Ciência

Neuralink abriu as inscrições para os primeiros testes que vai realizar com seres humanos

9 Comentários

Depois de vários anos a prometer mudar como interagimos, a Neuralink parece estar pronta para dar um dos passos mais importantes no seu caminho. Tem finalmente a aprovação para realizar testes em seres humanos e por isso abriu agora as inscrições para esta situação.

Neuralink testes humanos Elon Musk interface


Já por diversas vezes Elon Musk mostrou como poderá ser o futuro da interação entre o homem e as máquinas. A forma de abrir esse caminho será através da sua empresa, Neuralink, que criou os sensores e a interface necessária para dar esse passo.

Agora, e com a autorização necessária para os primeiros ensaios clínicos, a Neuralink quer garantir os primeiros voluntários. Para isso abriu as inscrições e procura pessoas com tetraplegia causada por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Neuralink testes humanos Elon Musk interface

Este será um ensaio inovador de um dispositivo médico experimental para interface cérebro-computador sem fio (BCI) implantável da Neuralink. Avaliará a segurança de implante (N1) e o robô cirúrgico (R1) e avaliará a funcionalidade inicial do BCI para permitir que pessoas com paralisia controlem dispositivos externos com o pensamento.

Durante o estudo, o robô R1 será usado para colocar cirurgicamente os fios ultra finos e flexíveis do implante N1 numa região do cérebro que controla a intenção do movimento. Uma vez instalado, o implante N1 ficará esteticamente invisível, destinando-se a registar e transmitir sinais cerebrais sem fio para uma aplicação que descodifica a intenção de movimento. O objetivo inicial do BCI é conceder às pessoas a capacidade de controlar um cursor ou teclado de computador usando apenas os pensamentos.

Neuralink testes humanos Elon Musk interface

O estudo PRIME (Precise Robotically Implanted Brain-Computer Interface) está a ser conduzido sob a isenção de dispositivo experimental (IDE) concedida pela FDA em maio de 2023. Representa um passo importante na missão de criar uma interface cerebral generalizada para restaurar a autonomia de todos com necessidades médicas.

Este primeiro passo mostra como a Neuralik está próxima de atingir um ponto de maturidade importante. Fica assim aberta a porta à criação de uma interface que ligará o homem às máquinas, algo que Elon Musk quer oferecer à humanidade há alguns anos.

Também pode gostar

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Someone
    Someone

    Não consigo confiar em empresas de Elon Musk…
    Respeito quem queira se voluntariar…mas a mim não me apanham de certeza…

    1. Avatar de telio
      telio

      Sim , se estivesses numa condição dessas , estou certo que te entregavas a uma empresa Chinesa …

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Experimenta ser tetraplégico durante 10 anos sempre a depender de outros só a mexer os olhos e depois logo respondes a essa pergunta

    3. Avatar de mikado
      mikado

      Eu também não confio e tenho a certeza que depois vão cobrar uma subscrição tal como o Starlink.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Uau comparar o starlink com isto ahahha parece que todos os serviços de internet não sao assim ahah

  2. Avatar de Solamento
    Solamento

    Estou doido para que meu coracao de bater e nao viver mais nesse mundo de hospicio ligado as maquinas e cada vez menos privacidade. Obvio que nao é normal isso, quem deveria ser o primeiro cobaia (macaco da foto) para fazer isso, era o proprio Musk. Se ele acredita tanto nisso, ele mesmo devia implantar nele. Depois de varios macacos sendo torturados e mortos, pertubados mentalmente por causa disso, provavel que nao deva ser bom mesmo

    1. Avatar de Parlar
      Parlar

      Não percebi nada que disseste…

      1. Avatar de Tété
        Tété

        É dos implantes…

  3. Avatar de Tricas
    Tricas

    A caixa de pandora a ser aberta!

    Já vi o médico que os primeiros neurônios a referir que está uma startUp por detrás desse experimento e que até já estavam a realizar ensaios e deu a sua opinião, ele referiu que sabia de um caso em que tinha ocorrido infeção, mas mesmo assim a empresa responsável pelos testes não parou, resumindo que a ciencia tem que ter ética e os médicos devem honrar o que juraram defender. Referiu inclusive que esse implante é para durar por um tempo que não deverá ultrapassar os 10 anos e frisou como fazer a seguir?

    Será que a evolução humana passa por destruir o livre arbítrio da pessoa transformando-a em uma máquina que com o evoluir do tempo poderá deixar de agir e reagir de acordo com o que por via informático seja programado?

    Se é para melhorar a qualidade de vida de alguns pacientes em estado desumano, tudo bem, mas antes também deveriam informar os risco e a longevidade que este procedimento vai aguentar ou existir, pois quando falhar o provável é que o paciente morra.