High Tech · Motores/Energia

SpaceX volta a testar a Starship! Acompanhe o voo que pode mudar as viagens espaciais

24 Comentários

A SpaceX está numa corrida contra o tempo para ter a Starship pronta e a voar para o espaço. Este será um dos pilares das próximas viagens, rumo à Lua e a Marte. Hoje, e depois de 4 testes já realizados, a SpaceX irá tentar novamente colocar a Starship a voar e, principalmente, aterrar de forma especial. Acompanhe aqui o 5º teste e veja como a SpaceX consegue mostrar que a Starship está pronta.

SpaceX Starship foguetão booster


Starship vai aterrar de forma única

Ainda que seja “apenas” mais um teste, este será um voo arriscado. Se tudo correr bem durante a descolagem e a separação dos dois estágios do foguetão, a SpaceX irá captar o booster Super Heavy de 70 metros de altura em pleno voo utilizando os braços da torre de lançamento.

Em vez de aterrar no Golfo do México, como no Voo 4, o Super Heavy planará até ao local de lançamento e acionará os seus motores para se posicionar junto à torre Mechazilla, que fechará os braços para o prender no ar. Esta manobra elimina a necessidade de adicionar enormes pernas de aterragem ao foguetão.

O cronograma do novo teste da SpaceX

Cerca de 50 minutos antes da descolagem, terá sido iniciado o carregamento de metano e oxigénio líquido dos dois estágios do foguetão. Quando faltarem três minutos para a descolagem, tanto o foguetão como o booster estarão cheios. O deflector de chama começará a disparar água 10 segundos antes do Super Heavy ligar os seus motores.

O foguetão irá descolar dois segundos após a ignição dos 33 motores Raptor do booster Super Heavy. A nave Starship irá separar-se com a ignição do motor no minuto 2:41 do voo. O Super Heavy, por sua vez, planará em direção à zona de aterragem e ligará os seus motores aos 6:33 minutos.

SpaceX Starship foguetão booster

Caso o diretor de voo dê OK para a manobra de captura, o booster chegará à torre de lançamento para a tentativa de captura ao minuto 6:56. Caso seja detetado algum problema no foguetão ou na torre de lançamento, o Super Heavy irá aterrar no Golfo do México, tal como no voo anterior.

Por sua vez, a Starship continuará a subir até desligar os motores às 8h27. A seguir, sobrevoará a Terra durante 40 minutos e entrará novamente no Oceano Índico para uma queda controlada. Uma hora e cinco minutos após a descolagem, estará na posição vertical e será ligado para simular uma aterragem.

Acompanhe o teste da Starship

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de camponês
    camponês

    Que espetáculo

  2. Avatar de Ddt
    Ddt

    Alguém que me explique como é que uma coisa tão pesada pode aterrar numa superfície Marciana que deve ser tudo menos exactamente plana , falta saber a consistência do terreno , e onde se a aterragem fosse feita como a de hoje teriam de existir torres preparadas para o efeito ? Nunca vi dinheiro tão mal gasto. Na pratica isto só pode servir para missões militares de transporte de material , na Terra.

    1. Avatar de Edu
      Edu

      O que aterrou hoje na torre chama-se Super Heavy Booster. Serve para colocar o 2º estágio (Starship) a uma altitude em que seja eficiente utilizar os motores do 2º estágio.
      O Booster, nunca irá sair da Terra. Vai sempre voltar depois da separação entre os 60 a 80 KM de altitude.

      Numa missão a Marte ou à Lua, é o 2º estágio a fazer a viagem e vai estar equipado com “pernas” para aterrar. E como são locais com muito menos gravidade que a Terra, não precisam do Booster para voltar a ser lançada.
      E, como já foi possível perceber com os últimos dois lançamentos, a Starship está preparada para aterrar com precisão no local designado.

      Se tiver mais alguma dúvida, pergunte.

    2. Avatar de Samuel Reis
      Samuel Reis

      A torre foi para apanhar o 1°. Estágio.
      O 1° estágio não vai para Marte ou para a Lua.. Basicamente serve para transportar até à órbita da Terra a ship (2° estágio).

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      O impacto é mais abrangente; poderás ter a “” colonização “” do espaço a um custo muitíssimo inferior e reutilizável, a longo prazo menos poluente. Os países poderão substituir e fazer manutenções nos seus equipamentos de satélite a um custo não proibitivo. Isto é um grande boost para o “Espaço”.

    4. Avatar de Filpe
      Filpe

      O que aterrou na torre foi o superheavy que é o 1º estagio que serve para colocar a starship em orbita, o que vai aterrar em marte será a starship que poderá aterrar numa superfície mais consistente e terá Landing legs auto nivelantes

    5. Avatar de AlexS
      AlexS

      “Alguém que me explique como é que uma coisa tão pesada pode aterrar numa superfície Marciana que deve ser tudo menos exactamente plana”

      Pernas flexíveis com motores.

    6. Avatar de JL
      JL

      A superfície marciana já está mais que explorada, sabem bem quais os locais onde podem pousar.

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Sucesso total!!! Ó aves, vai ver 🙂

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Hehe. Talvez tenha queimado as penas.

  4. Avatar de Filpe
    Filpe

    Absolutamente mindblowing o que acabou de acontecer

  5. Avatar de Paulada na xarecas
    Paulada na xarecas

    Incrível a parte do booster ir novamente para a torre, arrepiante no mínimo

    1. Avatar de luisa
      luisa

      Lool foi um falhanço completo!!! Alem de estarem mais de 2 anos atrasados no plano prometido pelo musk! Tem sido um desastre atras de outro… falhas e falhas… o booster hoje ter aterrado foi uma sorte!

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Agora temos uma que não sabe que os falhanços fazem parte da tecnologia de ponta. Está-se a desbravar fronteiras do conhecimento.
        Não percebes que tecnologia de ponta não se aprende na Universidade? a teoria raramente funciona na prática pois não consegue compreender e pesar todos os factores que contam, boa parte das vezes nem os conhece.

      2. Avatar de MuskNelas
        MuskNelas

        Que figura ridicula. Mas o mais importante: foi sorte no falhanço ou falhanço na sorte? kkkkk Não sei de onde vem tanta azia

      3. Avatar de João Corvo
        João Corvo

        Luisinha, vá lá varrer a cozinha porque disto não percebe nada. Nem quer perceber, pelos vistos.

      4. Avatar de Mamaki Funini
        Mamaki Funini

        Menciona aí outra empresa/entidade que faça o mesmo, nem a NASA…

      5. Avatar de JL
        JL

        Então o que falhou ?

      6. Avatar de Hugo
        Hugo

        Falhanço completo é o teu ressabiamento lol

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    São estas coisas que nos colocam no Século XXI. Infelizmente poucas.

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Fdx estou aqui todo arrepiado, que emoção que senti parecia uma garoto novamente.
    Quem adora tecnologia e espaço é de colocar um gaijo a se babar todo.

    O pessoal anti Musk hoje está com uma diarreia…

    1. Avatar de Mamaki Funini
      Mamaki Funini

      Isto… 😀

  8. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Incrível e triste como foi necessário aparecer o Musk para pôr a ideia do foguetão reutilizável a mexer novamente!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mesmo, é preciso aparecer um maluco para se fazer qualquer coisa neste planeta. Loool