Gadgets · Hardware

Chips de 3 nanómetros podem começar a ser fabricados já em 2021

8 Comentários

Tal como todos os segmentos da tecnologia, também o setor dos chips está em constante evolução. O objetivo é oferecer cada vez mais qualidade na experiência dos consumidores.

De anos após ano a inovação nestes componentes tem sido bem visível. Em 2018 falávamos em chips de 7 nm (nanómetros), que integram processadores como o A 13 do iPhone 11. Mas atualmente já começam a ser implementados os chips de 5 nm, tal como no próximo processador A 14 que virá com o iPhone 12. Mas a TSMC, uma das maiores fabricantes deste setor, já tem planos para a produção de chips de apenas 3 nm em 2021.



Chips de apenas 3 nm podem chegar já em 2021

De acordo com um comunicado, a TSMC ( Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) já tem definidos os seus planos para o desenvolvimento de processadores e deles fazem parte a produção de chips de 3 nm.

A maior fabricante independente de semicondutores afirma que a produção destes chips deve começar ainda durante o ano de 2021. Para além disso, graças a sua nova tecnologia designada 3DFabric, a TSMC vai conseguir iniciar a produção em massa destes componentes logo no primeiro semestre de 2022.

Atualmente esta é a empresa que lidera o fabrico de processadores do sistema N5 de 5 nm, o qual apresenta uma melhoria de 15% no desempenho comparativamente com os de 7 nm.

Mas enquanto outras fabricantes, como a Intel, ainda estão no processo de fabrico dos chips de 7 nm, a empresa de Taiwan anuncia a sua intenção de se focar já no próximo ano nos chips de apenas 3 nm.

Este processo, designado de N3, promete um aumento de desempenho entre 10% a 15% em relação ao processo de N5 de 5 nm. A TSMC garante também que este componente vai melhorar em 70% a densidade dos processadores, comparativamente ao de 5 nm. Para além disso, este processo pode ainda contribuir para a redução do consumo de energia em 30%.

TSMC está a trabalhar em dois sistemas diferentes de 5 nm

Atualmente a fabricante está também a trabalhar noutros dois sistemas de 5 nm. O processo N5P garante uma melhoria no desempenho de 5% e reduz 10% no consumo de energia em comparação ao N5. Esta mudança deve acontecer em 2021. Um outro sistema é o N4, também em 5 nm, que deve ser implementado até ao final de 2021, mas ainda não foram divulgados dados comparativos.

A TSMC é uma das fabricantes envolvidas no fabrico de componentes para o processador A14 Bionic da Apple, que virá com o iPhone 12.

Leia também:

Processador do iPhone 12, o A14, será o mais poderoso alguma vez feito para smartphones

Autor: Marisa Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ana
    Ana

    Gostaria de saber como são fabricados estes chips de tão poucos nanómetros?

    1. Avatar de Samuel+MG
      Samuel+MG

      Google-> aba videos

    2. Avatar de LG
      LG

      “7nm” ou “3nm” não representa a geometria do chip. Representa sim, a technologia usada no fábrico do mesmo. Estes chipes têm diminuindo de tamalho, mas estes “nm” não representa o tamanho do chip em si.

      Exemplo a TSMC fabrica os CPUs para a AMD e utiliza tecnologia 7nm. Isto sim tem na verdade um melhor custo-benifício tanto para a AMD como para a TSMC mas não representa por si so uma melhor performance (a arquitectura é algo a constatar obviamente).

      A Intel produz os próprios chips que estão nos 10nm. Embora 10nm > 7nm, segundo análises; estes têm uma arquitectura mais densa que os CPUs da AMD a 7nm.

  2. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    “A TSMC é uma das fabricantes envolvidas no fabrico de componentes para o processador A14 Bionic da Apple,”
    A TSMC é a única fabricante do SoC A14 da Apple

  3. Avatar de Luis
    Luis

    A Intel ainda está nos 10nm já que deparou-se com uma série de problemas nos 7nm que ainda conseguiu resolver.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nos 10nm e apenas em chips de baixo consumo.

    2. Avatar de Pedro Lucas
      Pedro Lucas

      Ia escrever o mesmo. A coisa está tão má que o atraso já vai em mais de um ano, a previsão de disponibilidade para os 7nm saltou para finais de 2022.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    É um processo de construção complexo e fascinante.
    Tudo começa por pegar em “bolachas” de silício (material não condutor de electricidade) e ir “dopando” com material condutor de electricidade para formar minúsculos dispositivos electrónicos chamados de transístores ..
    Podes ler aqui:
    https://www.infowester.com/processadores2.php

    Ou ver no youtube, claro 🙂
    https ://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/como-sao-produzidos-os-processadores/