High Tech · Notícias

Jeff Bezos fala sobre Elon Musk e afirma acreditar numa humanidade interplanetária

4 Comentários

A rivalidade entre Elon Musk e Jeff Bezos está ao rubro na corrida ao espaço, com a SpaceX e a Blue Origin a disputarem contratos com a NASA e a conseguirem um voo espacial no mais curto espaço de tempo e ao menor custo possível. No entanto, uma entrevista ao fundador da Amazon no podcast de Lex Fridman revelou que os dois líderes partilham uma visão para o futuro da humanidade: uma raça humana interplanetária.


 

Embora a vida de Jeff Bezos tenha estado mais exposta aos holofotes após o seu namoro com a empresária e apresentadora Lauren Sanchez, o bilionário raramente é entrevistado. Numa conversa com Fridman, Bezos falou abertamente sobre os seus atuais projetos espaciais e sobre a relação que mantém com os seus rivais na corrida espacial, pondo de lado a suposta rivalidade pessoal com Elon Musk.

Ambos os magnatas tiveram carreiras de sucesso e, por isso, algumas das empresas que criaram ou em que investiram acabaram por ser concorrentes diretas: a SpaceX com a Blue Origin na corrida espacial; a Tesla e a Rivian no setor dos veículos elétricos e a Starlink com o Projeto Kuiper na criação de uma rede global de comunicações por satélite.

 

“A julgar pelos resultados, ele deve ser um líder muito capaz”

Perante as perguntas do entrevistador, Bezos respondeu com tom conciliatório à alegada rivalidade entre os dois.

Não conheço o Elon muito bem. Quer dizer, conheço a sua personalidade pública, mas sei que não se pode conhecer ninguém pela sua personalidade pública. É impossível. Podes pensar que os conheces, mas garanto-te que não.

Provavelmente conheces o Elon muito melhor do que eu, Lex. Mas, a julgar pelos resultados, ele deve ser um líder muito capaz. Não há hipótese de gerir a Tesla e a SpaceX sem ser um líder capaz. É impossível.

O tom conciliador de Bezos e o de Elon Musk quando fala das qualidades de Bezos como pessoa e empresário, parece indicar que os dois bilionários deixaram de lado as suas armas de guerra após o confronto jurídico entre a Blue Origin e a SpaceX sobre a sua luta para assumir os projetos espaciais da NASA.

 

Jeff Bezos e Elon Musk partilham uma mesma visão

No entanto, apesar das divergências entre Elon Musk e Jeff Bezos sobre a competitividade das suas empresas, os dois bilionários partilham uma visão: o futuro da humanidade está no espaço.

Gostaria de ver mil milhões de seres humanos a viver em todo o sistema solar. Se tivéssemos mil milhões de seres humanos, teríamos, num determinado momento, milhares de Mozarts e milhares de Einsteins. Teríamos um sistema solar cheio de vida, inteligência e energia.

Teríamos facilmente garantida a sobrevivência da nossa civilização com todos os recursos do sistema solar. A única forma de concretizar esta visão é através de grandes estações espaciais. As superfícies planetárias são demasiado pequenas.

Afirmou Bezos na sua entrevista.

Elon Musk também tem a visão de uma humanidade interplanetária. Na sua biografia, Musk afirma: “É como uma pequena vela na vastidão escura do universo, e a obrigação da humanidade é evitar que se apague”.

 

Leia também…

Jeff Bezos revelou que vai doar a maior parte da sua fortuna para a caridade

Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Quer Vara
    Zé Quer Vara

    Projectos de humanidade interplanetária e afins cheiram-me a novos offshores para não pagar impostos isso sim!

  2. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Desde quando se pode comparar uma SpaceX com Blue Origin, uma Tesla com Rivian, não sendo incompetência, porque respeito quem não conheço, será tendencioso.

  3. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Aqui na Terra nascemos aqui na Terra morreremos, tudo o resto é anti-natura e puro delirio para continuar a atrair investidores e alimentar a máquina de fazer dinheiro.

  4. Avatar de Regulus
    Regulus

    A terra é uma prisão onde juntaram os maiores falhados do universo a ver se aprendem algo numa simulação biológica quântica… Está a ser difícil… Muitos vão andar aqui gerações intermináveis…