Ciência

“The Most Beautiful Sound”: pacientes ouvem o som de células cancerígenas a serem mortas

7 Comentários

Atualmente, espera-se que uma em cada três pessoas seja diagnosticada com cancro durante a sua vida. No sentido de apoiar os doentes na sua jornada, foi revelado o primeiro som audível de células cancerígenas a serem destruídas, utilizando uma tecnologia pioneira. Já ouviu o “The Most Beautiful Sound”?

Paciente a ouvir o som de células cancerígenas a serem mortas


Para apoiar os doentes durante a sua jornada de tratamento, a Grey Health pensou numa forma de os pacientes com cancro compreenderem como a sua medicação ou quimioterapia pode ter um impacto direto nas células cancerígenas.

Numa parceria com investigadores da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital, a equipa conseguiu isolar o som das células cancerígenas da mama e do pulmão no momento exato da morte celular, resultando o “The Most Beautiful Sound“.

O som foi partilhado, pela primeira vez, na Reunião Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO) de 2023, onde os participantes da conferência puderam experimentá-lo, por via de uma estação de audição imersiva.

De acordo com Kristen Neese, diretora de Marketing e Comunicações da ASCO, o som “pode ser compreendido em qualquer língua e experimentado em todas as geografias e culturas”.

Além do som, puderam ainda ver um vídeo, produzido pela Hogarth, que compila as reações dos doentes.

Segundo Conor Evans, professor associado do Wellman Center for Photomedicine da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital, “tal como todas as células, existe um movimento e uma vibração inerentes às células cancerígenas”.

O que é verdadeiramente empolgante nesta ideia é a capacidade de dar a algo invisível uma perspetiva real que pode ser verdadeiramente poderosa para os doentes durante o seu percurso oncológico.

Conforme partilhou, Kristen Neese acredita que o som das células cancerígenas a morrerem “pode inspirar esperança e resiliência entre as pessoas que vivem com cancro e os seus prestadores de cuidados, unindo-nos na nossa luta para vencer a doença”.

The Most Beautiful Sound

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LM
    LM

    Era bom que houvesse um som capaz de prevenir ou destruir células cancerígenas.
    E se certo tipo de som estiver a gerar a predisposição ao cancro ou a gerar cancro?

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Os budistas dizem que existe.Mas como não sou budista não sei.

  2. Avatar de Roseanne Laurence
    Roseanne Laurence

    E o som que se houve é mesmo só das células cancerígenas a morrerem, ou é também o das células saudáveis que também são mortas/afectadas pela quimioterapia? Como se sabe, o grande problema com a quimio é que mata não só o cancro, mas também células saudáveis, daí o causar tantos danos colaterais e tanto prejuízo à saúde geral dos doentes…

  3. Avatar de mail
    mail

    E anda aí um maluco que se apresenta como especialista em tudo “believe me no one knows better than me” que quer parar com a investigação e desenvolvimento na área das doenças oncológicas. Pois, é até um dos filhos desenvolver uma doença desse gênero e veremos a quem vai recorrer se a medicina ou se ao maluco do xamã. Faz lembrar o outro maluco que é contra as vacinas mas afinal tem os filhos todos vacinados

    1. Avatar de Joseon
      Joseon

      Informe-se. Um xamã só trabalha com espíritos, não trata nem cura doenças. O seu trabalho é levar as almas perdidas para o submundo. Utiliza sal, feijões vermelhos, faz rituais e vende talismãs. Eles andam aí…

  4. Avatar de João
    João

    E talvez o som das células saudáveis a serem destruídas… A cura definitiva para o cancro não interessa economicamente aos grandes laboratórios farmacêuticos. Será descoberta um dia, aleatoriamente fora do contexto farmacêutico e já há avanços nesse sentido.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      “espera-se que uma em cada três pessoas seja diagnosticada com cancro durante a sua vida”

      Acredito que há muito dinheiro a ser feito com a prevenção. Aliás, acho até que para a industria farmacêutica é mais lucrativa a prevenção que o tratamento.

      É apenas a minha opinião, posso estar errado como é óbvio.