Ciência

Há milhões de anos, nuvem de gás frio pode ter invadido o sistema solar e apagado o Sol

11 Comentários

O mundo está a lidar com os efeitos de um clima em aquecimento, mas há alguns milhares de anos, a Terra tinha o problema oposto. Durante a Época Pleistocénica, frequentemente designada por Idade do Gelo, a Terra esteve sujeita a numerosos períodos de expansão glaciar. Depois de várias teorias, há agora mais certezas que o problema foi interestelar. E se uma nuvem apagasse de novo o nosso Sol?

Ilustração da Terra depois do Sol ter deixado de a aquecer


Idade do gelo: será que podemos voltar a ter o planeta congelado?

Os cientistas propuseram numerosos mecanismos para a idade do gelo, incluindo a inclinação e rotação do planeta, erupções vulcânicas e tectónica de placas. Contudo, um novo estudo aponta para uma causa interestelar. Investigadores da Universidade de Boston e de Harvard afirmam que uma nuvem de gás frio pode ter invadido o sistema solar e apagado o Sol.

De acordo com a investigação, publicada esta semana na revista Nature Astronomy, existem provas de que a Faixa Local de Nuvens Frias pode ter passado pela nossa vizinhança há alguns milhões de anos.

Esta nuvem é composta principalmente por átomos de hidrogénio sobrearrefecidos e a sua extremidade posterior pode ter colidido com a heliosfera do Sol. A investigação afirma que esta interação teria perturbado profundamente o sistema solar, deixando a Terra fora da heliosfera.

A heliosfera é a região do espaço dominada pela radiação eletromagnética do Sol e pelo vento solar. Atualmente, a heliosfera estende-se até cerca de 100 UA (ou 100 vezes a distância entre a Terra e o Sol).

 

Última idade do gelo foi há 11 mil anos

A invasão de uma nuvem molecular fria poderia ter essencialmente encolhido a heliosfera para apenas 0,22 UA. A equipa, liderada por Merav Opher, da Universidade de Boston, utilizou um modelo digital do sistema solar para projetar a localização do Sol num passado distante.

A análise mostra que a Faixa Local de Nuvens Frias pode ter interagido com o Sol entre dois e três milhões de anos atrás, mesmo a tempo de a Época Pleistocénica começar há 2,6 milhões de anos.

Ilustração da Terra na Idade do Gelo

Este momento é suspeito, mas não significa que a nuvem gelada tenha sido a única causa da última idade do gelo, que terminou há cerca de 11.000 anos. A nuvem pode ter bloqueado a heliosfera entre séculos e um milhão de anos, sendo que este último período teria obviamente um impacto mais dramático no clima. No entanto, a investigação não se baseia apenas num modelo informático.

Há dados geológicos convincentes que sugerem que a heliosfera encolheu.

Ilustração da heliosfera depois de ser atingida por nuvens de gás frio interestelares, que terão apagado o Sol
Crédito: Merav Opher, Et Al / Nature Astronomy

A equipa concentrou-se neste período da história porque se alinha com um aumento do ferro-60 e do plutónio-244, isótopos que existem em maiores quantidades no espaço profundo.

Este sinal está presente em toda a Terra, bem como na Lua. O estudo refere ainda que, se esta análise estiver correta, futuras análises da geologia de Marte poderão descobrir os mesmos isótopos.

Esta nuvem esteve de facto no nosso passado, e se atravessámos algo tão maciço, estivemos expostos ao meio interestelar.

Disse Opher em declaração.

Este trabalho ainda está a decorrer. A equipa está agora a utilizar modelos para aproximar a localização do Sol há 7 milhões de anos, quando se verificou outro salto nos níveis de plutónio-244 e ferro-60. No entanto, a investigação poderá ter de esperar por mais dados do projeto Gaia da ESA, que está a trabalhar para criar o mapa mais preciso de sempre da galáxia.

Não sabemos qual o impacto que as nuvens interestelares geladas tiveram no clima passado da Terra, mas poderemos descobrir nos próximos anos.

Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Resumindo, ou morremos de calor, ou de frio.
    Conclusão, vamos morrer…

    1. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Prisoners of the damned
      Find another land
      Planet of the lost
      Land of fire and frost
      https://www.youtube.com/watch?v=DuGX188WmhY

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Só agora chegaste a essa conclusão ?

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Sim, não avisaste antecipadamente…

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Era preciso ?

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Morrer vamos, mas as probabilidades indicam cancro, AVC ou enfarte!

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Sim, isso me faz acreditar que há temperaturas muito abaixo do zero absoluto, talvez trilhões de negativos e também de positivos, trabalho maluco

  3. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Resumindo estes cientistas andaram a passear os livros quando andavam a estudar. Se fosse como eles pensam não estávamos aqui a comentar. Teoria da fossa 🙁

    1. Avatar de enfim
      enfim

      O Nirelle é que sabe. O Nirelle que estudou na universidade da vida com douturamento no Tiktok é que vai guiar a humanidade ao Futuro.
      Vê lá se entendes o que é uma Teoria, o processo da sua formulação e a aplicação do método cientifico.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Primeiro a teoria não consistência para que seja aplicável.
        O facto de existir mamutes, tigres dentes de sabre e rinocerontes lanudos nesta altura destrói a teoria.

        Já agora sou a favor do fim do Tiktok, facebook e instragram.

        1. Avatar de p_t
          p_t

          Explique melhor o seu raciocínio. Destrói como?