High Tech

Robôs humanoides estão cada vez mais ágeis. Chinês Tien Kung bateu um recorde mundial!

11 Comentários

Por serem fisicamente semelhantes aos seres humanos, os robôs humanoides podem ser aliados pertinentes, realizando tarefas rotineiras ou perigosas. Para isso, no entanto, precisam de assegurar uma agilidade competente, sem tropeços constantes ou derrapagens. O chinês Tien Kung provou, agora, ser um robô surpreendentemente capaz.



Marcando a primeira vez que um robô humanoide navegou num terreno exterior tão complexo, o Tien Kung mostrou avanços significativos na mobilidade robótica, segundo um meio de comunicação social chinês.

A indústria robótica da China tem crescido rapidamente nos últimos anos, com vários robôs a ganharem influência dentro e fora do país.

Curiosamente, a China está a ir além das suas aplicabilidades técnicas e a alargar a utilização dos robôs para fins lúdicos: conforme informámos, uma corrida sem precedentes, em abril, colocará 12.000 humanos a correrem com robôs humanoides, durante 21 km, em Pequim.

 

Robô humanoide bateu recorde mundial sem tropeços ou derrapagens

Em mais um marco robótico, a imprensa noticiou que o robô humanoide Tien Kung demonstrou uma mobilidade avançada, subindo com sucesso 134 degraus exteriores, no Haizi Wall Park.

De acordo com uma declaração enviada pelo National and Local Co-built Embodied AI Robotics Innovation Center, na segunda-feira, o robô é capaz de correr na neve, atingir velocidades de cerca de 12 quilómetros por hora e suportar impactos severos, demonstrando resistência.

Desenvolvido pelo centro de inovação chinês, o robô humanoide utiliza a marcha baseada na visão para evitar tropeçar em desníveis de altura de 35 centímetros.

Conforme partilhado, até mesmo os humanos acham as escadas do parque difíceis devido às suas alturas irregulares e aos degraus soltos ou danificados. No entanto, um porta-voz do centro de inovação chinês revelou que o Tien Kung lidou com elas com facilidade.

Indo além dos robôs humanoides anteriores, que se baseavam em modelos 3D pre-scanned e tinham dificuldade em navegar em terrenos irregulares, a perceção em tempo real está incorporada nos algoritmos de movimento do Tien Kung, num avanço no domínio dos robôs humanoides, que permite uma navegação suave e sem colisões em escadas de vários níveis.

Para passarem dos laboratórios de investigação para as aplicações práticas, os robôs semelhantes aos humanos precisam de aprimorar a sua mobilidade em situações complicadas. Por isso, a agilidade demonstrada pelo Tien Kung é um passo importante.

Os especialistas preveem que a tecnologia do Tien Kung será integrada no ecossistema de código aberto do centro de inovação chinês, abrindo a porta a utilizações industriais mais alargadas e a desenvolvimentos no domínio da robótica humanoide.

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ddt
    Ddt

    a subir degraus de escadas com aquela lentidão até um velhinho o ultrapassa …coitadito tem de ir para um lar

    1. Avatar de PePe
      PePe

      a diferença é que este pode ficar a subir degraus dias seguidos… já o velhinho…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        só se for com pilhas duracel XD

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Só se descobrirem alguma fonte de energia milagrosa!

    2. Avatar de papagaio
      papagaio

      deves ter nascido já a correr..

  2. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Só acredito em robots humanoides quando vencerem um “Bruce Lee” 🙂

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    A continuarmos neste rápido desenvolvimento tecnológico o Rendimento Universal torna-se cada vez mais uma realidade.

    1. Avatar de X
      X

      Isso já devia ter sido uma realidade desde 1970 quando já era um facto que as promeças do capitalismo sairam aquém para o povo.
      È uma questão de dignidade.

  4. Avatar de Traulitada
    Traulitada

    Chuck Norris come Transformers em modo veículo e evacua-os transformados em robôs!

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Se estes movimentos acontecem logo á primeira com esta precisão, realmente estamos a beira de revolução. Mas, calma, não parece, isto são videos feitos depois de várias tentativas, o que não deixa de ser extraordinário.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Carrega nesse “várias” e e mesmo assim só mostram o pouco que correu bem!