Google/YouTube · Motores/Energia

Se conduz um carro elétrico, o Google Maps tem uma nova funcionalidade para si!

7 Comentários

Quem conduz um carro elétrico tem de ter certos cuidados especiais. Não obstante, a tecnologia é um aliado nesse sentido e o Google Maps revela ser uma excelente ferramenta.

Recentemente, o serviço de mapas da Google recebeu uma nova funcionalidade que irá ajudar bastante os condutores de veículos elétricos… Especialmente no processo de carregamento!

Se conduz um carro elétrico, o Google Maps tem uma nova funcionalidade para si!


Apesar de ser possível carregar o carro elétrico em casa, muitas vezes é mais rentável carregá-lo num dos postos de carregamento espalhados por todo o país! Neste sentido, os condutores têm de ter atenção às diferentes fichas que cada posto suporta.

Por exemplo, a Tesla usa um conector próprio, enquanto a BMW e Volkswagen usam o CCS. Desse modo, o Google Maps já recebeu uma atualização em que acrescentou esta indicação às informações dos postos de carregamento. Para além disso, o utilizador pode agora filtrar a apresentação de resultados com base nas fichas que funcionam no seu veículo!

As novidades com a nova atualização do Google Maps não se ficam por aqui. A partir de agora, nas definições da aplicação, é possível configurar certos aspetos criados especialmente para quem conduz um carro elétrico!

Assim sendo, o utilizador pode selecionar o conector do seu carro e, na procura de postos de carregamento, serão apresentados somente – e de forma automática – os que sejam adaptados ao seu veículo!

Com esta atualização, o Google Maps fica mais próximo da concorrência no que toca a funcionalidades dedicadas especificamente a carros elétricos. O Waze, outro serviço pertencente à Google, já o tem há mais de um ano.

A nova versão dos Mapas está a ser disponibilizada aos utilizadores de forma gradual. Assim sendo, caso ainda não tenha as mais recentes funcionalidades no seu dispositivo, terá de aguardar!

Caso use o Waze ao invés do Google Maps, saiba como proceder…

Onde estão os carregadores de veículos elétricos? O Waze diz-lhe

Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Armando A. Oliveira
    Armando A. Oliveira

    Está funcionalidade ainda não está disponível em Portugal

  2. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Tenho um gps tom tom que faz o mesmo!

  3. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    O Tesla não usa um conector próprio, usa o CCS2…

  4. Avatar de Nonnus
    Nonnus

    “Por exemplo, a Tesla usa um conector próprio” Podiam informar qual o conector próprio que a Tesla usa?

    Que falta de profissionalismo da vossa parte. Os primeiros Teslas a virem para a Europa usavam Mennekes Type2 e os actuais usam CCS2. Qual destes dois é que é próprio para os Teslas?

    1. Avatar de JL
      JL

      O que querem dizer próprio é que no carregamento DC, nos modelos que não trazem CCS2, a tesla usa seu próprio protocolo, mas é compativel com o type 2 na mesma.

  5. Avatar de JL
    JL

    Os Teslas mais antigos nem têm CCS, tinham a que se chama de menekes da propria tesla, é compativel com a europeia, os novos, já trazem instalada a CCS2, os antigos podem fazer o upgrade.

    A Tesla usa CCS2 na Europa e CCS1 nos EUA.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Uma pequena correcção:
      Os Model 3 europeus vêm com CCS combo 2, mas os Model S e X continuam a vir com um Type 2 que também possibilitam carga DC nos Supercharger.
      A partir de 1 de Maio, todos os S e X vendidos são compatíveis de origem com o adaptador CCS.
      Os modelos mais antigos realmente não são compatíveis com CCS (mesmo usando o adaptador). A solução é um retrofit.
      Nos EUA, tanto o Model 3 como o S e X usam um plug proprietário Tesla e não o CCS1.