Ciência · Planeta

Auroras boreais avistadas em Portugal? O que se passa com a natureza?

17 Comentários

A aurora boreal invadiu os céus da Europa. Contrariamente ao habitual, em que o espetáculo natural de luzes apenas pode ser desfrutado nas latitudes mais a norte, desta vez o fenómeno provocado pela interação do vento solar com o campo magnético da Terra pôde ser visto em vários pontos do Velho Continente, sim, até de Portugal! Mas qual a razão destas auroras tão “baixas”?

Imagem da aurora boreal que desceu do ciclo polar e até foi vista de Portugal


Os observadores do céu na Europa tiveram uma surpresa quando as luzes do norte tornaram o céu noturno vermelho, verde e roxo em muitos países, no domingo. Imagens publicadas na Internet mostram o céu noturno em tons vivos de vermelho, verde e magenta na maior parte da Europa.

A chamada “aurora boreal” também banhou de verde, escarlate e púrpura as regiões da Rússia, Ucrânia, Sibéria e dos Urais durante a noite.

Esta noite tive a aurora boreal mais forte que alguma vez vi! Ando atrás delas há quase 6 anos em quase todas as noites de inverno, mas nunca tinha visto o oxigénio vermelho tão forte a olho nu.

Escreveu na plataforma um utilizador do X (antigo Twitter) da Noruega.

O que normalmente é visto mais junto ao círculo polar, como, por exemplo, na Islândia ou Finlândia, foi agora visto mais a sul. Sim, até em Portugal. Segundo testemunhos, no nosso país, a aurora boreal foi avistada na Figueira da Foz.

Quem testemunhou viu um céu diferente do comum. Estava ora verde, ora vermelho!

O que são estes eventos chamados auroras boreais?

A aurora polar, a norte chamada de aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e Bóreas, deus grego, representante dos ventos nortes), é um fenómeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

Este efeito luminoso é dominado pela emissão de átomos de oxigénio em altas camadas atmosféricas (cerca de 200 km de altitude), o que produz a tonalidade verde. Quando a tempestade é forte, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar (cerca de 100 km de altitude), produzindo a tonalidade vermelha escura pela emissão de átomos de nitrogénio (predominante) e oxigénio. Átomos de oxigénio emitem tonalidades de cores bastante variadas, mas as predominantes são o vermelho e o verde.

De acordo com um relatório, espera-se que a aurora boreal seja mais forte este ano do que há pelo menos uma década, devido a um aumento na atividade solar. Portanto, apesar de ser um evento raro, não é anormal que seja visto mais abaixo do que geralmente é.

O Sol, conforme informação do NOAA, deverá atingir o pico do seu 25.º ciclo muito em breve. Quer isto dizer que será mais cedo e mais forte do que o esperado. E isso poderá explicar que nos polos a aurora seja mais intensa do que o normal e que mais a sul dos polos, como na Europa Central e Sul, estes eventos passem também a ser vistos.

Iremos ver mais eventos destes?

Eventualmente, dependendo da maior atividade solar. O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), nos Estados Unidos, reviu as previsões relativas ao início do pico máximo da atividade solar dentro do atual ciclo do Sol, o Ciclo Solar 25, que começou oficialmente no início de 2019.

Como tal, os organismos referem que a atividade solar aumentará mais rapidamente e atingirá o pico a um nível mais elevado do que o previsto por um painel de especialistas em dezembro de 2019.

A nova previsão indica que o Ciclo Solar 25 atingirá o pico entre janeiro e outubro do próximo ano, com um número máximo de manchas solares entre 137 e 173. Isto sugere uma atividade mais intensa do que o previsto anteriormente, quando foi indicado que o máximo solar seria em julho de 2025, com um número máximo de manchas solares de 115.

Também pode gostar

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    O que se passa com as ditas alterações climáticas tem a ver com a alteração do campo magnético da terra e da atividade solar. Simplesmente não nos contam as verdade.

