Eventos

Maker Faire: Entrevista a Aldric Négrier do Projecto 3D PRINTED

2 Comentários

A poucos dias de começar a Maker Faire tudo se prepara para três dias de emoção e de conhecimento.

A totalidade dos projectos prometem se inovadores e diferentes. Dando continuidade à cobertura que o Pplware tem dado a este super evento, hoje vamos falar com Aldric Négrier, que traz para a Maker Faire vários dos seus projectos.

aldric_1


O Aldric Négrier vive em Faro e o que o move são ideias originais e inovação, gosta de construir projectos e trabalhar nos seus designs, mecânica, electrónica e software. O Aldric é um Engenheiro em Electrónica e Telecomunicações licenciado na Universidade do Algarve.

Pplware:

1 – Que projectos vais levar à Maker Faire

Aldric Négrier:

Para a Maker faire vou levar 6 projectos opensource, nomeadamente:

A 3D printed syringe pump rackhttp://www.instructables.com/id/3D-Printed-Syringe-Pump-Rack/

Que são um conjunto de 5 seringas automatizadas maioritariamente impressas em 3D. Cada seringa tem um motor de passo e um Arduino, bem como um sistema de guia e transmissão de alta precisão.

Estes sistemas são normalmente utilizados em laboratórios, para realizar experiências com fluidos, hospitais para administrar controladamente medicamentos a pacientes, entre outras aplicações.

O projeto ganhou o sprout contest e o 3D printing contes do insctructables, amealhando prémios no valor superior a 2000USD.

Autonomus and voice controlled 3D scanning righttp://www.instructables.com/id/Autonomous-Voice-Controlled-3D-Scanning-Rig/

Que consiste numa plataforma rotativa que permite rodar uma pessoa em torno de si mesma, com o objectivo de facilitar o scan 3D da mesma.A plataforma foi feita utilizando uma CNC e contem pecas em 3D. A plataforma pode ser controlada por voz ou autonomamente utilizando um sensor de distancia, e suporta uma pessoa com até 120Kg.

Mega Prusa i3http://www.instructables.com/id/Mega-Prusa-i3-Rework-8-x-Build-Volume/

A mega prusa é uma scale up da famosa impressora Prusa i3, permite 8 vezes o volume de impressão. Este projeto foi um dos vencedores do  CNC challange nos instructables e já existem imensas réplicas espalhadas pelo mundo fora.

BuildersBot CNC 3D printerhttp://www.instructables.com/id/Arduino-Controlled-CNC-3D-Printer/

Também vencedora de 2 prémios nos instructables a Buildersbot foi a primeira publicação que eu tenha conhecimento de uma CNC/3D Printer híbrida controlada via Arduino.

Actualmente com 438000 visualizações nos instructables, existem imensas pessoas pelo mundo fora que já a replicaram. Esteve presente no maker fair do ano passado.

BIGLID (Big LED interactive Display em parceria com Luis Carlos e Ricardo Alves)

Matriz de leds interactiva, equipada com um sensor kinect, que permite aos utilizadores interagirem em tempo real com o display. Este projeto foi feito em parceria com o Ricardo Alves e o Luis Sousa.

Vulcanus MAX 30 e a Vulcanus MAX 40, são duas impressoras 3d exclusivas da reprapalgarve, que estarão brevemente disponíveis nos instructables para qualquer pessoa replicar.

As V MAX são uma versão scale up da impressora 3D Vulcanus V1 com algumas melhorias significativas.
aldric_2
Pplware:

2 – Que tecnologias usas para construir todos os projectos?

Aldric Négrier:

Normalmente gosto de trabalhar em projectos multidisciplinares, começando pelo desenho em CAD depois passando para a mecânica, electrónica e finalmente a programação.

Utilizo bastante o Arduino, impressoras 3D, maquinas CNC, e diversas ferramentas mecânicas.

Pplware:

3 – Quais os maiores desafios para criares cada projecto?

Aldric  Négrier:

Por ordem, os maiores desafios são o tempo disponível para os projectos, os recursos financeiros e finalmente o acesso a matérias e ferramentas (maquinas especializadas) para determinadas tarefas.

Por estes motivos, tento sempre criar projectos com potencial comercial, com o objectivo de poder financiar os projectos futuros.
aldric_3
Pplware:

4 – Que projectos tem potencial para ser lançados para o mercado?

Aldric  Négrier:

Dos projectos todos a maior parte deles tem potencial para serem lançados no mercado.

Pplware:

5 – Embora todos os projectos sejam totalmente open source, existe alguma preocupação quanto à propriedade intelectual dos teus projectos?

Aldric  Négrier:

O sistema de patentes eh um conceito bastante antigo, garante a exclusividade de comercialização da tecnologia ao/aos inventor/es durante algumas décadas. Se aprovada este/s tem o poder de excluir comercialização da tecnologia a toda a população do mundo, em prole dos seus próprios interesses, que na minha opinião reflecte falta de compaixão para com os outros e que normalmente também implica um travão no desenvolvimento e contribuições inovadoras de terceiros na área.

É sempre um desafio comercializar tecnologia opensource por causa da concorrência, no entanto desta maneira ganham todos um pouco, em vez da riqueza ficar concentrada na mão dos inventores. Isto é muito importante num planeta onde os recursos são finitos e a maior parte da população vive na pobreza extrema.  Daqui a 100 anos nenhum de nos vai cá estar e as patentes criam sofrimento desnecessário a todos os que não as tem.

O opensource tem o potencial de destruir riqueza para varias pessoas, ao contrario das patentes, por esse motivo eu coloco os meus projectos online totalmente abertos.

Aldric Négrier e os seus projectos vão estar na Maker Faire para que todos os possam conhecer e experimentar, mostrando o que é o espírito Maker e o que se pode fazer com boas ideias e muita vontade.

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Costa
    Daniel Costa

    Tive o prazer de o conhecer na última Maker Faire, é um grande inventor com um enorme potencial, tinha lugar numa empresa qualquer de topo, espero que seja bem sucedido no futuro como tem sido até agora. 🙂

  2. Avatar de Fernando
    Fernando

    Procurem na Amazon pelo livro “A verdade sobre as impressoras 3D” Recomendo para quem quer ter uma boa ideia do que essas impressoras realmente são capazes de fazer, pois a mídia muitas vezes distorce as coisas. É para iniciantes, se vc já tem entendimento ou experiência na área de impressoras 3D este livro NÃO lhe será útil.