Ciência · High Tech · Notícias

Arábia Saudita consegue taxa de sobrevivência de 98% em 400 cirurgias robóticas

7 Comentários

Temos conhecido avanços significativos nesta matéria e, em mais um, a Arábia Saudita consegue taxa de sobrevivência de 98% em 400 cirurgias cardíacas robóticas.

Robôs nos cuidados médicos


O King Faisal Specialist Hospital & Research Centre (KFSH&RC) da Arábia Saudita anunciou um marco importante no seu Programa de Cirurgia Cardíaca Robótica: uma taxa de sobrevivência de 98% em 400 cirurgias cardíacas realizadas desde o início do programa, em fevereiro de 2019.

Iniciado com 105 procedimentos no seu primeiro ano, o programa atingiu agora um marco significativo, que reforça a posição do hospital enquanto líder global em cuidados cardíacos robóticos.

Especialistas e robôs unidos. Robótica

Segundo o hospital, citado pelo Interesting Engineering, as cirurgias robóticas levaram a reduções nas transfusões de sangue e na duração da ventilação mecânica. Isto permite que os doentes recuperem mais rapidamente e tenham menos complicações.

Além disso, a natureza pouco invasiva dos procedimentos robóticos reduziu significativamente o tempo de internamento hospitalar em mais de 50%. Esta redução das estadias hospitalares traduz-se, por sua vez, numa diminuição de 40% dos custos globais, em comparação com os métodos convencionais.

 

Hospital da Arábia Saudita atinge marco importante nas cirurgias robóticas

O programa do KFSH&RC tem estado na vanguarda da inovação, tendo já abordado uma vasta gama de doenças cardíacas complexas. Até à data, o hospital já realizou com êxito operações robóticas de múltiplas válvulas, substituições da válvula aórtica e outros procedimentos complexos.

Robótica

Além disso, conduziu, com êxito, procedimentos robóticos em doentes de alto risco, como crianças com menos de 18 anos, pessoas com obesidade mórbida e doentes que necessitavam de refazer cirurgias. Aliás, o KFSH&RC é o “único” hospital a nível mundial a efetuar cirurgias cardíacas robóticas em crianças.

Estamos orgulhosos da nossa equipa que participou neste sucesso. Agradecemos aos nossos cardiologistas que continuam a encaminhar os doentes para uma abordagem de cirurgia cardíaca robótica e minimamente invasiva.

Afirmou Feras Khaliel do KFSH&RC.

Apesar de o custo inicial da cirurgia robótica ser mais elevado devido aos instrumentos especializados envolvidos, os benefícios a longo prazo em termos de redução de complicações, estadias hospitalares mais curtas e melhoria da qualidade de vida provaram ser inestimáveis.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Faltou o mais importante: Qual e a taxa de sobrevivência média, para as mesmas cirurgias, quando desempenhadas por humanos.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Será sempre inferior a 100%

      1. Avatar de To Canelas
        To Canelas

        Sim, mas se for 100%, os resultados não são assim tão bons

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Para ser 100% de sucesso, tinha que haver 0 mortes em todas as cirurgias cardíacas já alguma vez realizadas.

          1. Avatar de To+Canelas
            To+Canelas

            “…em todas as cirurgias cardíacas já alguma vez realizadas” Não. Há vários tipos de cirurgias cardíacas. Há cirurgias cardíacas extremamente complicadas em que a taxa de sobrevivência é inferior a 50%, algumas bem abaixo disso. Este tipo de cirurgias, não iam por um robô a faze-las certamente.
            E o artigo não especifica quais, nem a taxa de sucesso “normal”. Esse é que é o problema. Não se pode comparar com nada basicamente.

  2. Avatar de bin
    bin

    É uma estatística aceitável e promissora, mas vindo daquele lado do mundo não fico convencido à primeira, são números auditados ou aceites por entidade independente? Não é só dizer eu sou o melhor.

  3. Avatar de PJA
    PJA

    A acreditar nestes números é extraordinário.