    1. Avatar de António
      António

      É um dos factores, ninguém diz que nao. Nós nao podemos fazer nada (nem deviamos) para contrariar ou corrigir a alteracao do campo magnético ou o aumento ou diminuicao do campo magnético.
      Já contra a poluicao e destruicao excessiva do meio ambiente da qual nós dependemos para viver podemos e devemos de agir.
      Digamos hipoteticamente que nós nao temos influencia nas alteracoes climáticas. Um mundo menos poluído e mais “verde” nao é mais apelativo que o contrário?

  2. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    É cobrar o IDVAB (Imposts de Disponibilidade de Visualização de Auroras Boreais)

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Não dês ideias…

  3. Avatar de Castro
    Castro

    Eu olho para a foto da Figueira da Foz e não vejo qualquer aurora. O que se nota é a via láctea e o crepúsculo a Oeste

    1. Avatar de Biotico
      Biotico

      Pois, o problema é que na realidade aquele céu não é a oeste mas sim mais próximo de NNO (NNW).
      info: https://en.wikipedia.org/wiki/Points_of_the_compass#/media/File:Compass-rose-32-pt.svg

      O verdadeiro Oeste fica no lado esquerdo não visível da foto. Basta olhar para o ângulo da costa e olhar para um mapa para perceber logo isto.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        desculpa mas a fotografia não se limita a “olhar” apenas para um ângulo. O ângulo de visão é alargado e consegues ver no lado esquerdo da foto (que é basicamente oeste) o tom avermelhado do crepúsculo, apenas algo mascarado pelo brilho das luzes artificiais. Vê que a o foto teve um tempo de exposição de 15 segundos, e por isso é fácil captar a luz ténue dum crepúsculo distante.

      2. Avatar de Castro
        Castro

        até posso dizer mais. Aquilo tem todo o aspecto de ter sido tirado perto do Farol (o que aparece na foto), com a luz forte do lado direito a ser emitida pela iluminação de Quiaios.

    2. Avatar de Karlix
      Karlix

      Mais um especialista em astrologia, já foi esclarecido e confirmado que é uma aurora boreal.
      https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/posts/pfbid025c3qpJrR8kRqyKPbZwVYmE8eVxgJ84vhnszLLiAuhr4ZJzDRGj2pDW1gQFtUbmBNl

      1. Avatar de Castro
        Castro

        meu caro, eu não sei se houve ou não uma aurora boreal visível em Portugal.
        O que sei é que a foto apresentada não o consegue provar por si.
        Quanto ao posto do Facebook, se leres com atenção, nenhum especialista dá a certeza de que o que aparece na foto é uma aurora.

        1. Avatar de Karlix
          Karlix

          Estás a gozar? Na mesma publicação a senhora confirma que é uma aurora que supera o nível G3, que certamente será uma classificação entre os especialistas.

  4. Avatar de V
    V

    Olha-se para o título (O que se passa com a natureza?) e depois lê-se no texto que “Portanto, apesar de ser um evento raro, não é anormal que seja visto mais abaixo do que geralmente é.”

    Ainda se sabe muito pouco acerca do clima.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, não se passa nada de anormal, apesar de muitas pessoas terem sido surpreendidas com este fenómeno raro.

  5. Avatar de manuel
    manuel

    Wikipédia, a enciclopédia livre.
    O Polo Norte magnético é um ponto variável à superfície da Terra para o qual as linhas do campo magnético que envolvem o planeta terra apontam que, por mera convenção, localiza-se em algum ponto do hemisfério norte. Nesse sentido, polo norte magnético não deve ser confundido com o menos conhecido Polo norte geomagnético

  6. Avatar de honorato
    honorato

    eu não vejo nada disso, só chuva e nublado é o que vejo

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A culpa disto das auroras boreais é do Passos, do Bolsonaro ou do Trump.
    Ou, se calhar, dos três ao mesmo tempo..

  8. Avatar de Américo Maceiras Caetano
    Américo Maceiras Caetano

    Há cerca de 70 Anos atrás tambem houve Auroras Boreais, portantlo não é novidade. O ciclo da Nossa Mãe Terra Continua.