Ciência

“Vamos diretamente para Marte; a Lua é uma distração”, diz Musk. Em que ficamos?

38 Comentários

Dono de grandes empresas, é por via delas que Elon Musk dá cartas em várias indústrias, especialmente na automóvel e espacial. Aliás, a exploração do espaço está na mira do empresário, que vê muito potencial em Marte.

Colonizar Marte


O agora X é a plataforma de eleição de Elon Musk para a partilha de opiniões. De facto, o empresário é um utilizador verdadeiramente ativo, lançando farpas e opiniões, com frequência, em várias direções.

Apesar de os seus objetivos espaciais serem, em parte, conhecidos, Elon Musk não tem o hábito de direcionar críticas à NASA ou aos seus objetivos além da Terra.

Curiosamente, a SpaceX tem contratos multimilionários com a agência para construir um Human Landing System como parte do Programa Artemis, e para fornecer alimentos, carga e outros serviços logísticos a um Portal Lunar planeado para a órbita da Lua.

Elon Musk e Donald Trump

Ainda que não fosse até então comum, nos últimos dias, o empresário começou a expor publicamente alguns dos seus pensamentos relativamente à abordagem espacial dos Estados Unidos, conforme nota Eric Berger, jornalista espacial da Ars Technica, num artigo.

Isto poderia ser irrelevante, caso Elon Musk não tivesse, entretanto, assumido em papel importante na política americana, enquanto conselheiro do Presidente eleito. Recorde-se que o dono da Tesla foi escolhido, por Donald Trump, para coliderar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos.

 

Musk não vê a exploração espacial com a lente da NASA

No dia de Natal, por exemplo, Musk escreveu no X: “A arquitetura Artemis é extremamente ineficiente, uma vez que é um programa que maximiza os empregos e não um programa que maximiza os resultados. É necessário algo completamente novo”.

Posteriormente, acrescentou o seguinte: “Não, vamos diretamente para Marte. A Lua é uma distração”.

Simulação de seres humanos em Marte

Estas declarações contradizem os planos da NASA de enviar uma série de missões humanas para a Lua, no final desta década, e estabelecer uma base de operações sustentável com o Programa Artemis.

Na perspetiva do jornalista, tendo por base conversas com pessoas envolvidas no desenvolvimento de políticas espaciais para a administração de Trump, é provável que o Programa Artemis não desapareça.

Aliás, apesar de o Programa Artemis poder ser, de facto, ineficiente, foi a primeira administração de Trump que o criou, há cerca de cinco anos.

Contudo, também, Trump pressionou no sentido de mudanças mais significativas, incluindo uma “grande correção no caminho” da NASA.

Apelo à NASA para adotar novas políticas e uma nova mentalidade. Se os nossos contratados atuais não podem cumprir esse objetivo, então encontraremos aqueles que o farão.

Disse o então vice-presidente Mike Pence, em maio de 2019.

Missão Artemis da NASA

Na altura, a NASA resistiu a esta mudança durante a administração de Trump. Contudo, desta vez, é provável que a pressão para a mudança seja mais forte, especialmente com elementos-chave da arquitetura da agência a serem ultrapassados por foguetões desenvolvidos por empresas privadas, como a Starship da SpaceX.

Ora, com Elon Musk a ter uma voz e considerando as suas últimas partilhas, é possível que a NASA adote um plano a dois níveis, pensando na Lua, mas em Marte, também.

Eu nasci depois da aterragem na Lua; os meus filhos nasceram depois do último lançamento do shuttle espacial. Com o apoio do Presidente Trump, posso prometer-vos isto: nunca mais perderemos a nossa capacidade de viajar para as estrelas e nunca nos contentaremos com o segundo lugar.

Vamos inspirar as crianças, as vossas e as minhas, a olhar para cima e a sonhar com o que é possível. Os americanos andarão na Lua e em Marte e, ao fazê-lo, tornaremos a vida melhor aqui na Terra.

Escreveu Jared Isaacman, nomeado por Donald Trump para suceder a Bill Nelson, que encabeça a NASA desde 2021.

