Gadgets · Hardware

Samsung consegue reduzir até 50% o consumo energético dos seus chips de 3 nm

3 Comentários

Quando o assunto é a indústria tecnológica, quase que nos esquecemos da Samsung, uma vez que este setor é dominado sobretudo pela taiwanesa TSMC. No entanto a empresa sul-coreana continua focada na sua missão de trazer os melhores e mais avançados chips para o mercado.

De acordo com as mais recentes informações, a Samsung conseguiu reduzir até 50% o consumo energético dos seus chips de 3 nm. Para além disso obteve também uma melhoria ao nível do desempenho e na eficiência na área.


Menos consumo energético com os chips de 3 nm da Samsung

Sabemos que a Samsung não é atualmente a fabricante que se destaca quando o assunto são os novos e mais avançados processo de fabrico. Mas a empresa sul-coreana tem-se esforçado por acompanhar a tendência e também ela está a trabalhar arduamente na nova litografia de 3 nm. Como tal, a marca revelou agora boas novidades respeitantes a esta mesma litografia da futura geração.

De acordo com as informações, a Samsung já anunciou que o seu processo de fabrico de 3 nm já está a ser produzido em massa. Para além disso foi revelado que os seus chips com essa litografia conseguiram obter uma redução de até 50% no que respeita ao consumo energético.

As informações foram reveladas após a reunião da empresa sul-coreana para revelar os resultados do primeiro trimestre de 2022. A administração da Samsung informou o Conselho de Administração de que o desempenho dos chips de 3 nm está a melhorar, e os funcionários negaram os recentes rumores de que o desempenho e rendimento destes componentes eram baixos, rumores esses que assustaram clientes como a Nvidia e a Qualcomm.

De acordo com a Samsung, os chips de 3 nm são a sua grande aposta para tentar alcançar a TSMC, uma vez que a taiwanesa não vai usar a tecnologia de transístor GAA da próxima geração. A marca sul-coreana vai assim adotar esta tecnologia, cujo fabrico envolve a utilização de dispositivos de nanofolhas que podem melhorar significativamente o desempenho do transístor e substituir grande parte da tecnologia FinFET.

Como tal, a marca diz que, comparativamente com o processo de fabrico de 7 nm, a tecnologia GAA de 3 nm vai então reduzir o consumo energético em 50%, melhorar o desempenho em 35% e também a eficiência na área em mais de 45%.

Para além disso, a empresa referiu que o seu processo de 5 nm entrou agora numa fase mais madura e que, embora o processo de melhoria de rendimento dos chips de 4 nm tenha sido adiado, este entrou numa curva de desempenho esperada.

Leia também:

Samsung prepara-se para aumento dos preços de componentes que irá afetar o consumidor

Autor: Marisa Pinto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mellow
    Mellow

    Será que em densidade supera os 5nm da tsmc?

  2. Avatar de Elkido
    Elkido

    Os Wafers semicondutores e os Soc da Samsung sempre foram uma m…a a nível de potência e eficiência e aquecimento.
    Snapdragon 888 e Snapdragon 8 Gen 1 nem oferecidos com Wafer Samsung.
    Mediatek Dimensity 9000 e o futuro Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus Isso sim com Wafers semicondutores da TSMC

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Gosto mais de Wafers com chocolate… há com cada um! Quanto te pagam os chineses para escreveres tanta barbaridade? Só bujardas!