Gadgets · Mobile

Samsung regista patente de smartphone com câmara frontal que se oculta

15 Comentários

A Samsung é uma das marcas mais fortes do mercado de smartphones. A empresa sul-coreana conta com um leque variado de telefones lançados, e muitos mais a ser desenvolvidos para chegar às mãos dos consumidores já no início do ano.

Mas agora uma recente patente da marca mostra um smartphone futurista com uma câmara frontal que se oculta.




O mercado de smartphones está a abarrotar de equipamentos de várias marcas e destinados aos diferentes tipos de consumidor. Mas a verdade é que está também um pouco saturado e, assim, as fabricantes começam a definir estratégias para oferecer aos utilizadores algum pormenor diferente e que os possa levar a escolher os seus equipamentos.

Os telefones dobráveis vieram dar uma lufada de ar fresco, trazendo uma reinvenção necessária, mas são produtos caros e, como tal, não estão acessíveis a todos os bolsos. Nesse sentido, as marcas têm registado algumas patentes interessantes com ideias para smartphones diferentes para o futuro.

Patente da Samsung mostra smartphone com câmara frontal que se oculta

A Samsung Electronics soliciou ao WIPO (World Intellectual Property Office) uma patente que intitulou de “Equipamento incluindo sub-exibidores e métodos operacionais”. A patente descreve um telefone móvel cuja câmara frontal pode ser escondida através de uma alteração na camada do ecrã. O documento da patente foi aprovado e publicado a 24 de dezembro.

De acordo com a patente, o telefone traz também suporte para a S Pen. Lembramos que é então objetivo da Samsug alargar o suporte da sua caneta a mais equipamentos, nomeadamente o próximo tipo de gama Galaxy S21.

O site LetsGoDigital é da opinião de que este equipamento é semelhante aos que a Samsung já nos habituou. Mas tem a particularidade de que, quando o utilizador não necessita tirar uma fotografia, a câmara frontal e o flash LED ficam ocultos. Mas quando a câmara é necessária, o ecrã dá lugar a uma lente de alta qualidade.

Para isto ser possível, o telefone conta com uma área transparente na zona superior central. A camada de exibição secundária (sub-exibição) está sob essa área transparente. Nesta parte está assim integrada uma lente de câmara dupla, sensor de íris e lente comum, e o flash LED. A Samsung pretende mover esta camada secundária e a área transparente através de um módulo integrado.

Quando a câmara não é necessária, o ecrã exibe normalmente outros dados como a hora e o estado de bateria do telefone.

Este sistema será automático, mas também poderá ser ativado manualmente pelo utilizador, através de um controlo deslizante próximo do botão de ligar/desligar.

Sem dúvida que este detalhe dá um toque futurista ao equipamento. Mas, como várias outras patentes, não se sabe se este projeto poderá tornar-se numa realidade ou, pelo contrário, vai ficar fechado ‘na gaveta’.

Também pode gostar

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raquel
    Raquel

    Tem partes moveis, para isso o zenfone 7 e bem melhor. Camera traseira para selfies e de longe a melhor solucao.

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    Samsung the best!

  3. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Bem parece-me bem mas isto deve ficar super caro de implementar, imagino os preços dos Samsung high end a subir nas próximas gerações.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      pois, tal como os carros era carissimos no inicio. No inicio é normal que seja caro daqui a uns custa meia duzia de tostoes, e estamos a falar desta resolução do problema secalhar amanha outra marca consegue uma maneira muito mais facil de barata de desenvolver isto

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Isto nunca será uma solução a longo prazo

  4. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    parece-me uma ideia genial!

    1. Avatar de ajs
      ajs

      Só se for para ti.

      1. Avatar de Jose Silva
        Jose Silva

        Exacto, daí dar a minha opinião!

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Incrivel como a apple se deixou ficar para tras a apple era o pinaculo dos smartphones que deviam estar a frente em tudo e agr cada vez fica mais para tras já andam estes a meter a camara por baixo do ecra ainda anda a apple a meter uma monocelha do tamanho do ecra, as outras marcas ja meteram o touch id por baixo do ecra o apple tirou o touch id

  6. Avatar de ajs
    ajs

    Já não é a primeira vez que digo, por este andar, se isto chega às televisões, só nos resta ver tv com um post-it a meio do écran!!!

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      sim, nao va um chines qualquer estar entretido a ver-me no sofa. pode sempre desligar a tv da net problema resolvido

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Samsung é sul coreana, ou isso é racismo mesmo?

  7. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    Zenfone 7 ja implementou uma solucao muito superior a esta…isto é mais do mesmo

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Até o Zenfone 6 já tinha esse sistema de camaras! Mas vieram-se a mostrar muito frágeis e muitas unidades foram recolhidas por defeito no mecanismo, esperemos que com o 7 isso já fique resolvido!

  8. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Esqueci-me de mencionar o ZTE Axon 20 5G que esconde a câmara atrás do ecran de maneira engenhosa.