 

Leia também:

Donald Trump nomeia Elon Musk para liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental

 

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Mas o que é que ele tem a ver com a NASA? A opinião dele sempre foi Marte a NASA é que quer ir à lua e lançou um concurso para aterrar humanos na lua concurso que a Spacex ganhou por ter a nave com a melhor arquitectura portanto ainda melhor para a spacex este dinheiro dá para financiar a ida a Marte.
    De qualquer da formas a Spacex vai precisar da NASA para ir a Marte duvido muito que construam a base toda de raiz por eles mesmo a NASA tem muito mais experiência nessa vertente

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Musk vai terraformar Marte em 6 dias e ao 7o descansa

      1. Avatar de Fernanda Maria Pereira Ramos Raposo
        Fernanda Maria Pereira Ramos Raposo

        Deveriam antes da ida ao espaço terminar com a gierra e a fome aqui no planeta ,eu sei que é repetitivo mas esse é o caminho….não é dar dinheiro..é sempre desviado…é ir lá a África etc etc etc e gazer acontecer com hospitais equipados com novas tecnologias de apoio a saude ….construção de escolas ..envio de engenheiros para fazer furos de água..rtc etc…

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      A spacex só existe devido a esse dinheiro, e mesmo assim já devia ter aterrado na lua este ano.
      pior ainda é que vai ser necessário mais de 20 abastecimentos pra conseguirem chegar a lua, quando a nasa faz isso só de uma vez. Por isso algo me diz que vai ser um fiasco…

    3. Avatar de Naodou
      Naodou

      Ano 2024 e não este ano..

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O problema, da SpaceX, é o anunciar “Starship para 100 passageiros, que demora 46 dias a aterrar, em Marte, em 2024” (anúncio feito em 2018. Ainda hoje, andam a testa uma mini-starship, que 99% do uso, será para lançar os 100 milhões de Starlink 3.0 e 3.3, que a empresa precisa, de ter, em órbita, assim como substituir 60000 a 130000, anualmente.
      E o outro lado, é que o Musk quer a “starship”, para fazer voos, sub-orbitais, entre Florida-Londres-Pequim-Sydney, que demoram 40 a 90 minutos.
      Para servir de posto de alunagem, ainda falta muita coisa. Desde o suporte de vida, até à capacidade de carga. É aí que andam a testar, como fizeram com a banana, pois já tinham 2 voos, que a Starship ficou 12 a 27km abaixo da órbita que esperavam, devido ao atrito.

  2. Avatar de Conímbriga
    Conímbriga

    Alguém mande o Musk para Marte e fica resolvido. Façam esse favor!

    1. Avatar de Artilheiro
  3. Avatar de Alberto
    Alberto

    Concordo. Mas, esse sr. até podia ficar por lá. Pode ser um dos mais ricos em dinheiro, mas será de pensamento?
    Tanta gente a passar fome, guerras absurdas e este tipo e não só com extravagâncias mentais.

    1. Avatar de Lc
      Lc

      Por norma o dinheiro não resolve a fome caro amigo. Infelizmente.

      Porque não ser possível efetivamente não ter fome nem guerra é poder explorar o espaço!

      Percebi claramente o seu pensamento, mas se assim fosse com os nosso antepassados, ainda hoje, nao conhecíamos o caminho martírio, não haveria avião…

      As coisas devem de acontecer paralelamente.

      Mas de facto guerra e fome deviria desaparecer para sempre !

      Bem haja a todos.

      E grato por todos expressarem as opiniões!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Maior extravagância mental que a esquerda com a teoria da fome?

      1. Avatar de Luís+C::
        Luís+C::

        AH POIS!!! Essa é a verdade!

        Não sendo arrogante pois existe em muitos casos lamentavelmente, mas a fome só existe para ganhar votos!

        Penso até que foi o Musk que pediu à ONU para enviar a fatura para acabar com a fome, ele pagaria no momento, apenas teriam de fundamentar e justificar todo o processo! (pode ser apenas uma mentira contada várias vezes)

        Até hoje, nada foi enviado!

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Ele já se ofereceu para resolver a crise da fome, mas exigiu relatório a quem exige como tu o dinheiro dele para acabar a fome, sabes o que aconteceu? Disseram que afinal já não estavam interessados. Tu sabes lá o antro de corrupção com esses dinheiros

    4. Avatar de Inculto
      Inculto

      Qualquer português que lá chegue em primeiro lugar fica a ser o mais rico de Marte… Ir pelo Google Earth não conta…

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Eu já contribuía com 2 euros para ires hoje.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Vamos diretamente para Marte; a Lua é uma distração…”

    E em 2035 vão dizer:
    Vamos diretamente para Júpiter; Marte é uma distração!
    E nunca vão a lado nenhum!

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Eles vão onde quem manda no planeta deixar… E eu sou um inculto…

  6. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Vontades muitos promissoras. Ainda bem. Ele canaliza muito ódio, vai canalizar mais , mas tem contribuido para o debate, e para muita consciencia de problemas que andam adormecidos. E porque não uma estação espacial mais afastada da terra com grandes porporções para servir de Porto espacial?

    1. Avatar de Eládio Clímaco
      Eládio Clímaco

      “Ele canaliza muito ódio, vai canalizar mais , mas tem contribuido para o debate, e para muita consciencia de problemas que andam adormecidos.”

