Gadgets · Hardware

A realidade do ATI Eyefinity na HD 5870

26 Comentários

Foi fotografada a placa gráfica da ATI da família Evergreen que agora, finalmente, apresenta a interface para dar uso à tecnologia ATI Eyefinity. Tem o dobro da memória do primeiro Cypress XT, a HD 5870, estando já preenchida com chips de memória a face do PCB oposta à do GPU, agora portanto com 2GB de memória GDDR5.

ATI_HD5870_6DP_13 [425px]

Falado e aprofundado aqui pela primeira vez neste artigo, o ATI Eyefinity pode agora ser usado graças à nova interface desta placa gráfica em particular.

ATI_HD5870_6DP_1 [425px]Comparação entre a HD 5870 2GB 6DP (abaixo) e o modelo standard (acima)

Tem o mesmo dissipador que o primeiro modelo standard, já aqui analisado no Peopleware, e a principal diferença reside no backplate que agora, em vez das saídas DVI, HDMI e DisplayPort, contém 6 saídas Mini-DisplayPort.

ATI_HD5870_6DP_5 [425px]Comparação entre a HD 5870 2GB 6DP (acima) e o modelo standard (abaixo)

Existe também agora 2GB de memória, como já foi dito, e em vez das duas fichas de alimentação normais PCI-E de 6 pinos, existe uma de 6 e outra de 8 pinos, facto que já podia ser previsto no modelo que analisámos, dada já a existência do sítio para ligação do 7º e 8º pinos dessa ligação no PCB.

ATI_HD5870_6DP_3 [425px]Comparação entre a HD 5870 2GB 6DP (abaixo) e o modelo standard (acima)

Esta alteração na alimentação deve-se provavelmente à energia adicional agora necessária ao suporte tanto das 6 ligações Mini-DisplayPort como da memória extra em relação ao primeiro modelo.

ATI_HD5870_6DP_4 [425px]

As velocidades de relógio mantém-se nos valores de referência.

Não foram revelados preços mas, mesmo que sejam acessíveis, não será “qualquer um” que irá tirar partido e que necessitará desta tecnologia. Sim, é bonito e bastante útil para grandes eventos ou zonas comerciais, mas não para ter em casa com 6 monitores a “sugar” energia.

As formas possíveis de ligação dos monitores estão representadas na imagem seguinte.

ATI_HD5870_6DP_7 [425px]Fonte (imagens): pcpop.com

Autor: Hugo Cura
Partilhar:
Tags:
Também pode gostar

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zylor

    Já vi uma review desta gráfica e espantei-me.. é 50% mais veloz que a actual 4870!
    Jasus!!!

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      À medida que saírem novos drivers ainda será melhor, o mesmo aconteceu com a minha 4850 quando saiu…
      🙂

  2. Avatar de A friend
    A friend

    Continuo a achar um desperdicio de dinheiro em tanto monitor e nem dá gozo jogar algo com as separações entre eles…

    Mais vale investir num Mega LCD Full HD que concerteza fica ao mesmo preço que 6 monitores 🙂

    De resto é uma boa placa, embora prefira ainda as placas nVidia, não deixo de ter olho nestas placas da ATI que são muito boas.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      sim concordo ou então um profector HD também serve bem… agora uma carrada de monitores … só seria útil em caso de se estar com 5 ou 6 programas abertos ao mesmo tempo…e no qual fosse necessáio manter sempre os olhos.

    2. Avatar de Maverickk
      Maverickk

      Para jogos também acho que não grande sentido… porém, para edição gráfica e de video parece-me muito bem =)

    3. Avatar de A friend
      A friend

      Sem duvida. Mas a tecnologia está muito boa e adoptarem os Mini-DisplayPort é sem duvida algo excelente, mas acho que é mais a nivel profissional. E sim sem duvida edição gráfica, video montagem, etc.. é mesmo uma mais valia.

      Mesmo assim, continuo perdido mais em apostar num grande monitor com elevada resolução. Desde que experimentei o novo iMac 27 Polegadas com resolução de 2560 by 1440 pixels fiquei mesmo a pensar se não valeria mais a pena para o meu trabalho de design, adquirir um monitor com aquelas dimensões e resolução. E claro, LED!

