High Tech

Silk, a lâmpada LED inteligente que se adapta a cada momento

6 Comentários

A iluminação interior nem sempre é a mais adequada para quem dela está a usufruir. Ou é muito fraca para trabalhar, ou muito intensa para descansar e a maioria das pessoas nem tem essa noção.

A Saffron está a desenvolver uma lâmpada LED inteligente que promete adaptar a sua temperatura de cor com base no ritmo circadiano de quem dela está a usufruir.

silk_lampada


Durante o dia, a luz solar varia e com ela variam as nossas tarefas, dependendo da intensidade da luz o nosso organismo está mais propício para desempenhar determinadas tarefas em detrimento de outras. Contudo, durante um dia de trabalho muita gente passa o dia sob a influência de luz com a mesma temperatura de cor, o que fará com que o corpo fique “confuso”.

Para evitar ou minimizar estas situações, e Saffron pretende lançar para o mercado uma lâmpada inteligente com a capacidade de simular a luz solar durante um dia de forma a que esta se ajuste ao ritmo circadiano do seu utilizador.

 
Não existem sensores que meçam o ritmo circadiano do utilizador de forma a que a luz se adapte a ele. Esta lâmpada recebe informação do utilizador relativamente à hora e localização, calcula a temperatura de cor ideal para a sua casa e tudo isto fará com que o corpo do utilizador responda de uma forma mais adequada às variações de luz do dia para a noite, proporcionando horas de descanso de maior qualidade.

A Silk além de poder ser controlada através de uma aplicação instalada em dispositivos móveis, poderá ainda ser controlada através de um interruptor.

No máximo um pack composto por 3 lâmpadas mais um sistema de controlo custa cerca 129 dólares. Na verdade, já existem lâmpadas similares, contudo, são mais caras e não apresentam tantas funcionalidades.

A produção destas lâmpadas está dependente do sucesso de uma campanha de financiamento colectivo a decorrer na Kickstarter.

Silk by Saffron
Autor: Maria Inês Coelho
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Makvrski
    Makvrski

    Para os que acham que as lampadas led estão a ficar baratas…

  2. Avatar de John
    John

    E porque é que não usam só as lâmpadas de noite?
    Quem é que precisa se lâmpadas de dia? Só se for para trabalho e aí usam as correctas.
    É cada uma.

  3. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Lool 3 lâmpadas normais e um regulador de intensidade fazem o trabalho.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Não fazem porque não consegue controlar a temperatura de cor da mesma forma.

  4. Avatar de Claudio
    Claudio

    Chamo a atenção para uma gralha importante. Não é ciclo “cardíaco” como referido várias vezes ao longo do artigo, mas sim ciclo “circadiano” que é algo bastante diferente.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Continua com erro: é “ciRcadiano” e não “cicaRdiano” 🙂 cumprimentos