      Contribuir para o debate não implica canalizar ódio. É um indivíduo (infelizmente) perigoso mas a diferença deste para muitos outros (com poder e demasiado dinheiro e influência) é que este é estúpido o suficiente para o ser às claras.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Ele Canaliza muito ódio mas contra ele. Eu sei que não gostas dele. Eu gosto. Tenho as minhas razões. Muitas pessoas não percebem o que ele quer. Não vou explicar. Se calhar também não sei. Mas respeito a liberdade de expressão, e com ela que tenhas direito á tua opinião. Que ele também o faz

        1. Avatar de Eládio Clímaco
          Eládio Clímaco

          Contra ele?? Tens a certeza disso? E o “absolutista da liberdade de expressão” encontra o seu expoente máximo na sua plataforma, onde bloqueia quem não gosta. Exato, a tal “liberdade de expressão”.

          A minha opinião vale o mesmo que uma beata molhada na chuva, nada, zero. A dele nem por isso, visto que chega a milhões de pessoas. É um pouco diferente.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Não devias saber como era o twitter antes dele o comprar. Eram milhares de pessoas conservadoras em shadow box. O algoritmo era uma coisa hedionda. A minha opinião tambem não vale nada Eládio. Ele tem um objectivo, eu acho que ele até tem varios, penso que nenhum é maligno. Mas isto é a minha opinião. Quem mexe nos problemas, vai apanhar sempre por tabela, mas sempre. Por isso é mais comodo a qualquer ser humano deixar os problemas enterrados para sempre.

    2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      +1

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A NASA já planeou a Gateway 1 (em órbita lunar), Gateway 2 (órbita de Vénus) e a Gateway 3 (órbita solar, meio caminho entre Terra e Marte).
      Nada ao estilo Star Trek. Como disse o La Forge: “Demoram 30 anos para ter a estação pronta, foi destruída, em 2 segundos.”
      Ainda estamos a 2 milénios de fazer algo assim.

  7. Avatar de Eládio Clímaco
    Eládio Clímaco

    Podia era ir já hoje para Vénus de calções e T-shirt

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim. Fui ver a metereologia de Vénus para o dia de hoje e está quentinho.

      Segundo o IMGdV, a temperatura em Vénus está extremamente elevada devido ao efeito de estufa descontrolado na sua atmosfera, que é composta principalmente por dióxido de carbono. A temperatura média na superfície de Vénus ronda os 464 °C. Está bom para a praia e está uma temperatura suficiente para derreter chumbo!

      E logo à noite? Bom, esta temperatura mantém-se quase constante em todo o planeta, tanto de dia como de noite, e mesmo nos polos, devido à densidade da sua atmosfera, que redistribui o calor de forma muito eficiente.

      Boa praia!

      1. Avatar de Eládio Clímaco
        Eládio Clímaco

        Eu sei, também fui ver meteorologia. Amanhã está parecido, mas se não for hoje que vá brevemente. Para lhe passar a palidez e outras maleitas. E faz bem aos ossos também…

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        A 80km de altitude, a uma velocidade média de 4200kmh, a temperatura média de 25 graus, baixando para 15, durante a passagem por trás de Vénus, além de possuir O2 e H20, muito próximos dos 3km, da atmosfera terrestre. O que permitiria respirar, com uma simples máscara cirúrgica. Depois há o problema dos UVA e UVB, que lá são piores que os nossos, só na parte protegida, pelo planeta, seria aconselhável andar, sem protecção.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exato. Até já se “teorizou” criar cidades “nas nuvens” onde era possível habitar. Há um artigo porreiro sobre isso aqui no pplware.

  8. Avatar de rjlopes
    rjlopes

    Um dos componentes do programa Artemis é a estação espacial Lunar Gateway, que seria um primeiro passo para uma estrutura desse tipo.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_Gateway

  9. Avatar de paulo
    paulo

    o ser humano nao consegue sobreviver naquelas condicoes ! gravidade diferente sem lua e outro ! nunca aguentariamos muito tempo por la! as consequencias seram inevitaveis !! isso de ir para marte é fantasia!

  10. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    O Musk que vá para lá… e não volte! E pode levar mais alguns com ele. Estão a poluir de mais neste planeta.

  11. Avatar de PJA
    PJA

    Bem é assim, se fosse outra pessoa eu nem ligava, mas sendo Musk. A viagem a Marte numa missão de 2 anos é actualmente tecnicamente impossível, e ele sabe disso perfeitamente, por isso.

  12. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Eu vejo uma colónia humana em Marte ou em qualquer outro planeta quando a humanidade desenvolver a robótica a um ponto dela nos conseguir preparar as condições para lá vivemos com o mínimo de condições. Antes disso, não acredito nisso.