Gadgets · Hardware

A Xiaomi trouxe mais uma surpresa para os utilizadores, agora com um novo Mini PC

7 Comentários

A Xiaomi está numa onda de lançamentos muito grande. A chegada dos novos smartphones e da MIUI foi uma realidade no fim de semana, acompanhados por mais algumas surpresas em muitas áreas. Uma delas surge no campo dos computadores, com a chegada do Xiaomi Mini PC.

Este é um computador de pequenas dimensões, com argumentos de um equipamento muito maior e com um preço interessante. Vamos conhecer esta proposta.

Xiaomi Mini PC


Um novo PC da Xiaomi

A imagem deste novo PC é de uma proposta de pequenas dimensões e que tem uma inspiração bem clara. Lembra o Mac mini da Apple, embora consiga ser uma proposta que tem dimensões ainda mais reduzidas e que como tal poderá ter propósitos diferentes.

Com uma estrutura de alumínio, consegue pesar apenas 437 gramas e ter dimensões quase mínimas. Ainda assim, está dotado de uma conectividade física e sem fios muito completa, apresentando inclusive algumas ligações físicas frontais para que possamos ter um acesso muito mais cómodo às mesmas.

Xiaomi Mini PC

Hardware de topo numa máquina pequena

Por outro lado, e no seu interior, temos também uma presença de hardware que não deixa muitos indiferentes para um equipamento destes. Contamos com um processador Intel Core i5-1240P de 12ª geração com potência máxima de até 4,4 Ghz, 16 GB de RAM LPDDR4 expansível até 64 GB e até um armazenamento SSD PCIe 4.0 de 512 GB.

Há, ainda assim, algumas lacunas bem identificadas neste PC da Xiaomi. A maior delas está na sua GPU, já que a Xiaomi apontou para uma gráfica integrada Intel Iris Xe. Isso terá impacto em situações de jogo, mas será suficiente para as tarefas do dia a dia, apoiadas pelo Windows 11 Home, ainda que tenha suporte para o Linux.

Xiaomi Mini PC

Xiaomi Mini PC: Quando chega à Europa?

O preço é outro dos fatores que se destacam no Xiaomi Mini PC. Ainda que seja uma proposta que por agora esteja disponível apenas na China, a marca quer comercializar este seu produto por apenas 3.699 yuan, ou seja, cerca de 500 euros.

Não se sabe ainda se esta proposta vai chegar ao mercado global e se a sua filosofia minimalista se irá manter. O Xiaomi Mini PC poderá ser uma excelente alternativa a outras propostas e ser uma máquina para ser usada no dia a dia na maioria das situações, com o mínimo espaço ocupado.

Análise ao Xiaomi Book S 12.4: Um portátil ou um tablet? Na verdade, é ambos!

Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de J. Santos
    J. Santos

    Se se usar a máquina para programar, redes sociais, pesquisas, internet dá muito bem. Cheguei a usar o InDesign numa máquina com Core i3 da 11ª geração e com 8GB RAM e nunca se engasgou.
    Claro está, que uma máquina destas não é para jogos.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nunca percebi muito bem a utilidade disto, é ter o pior dos dois mundos, specs de um portátil, com os mesmos upgrades possíveis de um portátil em si (ram e ssd) num formato desktop em que é necessário monitor, rato, teclado. Preferia o portátil ao menos levo para qualquer lado e se for o caso também ligo monitor rato e teclado extra em casa se quiser. Só se for pela estética que fica bonito e é pequeno de resto não vele a pena.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Vou dar-te o meu exemplo, que vale o que vale 🙂
      Tenho um monitor de 27″ (sou pitosga) e uma maquineta deste estilo (32GB Ram, SSD, placa gráfica básica) fixa atrás (VESA), uso um teclado grande com keypad e uma ratazana ergonómica, ambos por wireless (nada de fios a atrofiar).
      Uso para programação, office e ERP e algum PhotoShop, é uma bomba a trabalhar !!
      Fora do trabalho o smartphone chega e sobra.

    2. Avatar de Tó Jó
      Tó Jó

      Para quem quiser uma máquina ultra silenciosa, ultra compacta, ultra portátil (para levar para casa de amigos ou familiares onde já existam outros PCs) é brutal. Uso mini PCs em casa há bem mais de 10 anos e nem penso voltar atrás.
      Apenas não faz sentido para quem quiser jogar à séria, porque mesmo para jogos antigos ou emuladores é excelente.
      Não será apelativo a toda a gente? Não, mas isso vale o que vale.

      1. Avatar de PML
        PML

        Ando para comprar um tb, mas que dê para expandir até 32G e seja pelo menos i5 de 12 geração. Alguma recomendação?

  3. Avatar de Strato
    Strato

    Onde eu ja vi este design? Ja copiam a descarada…hahahahaha!

    1. Avatar de Galo
      Galo

      É o mesmo design de dezenas de mini PC há venda, de várias marcas…