      Quanto às placas ATI, acho-as muito boas mas as vezes as pessoas deixam-se enganar pelos numeros. Elas sempre tiveram mais clock e gdram que as nvidia, mas em resultados práticos, acho que a nVidia ainda oferece mais qualidade, não só pela maturidade dos drivers, assim como as tecnologias que adoptaram como o CUDA e PhysX, assim como a propria tecnologia dos jogos que permite simular a luz solar, sombras, etc… terem um realismo diferente… as ATI são uns “montros” em tecnologia, de excelente capacidade, mas ainda na prática na minha opinião ainda não batem uma topo de gama da Nvidia. (O facto de achar que não batem, não significa que estejam a grande diferença…atenção… 😀 )

      1. Avatar de Hugo Cura

        É um facto que a qualidade da Nvidia, quer seja de imagem, de drivers ou outros, é superior à ATI.
        No entanto, quando isso mete € em jogo e na minha opinião, a diferença de valor entre as marcas não paga essa qualidade acrescida, de forma alguma.

        Já tive um topo da Nvidia, a 6800 Ultra, e notava-se ali “um bichinho” que a tornava superior em relação às da série X800, mesmo sem considerar qual é que debitava mais FPS.

        Passei depois para HD3850, crossfire de HD3850 e HD4870, sem qualquer arrependimento 😀

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Por acaso já não testo uma ATI topo de gama a bastante tempo, mas continuo a acompanhar os reviews e comparativos. Mas da experiencia que tive, quando compre a minha topo da altura (Geforce8800) tinha a ATI rival a um preço ligeiramente menor, experimentei mas notei uma diferença consideravel no desempenho, o que me fez ir à loja e trocar, e trazer a Geforce8800 que é a minha actual. Continua a jogar praticamente tudo o que é jogo no maximo, sem qualquer problema, AA ligado, Vsync para fixar a imagem nos 60hz ou FPS e tem uma fluidez brutal mesmo, e aprecio bastante os efeitos que faz, como raios de sol e sombras (Ambient Occlusion), que dá um realismo diferente. Depois na altura que comprei ainda não tinha o CUDA e PhysX activo, e quando lançaram os drivers com isso deu um “Boost” na performance brutal mesmo, na ordem dos 40% em alguns jogos. Por ex, o COD4 não consigo jogar sem o Vsync ligado porque fica totalmente desincronizado a bater no maximo de FPS, o que me obriga a ligar o Vsync (e isto tudo a resolução de 1680×1050 com tudo no maximo) … é sem duvida uma placa expetacular e todas as antecessoras da ATI que experimentei faltava-lhes sempre qualquer coisa, para não falar dos drivers antigos que eram muito mal programados. Mas a ATI nunca perdeu a força e é uma rival mesmo muito boa, e se a nvidia é o que é.. é graças à rivaldade que ela nos dá… forte mesmo… Tenho que experimentar uma destas e esperar pela serie 300 da Nvidia para saber ao certo qual vai ser a substituta da minha 8800…embora ache que não seja para agora ainda já que ela ainda tem muito para dar… mas sem duvida que ando sempre com a ATI debaixo de olho e é sempre bom ler reviews e saber opiniões, por isso agradeço estas optimas reviews que nos deixam a pensar e ter mais fontes e experiencias de comparação 😉

      2. Avatar de A friend
        A friend

        Esqueci-me referir as vantagens da ATI perante a nVidia.

        A nVidia a nivel gráfico ainda supera (em jogos), mas ATI mantêm uma excelente performance em elevadas resoluções, dai eles terem lançado esta solução. Até nisso pode servir de exemplo o iMac 27 que referi acima, como tem uma resolução muito alta, essa gama vem toda com ATI’s, e apenas a versão do iMac 23, como tem menos resolução, vem com ATI ou Nvidia.

    4. Avatar de kekes
      kekes

      É so esperar pelos novos monitores BorderLess 😀 , apartir dai acho que o problema das boradas vai acabar eheheheheheh, e daqui a uns anos eles ficam a preços para todos…

      PS: comprar um mega LCD full HD, nao tras tanta resolução como 6 estes monitores é recordar isso.

