Notícias

12 milhões de routers com problema de segurança muito grave

16 Comentários

Marcas afectadas são Linksys, D-Link, Edimax, Huawei, TP-Link, ZTE e ZyXEL

Os equipamentos de rede são sempre um elemento essencial numa ligação à Internet, sendo também eles passíveis de terem problemas de segurança.

Uma investigação agora levada a cabo veio mostrar que mais de 12 milhões de routers que usamos nas nossas casas estão expostos a um bug de segurança muito grave que permite que qualquer atacante possa aceder a uma rede ou simplesmente monitorizar o trafego que nela passa.

router_1


O problema foi detectado pela Check Point que verificou que existe um problema grave num dos softwares usados pela maioria dos fabricantes de routers Small Office Home Office e que permite que qualquer atacante possa aceder à rede e controlar ou monitorizar todos os equipamentos que dela fizerem parte.

O software em causa, o RomPager, está embebido na grande maioria dos routers que existem nas casas de qualquer utilizador e é fabricado pela empresa AllegroSoft.

As versões do RomPager anteriores à 4.34 têm um bug crítico que permite que qualquer atacante possa enviar um simples ficheiro de cookie HTTP que corrompe a memória do dispositivo e que dá acesso de admin ao equipamento.

Depois deste passo o atacante consegue ter controlo completo do dispositivo e assim alterar como quiser as definições de rede e desviar ou simplesmente escutar o tráfego dos equipamentos dentro dessa rede.

Um dos maiores problemas com este tipo de falhas de segurança é perceber quais os equipamentos que estão expostos. A maioria dos fabricantes não revela se o software RomPager está presente e caso o faça qual é a versão. Por outro lado podem existir actualizações pontuais feitas pelo próprio fabricantes que resolvem o problema, mas que não alteram o numero de versão, levando a existência de falsos positivos.

router_2

Os investigadores da Check Point fizeram uma pesquisa aos equipamentos que estão ligados à Internet e o número de equipamentos que revelaram esta falha de segurança ultrapassou os 12 milhões, em 200 modelos diferentes de equipamentos. As marcas onde o problema foi detectaco foram tão diferentes com a Linksys, D-Link, Edimax, Huawei, TP-Link, ZTE e ZyXEL.

Até à data não se conhece nenhuma forma de exploração desta falha, estando para já apenas provada de forma prática e num ambiente controlado. É no entanto possível que a mesma venha a ser aproveitada num futuro próximo, como já aconteceu várias vezes no passado recente.

A descoberta da falha de segurança do RomPager veio mais uma vez mostrar a forma simples como uma falha de segurança pode ter uma escala muito elevada e levar à queda de milhares de equipamentos.

Por outro lado será muito complexo e quase impossível garantir que todos os equipamentos ficam protegidos quando surgir uma actualização de segurança.

Para isso é necessário que os fabricantes as disponibilizem e depois que os utilizadores as apliquem, o que quase sempre não acontece.

A exploração desta falha vai muito além da simples escuta do tráfego e do roubo de dados, podendo ser explorada para infectar máquinas dentro de uma rede.
Via

Autor: Pedro Simões
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lmx
    lmx

    como este existem muitos outros por ai…muitos deles criados propositadamente…

  2. Avatar de Sukhoi
    Sukhoi

    Doze milhões. DOZE! O número favorito da maçonaria!

    1. Avatar de sideshow
      sideshow

      ADORO!!! que bom vir ao pplware de vez em quando!!! HAHHA

    2. Avatar de Luks
      Luks

      Aqui no Brasil o número é 11!!!

  3. Avatar de irlm
    irlm

    e os Hiltron também foram afetados?

  4. Avatar de NT
    NT

    Existe uma solução… DD-WRT ou similares.
    Para os mais paranoicos e que tenham um pc velhinho com duas placas de rede porque não o pfsense.
    Como diz o lmx ‘…muitos deles criados propositadamente…’

  5. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Recomendo sempre Routers Asus por diversos motivos sendo para mim importante o uso de firmware personalizado tal com a release “Padavan”.

  6. Avatar de YaBa
    YaBa

    Cisco e Draytek safam-se como sempre 🙂

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      A linksys era da cisco desde 2003 até marco 2013 (a belkin comprou). nao acredito q a cisco (nem a belkin) tenham se safado. Já a Draytek parece q safou-se mesmo.

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Quando falei de Cisco estava a referir-me a outras gamas 😉 não do brinquedo de trazer por casa.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Os dados técnicos davam jeito para testar no meu tp-link xD

  8. Avatar de Mário
    Mário

    que conversa da treta. Qualquer bom hacker entra á mesma em qualquer router sem este bug ou com este bug e não importa a marca..

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      concordo. com wep 5 min (ou menos), wpa ( algumas horas ou dias), wpa2 30 anos. isto falando em brute force e nao usando listas de dicionario. é so sentar e esperar…

  9. Avatar de rui
    rui

    so nao entendi uma coisa, esse “root kit” que enviam por http tem de ser enviado por um computador ligado a rede do router ou pode ser enviado atravez do endereço pulico que o serviço disponibiliza?

    é que se o ataque tiver de ser de um computador ligado a rede, nao me parece que seja assim tao facil.. digo eu

  10. Avatar de TW
    TW

    … E os routers da NOS e MEO que está na maioria das casa dos portugueses!???

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Esses já são ruins por natureza 🙂
      MEO são Thomsons, não está na lista. NOS não sei.
      De qualquer forma, pelo que li, o problema está no RomPager, logo, qualquer equipamento que use está sujeito.