Ciência

China já lançou novos tripulantes para a sua estação espacial

3 Comentários

A China já deu os primeiros passos para garantir a sua própria estação espacial. Depois de, em junho, ter enviado os primeiros astronautas, agora, enviou uma segunda missão tripulada. Os três astronautas chegaram à estação assim que ela passou por cima deles.

Esta é mais uma ação que prova que a China está a garantir a expansão da sua presença no espaço.

China e o espaço


De acordo com os meios de comunicação estatais, os três astronautas – comummente apelidados de taikonautas, na China – já chegaram à sua nova estação espacial, a bordo da nave espacial Shenzhou-13. Esta viagem marcará a presença espacial da China, por se tratar da missão tripulada mais longa alguma vez executada pelo país.

A missão partiu do centro de lançamento Jiuquan, no noroeste da China, no deserto de Gobi, rumo a uma estadia de seis meses na estação espacial Tiangong, segundo a agência noticiosa Xinhua. A mesma fonte adiantou que a China Manned Space Agency garantiu que os astronautas estão em “boa forma”, e declarou que a chegada foi um sucesso.

A missão, que durará seis meses, levou ao espaço Zhai Zhigang, um antigo piloto de caça, de 55 anos, que realizou a primeira marcha espacial do país em 2008, a piloto militar Wang Yaping, de 41 anos, que é a primeira mulher a visitar a estação espacial depois de se ter tornado a segunda mulher da China no espaço, em 2013, e Ye Guangfu, piloto do People’s Liberation Army, de 41 anos.

Em setembro, a China recebeu os primeiros tripulantes, após três meses na estação espacial.

Os tripulantes da missão chinesa Wang Yaping, Zhai Zhigang e Ye Guangfu.
Wang Yaping, Zhai Zhigang e Ye Guangfu, tripulantes da missão chinesa até à estação espacial Tiangong.

De acordo com Chen Lan, um analista espacial independente da GoTaikonauts, a estação espacial está programada para “expandir os limites tecnológicos da China” e verificar a capacidade do sistema para uma maior duração da ocupação humana, e espera-se que funcione durante, pelo menos, 10 anos.

Não creio que seja um grande desafio, uma vez que as tecnologias da China são bastante maduras, embora tudo no espaço seja sempre desafiante.

Disse Lan.

A agência espacial chinesa está a planear um total de 11 missões até ao final do próximo ano, incluindo mais dois lançamentos tripulados para entregar dois módulos de laboratório.

 

China quer adicionar a mineração de criptomoedas à “lista negativa” de indústrias

Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Indumentária dos anos 60, era Apollo. Tão avançados numas coisas…

    1. Avatar de Jose Mendes
      Jose Mendes

      Ha um video mto bom sobre os fatos espaciais da NASA -> https://www.youtube.com/watch?v=_SZujgXkpKM
      E como os fatos actuais sao os msmos de ha 40 anos… Especialmente fatos para sair da ISS. Nao interessa se a indumentaria é antiga ou não…

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Os “fatos de guerra biológica” actuais são versões iguais ás dos anos 70… deixaram foi de usar botijas de mergulho e passaram a ter botijas próprias.