      Lá vão os tempos da velha gloria da ATI e da AMD, agora a Intel e a Nvidea andas mt fortes, mas é destas coisas que nós gostamos 🙂

      1. Avatar de Hugo Cura

        Exactamente, a vantagem é mesmo a resolução de 5760×2400 pixels que, para já e que eu tenha conhecimento, não há ecrã único que a suporte.

        Video: http://www.youtube.com/watch?v=mzGtxlaPQqY

      2. Avatar de A friend
        A friend

        De facto nao devia ter dito FULL HD que isso é “apenas” 1080p, mas sim os novos ULTRA HD 😀 eheh.. isso sim… faz moça!

        http://www.youtube.com/watch?v=LF5wosF6BjY

        3840x2160p

  3. Avatar de Diogo Almeida
    Diogo Almeida

    “Não foram relevados preços mas, mesmo que sejam acessíveis,” —> “revelados”

    Eu sou fã das ATI desde a minha 9600XT (128Mb), altura em que a ATI começava a fazer moça à NVIDIA. Nesta altura a placa foi assim qualquer coisa de extraordinário pois tinha uma velocidade surpreendente, mais que a 9800 de 256Mb.

    Quero mesmo ver o preço e talvez atirar de cabeça

    1. Avatar de Hugo Cura

      A ATI 5870 está já à venda em Portugal há umas semanas.

      btw, obrigado pela correcção.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Desulpa lá nessa altura a Ati não fazia moça na Nvidea :D, nesses tempos de 2003 a ATI assim como a AMD partiam tudo, hehehehe, quem não se lembra da 9600, da 9800, esta ultima a menina dos meus sonhos que nunca tive LOL, tive mais tarde um 6600 da nvidea, que tampoco deixou-me ficar mal.

      Actualemnte é que a oposição anda muito forte não permitido estas competirem apenas na gama mais modesta da coisa…

  4. Avatar de Invision
    Invision

    Realmente nao percebo como e que alguem curte jogar isto assim com a separação de ecra…se for com 6 lgs borderless assim já acredito que seja bom=D

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isso da mini-displayport não foi a Apple que começou a colocar nos portateis dela???

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Yup, foi … nos portateis como são bastante finos.

      Mas ainda bem que toda a gente está a adoptar isto, porque depois já nem vai ser preciso adaptadores DVI, talvez façam é cabos mais finos se isto se torna standard, o que era mesmo optimo! 😀

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ummm, e as portas HDMI?
        Suponho que vão ser precisos adaptadores como acontece com os Macbook’s, a qualidade de imagem não peca por a utilizaçao destes adaptadores?

        1. Avatar de A friend
          A friend

          A qualidade nunca fica comprometida, como a tecnologia é digital é muito pouco a perda de sinal… só se nota nos casos dos cabos (a nivel de dimensões e material que são feitos) .. de resto, nos adaptadores as percas de sinal são quase nulas. 😉

        2. Avatar de Shadow
          Shadow

          nop, tal como tudo na tecnologia mais recente, quanto mais pequeno mais caro…. só isso. 🙂

          1. Avatar de kekes
            kekes

            LOL e la vamos ter que comprar adaptadores de 10€ se queremos festa, vamos ver qual será a evolução das coisas. 😀

  6. Avatar de Jaime Silva
    Jaime Silva

    Sou da opinião de muito boa gente…é preferível um grande monitor ligado por HDMI.

    É uma boa inovação por parte da ATI, mas será que vende mesmo? a maior parte do pessoal que conheço anda com monitores de 20” a 24” não acredito que seja por ai que vão ultrapassar a Nvidia

  7. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Finalmente vão poder dar uso a todos aqueles pdas que têm para aí atirados para o canto…

  8. Avatar de Anon-nom-nom
    Anon-nom-nom

    Whats the deal with the different brands fo 5870? I have been looking at this XFX 5870, http://www.chompingturtle.co.uk/index.php/xfx-radeon-hd-5870-1gb-pci-e-2-0-dual-dvi-hdmi-displayport-graphics-card.html or Asus 1GB version..
    http://www.overclockers.co.uk/showproduct.php?prodid=GX-214-AS Which would be the better bet?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Hi! Welcome.
      Both models you mentioned have exactly the same performance (both are exactly equals, excluding the self-adhesive).

      If you plan to do some overclock, then the Asus model will be better because you can use voltage tweak application (take a look at this article on software section) and increase more the GPU frequency.