Ciência

Covid-19: Por cada 100 casos em Itália, Portugal terá sete, diz estudo

16 Comentários

Os números do boletim epidemiológico, revelados pela DGS, mostram que o crescimento dia a dia baixou hoje! Mas calma, isso não são propriamente boas notícias até porque as “contas” são a somar!

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) estima que, em média, por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, Portugal terá sete casos, apontando para um cenário grave em território nacional.

Covid-19: Por cada 100 casos em Itália, Portugal terá sete diz estudo


O estudo teve como base modelos matemáticos, que analisou dados dos outros países sobre a Covid-19, que permitem prever o que se irá passar em Portugal.

Carla Nunes,  investigadora e diretora da ENSP, revelou à Lusa que…

Esta previsão é muito fiável a um curto espaço de tempo, cerca de três a cinco dias. Passado esse tempo é muito difícil prever com exatidão.

Atualmente, a análise desses modelos diz-nos que todas as curvas, na fase em que nos encontramos e independentemente do país analisado, são exponenciais (ou similares), ou seja, têm uma evolução crescente acentuada. A curva portuguesa segue o mesmo trajeto, à sua escala, comparando com os períodos análogos dos outros países.

Analisando, por exemplo, o 17.º dia de todas as curvas sabemos que, por cada 100 casos em Itália, esperamos sete em Portugal, por cada 100 no Reino Unido estimamos 130 e por cada 100 em Espanha esperamos 30 novos casos em Portugal.

Covid-19: Por cada 100 casos em Itália, Portugal terá sete diz estudo

COVID-19 – Modelos Matemáticos têm uma capacidade de 95%…

Carla Nunes esclareceu que estes países foram escolhidos por serem os que matematicamente e culturalmente mais se adaptam à explicação da curva portuguesa, em diferentes escalas.

A investigadora refere ainda que….

Nós estamos no 17.º dia de curva, mas eles atualmente já estão no trigésimo, no quinquagésimo dia, portanto, eu consigo prever quantos casos novos o país vai ter, porque estes modelos matemáticos têm uma capacidade de 95% ou mais, o que é brutal.

A evidência diz-nos que baixando a taxa de contacto, baixamos a taxa de transmissão

Portugal introduziu uma nova medida na passada sexta-feira, a interrupção das escolas, que efetivamente começou na segunda-feira, mas serão necessários 14 dias, o período máximo de transmissão do vírus, para perceber o impacto da medida.

Dada a “história do vírus”, ainda não há tempo para saber se “a medida foi eficaz ou não”, salientou.

 

Autor: Pedro Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze Manuel
    Ze Manuel

    Gandas estudos!!! Até eu faço uma regra de 3 simples ….

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Isto está muito mau,mas muito mau mesmo. 😐

  3. Avatar de Ricardo Mendes
    Ricardo Mendes

    Entretanto actualizei o meu site de estatísticas com um gráfico que poderá ser mais interessante: numero de casos confirmados por milhões de habitantes com desfasamento de data quando atingiram pelo menos 1 ou mais habitantes infectados por milhões de habitantes.

    http://ricardomendes.synology.me/over100density.html

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Excelente gráfico,sim senhor. 🙂

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      A tendencia de portugal esta parecida com a italia com os meus dias de exposiçâo. estou errado?

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Parabéns, muito bom trabalho. Ontem tinha também andado a fazer umas simples tendencias no excel e deixo-te mais algumas ideias.
      – Mortes / Casos. Podemos ver que existe uma realidade muito diferente entre paises. Em italia é assustador, mas há paises bem piores. Nós até que estamos bem. A Alemanha está excelente.
      – Mortes / 1 Milhoes de pessoas

      Mais dia menos dia todos os paises terão percentualmente o mesmo numero de infectados. Falta saber o mais importante que é a mortalidade, porque na maioria dos restantes será “como” uma gripe.

    4. Avatar de Francisco Oliveira
      Francisco Oliveira

      Óptima partilha, obrigado! A informação é clara e facil de entender. Estes dados são actualizados em tempo real?

      1. Avatar de Ricardo Mendes
        Ricardo Mendes

        são em tempo real o tanto quanto possível. Há alguma latência da fonte (que é das mais rápidas) e latência de 10min para a minha aplicação actualizar.

  4. Avatar de Alguem
    Alguem

    “serão necessários 14 dias, o período máximo de transmissão do vírus, para perceber o impacto da medida”
    Mas isso é no máximo. A média é cerca de 5 dias, logo dever-se-à ver um maior impacto à volta de 5 dias depois das medidas entrarem em vigor.

  5. Avatar de Alguemestaamentir
    Alguemestaamentir

    Alguém me consegue explicar como é que a China tem 80K infectados e 70K recuperados e a Itália por exemplo tem 40K infectados e apenas 4K recuperados? Ou mesmo a Alemanha que tem 18K+ infectados e apenas 115 recuperados?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os primeiros casos relatados na China ocorreram em Dezembro. Têm uns meses de avanço nisto.
      De qualquer forma, e infelizmente, o cenário pela Europa será bem mais negro do que o que aconteceu na China.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Há duvidas?

      Muito simples: mentem

      Achas mesmo que também ontem tiveram zero casos?

    3. Avatar de eu
      eu

      Tens aqui: https://covid19info.live/mainlandchina/
      O 1º gráfico mostra a evolução do nº de recuperados e confirmados na china ao longo do tempo, e podemos ver que a situação lá já foi bem diferente.
      Já a itália ainda só está no início e ainda não conseguiram controlar a propagação.

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Na evolução diária de casos, alguém tem alguma ideia, sobre a descida de novos casos, de 194 para 143 e depois uma subida abrupta para 235?

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Os estudos, nao passam des estudos, todos nos estudamos uns mais que outros, mas sao estudos.

  8. Avatar de as73
    as73

    Na evolução N e % diária de novos caso terá de ser considerada em relação ao número de exames laboratoriais realizados… e de quem esses exames são (população geral, população de risco, pessoas que inventam sintomatologia só para poderem realizar o despiste, etc… existem várias variáveis de difícil controlo).
    E atenção que uma coisa é o N de colheitas diárias feitas nos diversos postos de colheita de zaragatoas, outra é o N de exames diariamente realizados em laboratório.
    Passados 10 dias do dia >100 casos temos 2060 casos. Mais 10 dias (2/abril) e poderemos ter cerca de 10.000 se a curva não aplanar.