerra com a russia inventam isto para nos obrigar a acreditar que o ocidente e mais desenvolvido quando na verdade a vida na russia e china e muito mais a frente em tudo. Estive em moscovo ha 2 anos e vive se muito melhor que na europa

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Vive-se melhor, mas escreve-se pior.

      1. Avatar de Antonio Santos
        Antonio Santos

        E o senhor Sadokan, onde está a viver agora?

      2. Avatar de Xico
        Xico

        O teu Nick name diz toda a verdade… Foste doutrinado a obedecer

    2. Avatar de BruceWayne
      BruceWayne

      Namek é que é bom!

    3. Avatar de aubing
      aubing

      é verdade sim senhor. eu também estive em moscovo ha 2 anos e vive se muito melhor que na europa. é por isso que eu e o sadokan vamos ambos viver para moscovo e largar o ocidente decadente.
      os transportes em moscovo são de outro mundo. já nao se usa carros nem motas nem autocarros, nem metro. é tudo teletransportado: entra se numa cabine, carrega se num botão, roda se uma manivela 90 graus, carrega se num segundo botão e voilá… aparecemos no sitio para onde sinalizámos previamente com o dedo no mapa de moscovo. a europa e o ocidente nao tem nada disto.

  3. Avatar de Nelson Miguel Silva Salvador
    Nelson Miguel Silva Salvador

    Mais um filme de Hollywood…

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Só se a New Origins conseguir acelerar o sistema de alunagem. A SpaceX recebeu 5000 milhões de dólares, para esse serviço, que afirmou ser possível para 2020. Nem para 2030 o vão conseguir, ter disponível.

  5. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Ainda denominando o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso planeta, primitivamente de LUA:

    Difícil fica.

  6. Avatar de Náutico
    Náutico

    1989 (Space Exploration InitiativeI) → cancelado
    1990s: First Lunar Outpost → cancelado
    2004 (Constellation): Lua até 2020 → cancelado
    2011 Space Launch System + Orion → cancelado
    2020 Artemis I → cancelado
    2025 Artemis II → cancelado

    O programa Artemis é ilusão, a primeira missão não aterra na lua, a segunda não aterra na lua, a terceira é que é… lol

    1. Avatar de José Bonifácio Boni.
      José Bonifácio Boni.

      Enquanto não dominarem o conhecimento de mutações de corpos… Com esses corpos predominantemente compostos por H²O, totalmente vulnerável e mortal a altas radiações termonucleares:

      Impossível ultrapassar os limites, dos CINTURÕES DE VAN ALLEN.

  7. Avatar de Tretas
    Tretas

    Ninguém reparou que foi sempre enganado com isso e com as pirâmides… Não conseguem ver nem com um telescópio caseiro que as crateras teem vários tamanhos mas todas a mesma profundidade… Enfim…