Gadgets · Hardware

Preparado para os novos nomes do USB? Tudo deve ficar agora mais simples

10 Comentários

Apesar de serem úteis, nem todas as tecnologias conseguem acertar com os nomes. Isso nem sempre é importante, mas há situações de exceção. A nomenclatura que o USB tem é um bom exemplo desta situação. Tudo isso vai mudar com os novos nomes dos cabos e conectores USB, cujo logótipo vai mostrar a velocidade e capacidade de carregamento. Conheça as mudanças.

USB nomes cabos conetores


Os padrões tentam harmonizar, mas no final quase todos acabam por se tornar algo sem sentido. Um bom exemplo é o standard USB. Atualmente pode encontrar no seu PC ou telemóvel conectores USB 3.2 Gen 2. Mas em que forma isso difere do USB 4.0 ou Type C? Pelo nome, é impossível dizer. Tudo isto vai mudar com a nova nomenclatura que o USB Implementers Forum (USB-IF) apresentou na CES 2025.

Convém esclarecer que o nome atual do padrão USB não será alterado. As novas versões seguirão a numeração USB 4.0, 4.1, USB 5, etc. Mas isto vai passar a ser uma nomenclatura técnica, para manuais ou programação. Para o utilizador, a nova nomenclatura esquece as sequências numéricas, e opta por mostrar a velocidade máxima do cabo ou conector, medida em Gbps (Gigabits por segundo) e a capacidade de carga, medida em W (watts).

USB nomes cabos conetores

Assim, por exemplo, se um cabo tiver o logótipo USB 80 Gbps 60W, significa que pode transmitir dados a 80 Gbps e carregar um telemóvel a 60 W. Como pode ser visto na tabela, existirão muitos logótipos diferentes. Os logótipos coloridos serão os que serão utilizados nas caixas e embalagens, e os logótipos pretos serão impressos no próprio cabo.

Com este sistema, o utilizador pode escolher facilmente o tipo de cabo que necessita. E é muito simples comparar entre os diferentes cabos ou conectores, sem necessidade de numeração complexa. Até agora existia uma nomenclatura pouco lógica: USB 3.2 Gen 1 (5 Gbps), Gen 2 (10 Gbps) e Gen 2×2 (20 Gbps). No final, o que importa para o utilizador não é se um cabo é Gen1 ou Gen2, mas sim a velocidade a que opera.

Segundo se sabe, os principais fabricantes de computadores vão começar a apresentar estes logótipos nos próximos meses. O primeiro será a Dell. A nova nomenclatura dos cabos e conectores USB vai poupar aos utilizadores muitas dores de cabeça e compras incorretas. Estas sáo notícias para todos.

HDMI 2.2 foi anunciado na CES 2025 com muitas melhorias e novidades

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexis
    Alexis

    E para quando todos os portateis carregarem com usb c 240watts e conseguir usar cabos usb c para carregar teslas também? Sao estas m3rdas que me deixam logo irritado pela manha irraa

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Irritas-te facilmente xD

    2. Avatar de Zé Alfa
      Zé Alfa

      Pergunta à Alexa.

    3. Avatar de Inácio Bonifácio
      Inácio Bonifácio

      Para já só dá para descarregar teslas por USB C, so lá para a USB V20 é que deve dar carregar 100kw

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    Até estou a já estou a ver os chinocas a colocar nos cabos 80Gbps e 240W e aquilo ser um de 5Gbps e 60W.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Deve funcionar sem qualquer queixa.
      99,945% dos clientes nacionais, das operadoras de telefonia móvel ou fixa, não usam 6% dos serviços, que pagam, mensalmente. Por isso, não será grave comprarem um cabo de 500000 GBPS e 1000W, que dá para 200mbps e 40w. Vai dar ao mesmo que as operadoras nacionais nos cobram, pelos serviços que vendem.

      1. Avatar de peferreira
        peferreira

        Nim. Quando o proposito é transmitir imagem por usb-c, vai haver queixas.
        Mesma coisa quando compras usbc rasca para uma coisa que necessita thunderbolt (e-gpu por ex.).

  3. Avatar de tmgp
    tmgp

    E se são capazes de transmitir vídeo ou não? Esqueceram-se?

  4. Avatar de Zeca
    Zeca

    Sempre a complicar ou c….

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    A informação da norma não é totalmente dispensável pois o utilizador pode ser induzido a comprar cabos com capacidade muito acima das capacidades dos equipamentos que possuem pensando que vão dispor delas.