Ciência · Planeta

Será que é desta que a NASA consegue? Vai tentar lançar agora a missão Artemis 1

4 Comentários

A NASA quer voltar a pisar a Lua e assim retomar os seus planos para explorar o nosso satélite natural. Os planos estão definidos e o momento para serem iniciados estão já atrasados face ao que era a ideia original.

Tudo vai começar com a missão Artemis 1, que irá testar todos os elementos necessários, ainda sem a presença de qualquer astronauta. Depois de vários problemas, tudo aponta para que seja hoje que esta missão vai rumar à Lua e assim dar início a este projeto gigantesco. Assim, assista aqui a mais um momento único na história da humanidade.

Artemis 1 NASA Lua Orion Homem


A NASA vai tentar novamente

Foram já várias as vezes que a missão Artemis 1 esteve na plataforma de lançamento para rumar ao espaço. Em todas estas vezes existiram problemas associados ao tempo, que obrigaram a adiar o lançamento deste conjunto que será capaz de levar o Homem até à Lua.

A NASA vai tentar novamente um lançamento com sucesso, tendo já iniciado a contagem rumo a esse momento. Tudo deverá acontecer esta madrugada, perto das 6 da manhã (6:04 UTC), mas com a transmissão de todos os momentos de preparação a ter lugar antes.

[field name=iframe1]

(O lançamento da Artemis 1 acontece a 03:17:00)

Missão Artemis 1 vai rumar à Lua

O programa Artemis quer devolver o Homem à Lua durante a década atual. Antes deste passo gigante, a missão Artemis I terá de abrir caminho até ao satélite natural da Terra. O objetivo desta missão é levar uma cápsula Orion, não tripulada, para a órbita da Lua e avaliar todo o processo.

A viagem atual terá uma duração de 25 dias e irá orbitar a Lua, sendo depois seguida por uma tripulada, com o objetivo de também orbitar nosso satélite. A alunagem chegará com a missão Artemis III, algo que se espera vir a acontecer durante a segunda metade da década atual.

Artemis 1 NASA Lua Orion Homem

Mais do que a cápsula Orion neste voo

A Artemis I não será a única missão a bordo do enorme SLS. O lançamento servirá para colocar em órbita uma dezena de cubesats, missões secundárias como o BioSentinel, a primeira experiência de biologia no espaço profundo, que estudará os efeitos da radiação em seres vivos.

Está assim aberta a porta para que a Artemis 1 rume à Lua e que mostre que todo o trabalho realizado nos últimos anos pela NASA e os seus parceiros. Depois de vários problemas, a janela é a ideal e tudo estará pronto para este voo único.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cesar russo
    Cesar russo

    Com tantos “ensaios” e preliminares, e esta missão de reconhecimento. Parece que NUNCA FORAM à Lua.
    Como podemos acreditar que há 42 anos atrás (com tecnologia atrasada) lá foram?
    Agora em pleno século 21 (ano 2023) andam com tantos preliminares e “pezinhos-de-lã”.
    Oh diabo….

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      O budget de antigamente foi o budget foi reduzido imenso, e não havia qualquer justificação para continuarem tanto com os Saturn5 como com os Space Shutle como tal, foram descontinuados.

      Não deves ver muitos aviões transatlanticos da decada de 60 pois não? porque não continuam a usalos, e se for por serem velhos porque nao usam simplesmente a mesma tecnologia? ou tÊm pezinhos-de-la?

      A tecnologia evolui, as medidas de segurança evoluiram, a ambição cresceu, é perfeitamente natural andarem com cuidado.

    2. Avatar de Saiyajin
      Saiyajin

      Não sabes se eles estão a testar algum modelo de foguetão elétrico! Demora a desenvolver a solução.

  2. Avatar de JS
    JS

    Cheira-me que isto vai rebentar, para voltar a meter medo às viagens espaciais