Notícias · Internet · Segurança

Adolescence: série da Netflix será exibida nas escolas secundárias Reino Unido

22 Comentários

Após encetar um aceso debate em vários países, relativamente ao impacto da Internet nos jovens, a série britânica Adolescence, da Netflix, deverá ser exibida nas escolas secundárias do Reino Unido.

Série britânica Adolescence


Quando um jovem de 13 anos é acusado do assassinato de uma colega de turma, a sua família, a terapeuta e o detetive responsável pelo caso perguntam-se: o que aconteceu realmente?

É desta forma que a Netflix resume a série que, pelo mundo, encetou um importante debate sobre o impacto da Internet, em especial das redes sociais, nos jovens, bem como relativamente à possibilidade de proibir os smartphones a menores.

Filmada em Inglaterra, a série Adolescence foi lançada em março e acumulou, desde então, 66,3 milhões de visualizações, globalmente. Tornou-se, aliás, uma das séries britânicas mais comentadas dos últimos tempos.

Com o sucesso da série a consolidar-se, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recebeu os seus realizadores, em Downing Street, recentemente, para conversações sobre proteção infantil.

Entretanto, o gabinete de Starmer disse que o primeiro-ministro apoia uma iniciativa da Netflix para transmitir a série, de forma gratuita, nas escolas secundárias de todo o país, para que o maior número possível de adolescentes possa vê-la.

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido (à esquerda), e Jack Thorne, cocriador da série Adolescence. Crédito: Netflix (2025)

Segundo a Associated Press, o primeiro-ministro britânico terá admitido que foi difícil ver a série dramática com a filha de 14 anos e o filho de 16.

Contudo, a exibição alargada nas escolas “ajudará os alunos a compreender melhor o impacto da misoginia, os perigos da radicalização online e a importância de relações saudáveis”.

Parece que todas as nações estão a falar sobre ‘Adolescence’ e não apenas esta nação. Como pai, não achei fácil ver esta série com as crianças, porque ela conecta-se com os medos e preocupações que temos como pais e adultos.

Disse Starmer.

De facto, as reações de abalo têm sido comuns por parte de pais e encarregados de educação, mas, também, por parte da sociedade.

O ator Stephen Graham, cocriador da série, que interpreta o pai do jovem, revelou que queria que a narrativa se centrasse na vida aparentemente normal do acusado, segundo citado pela Associated Press.

Segundo ele, quando ocorre um crime com faca entre jovens, a primeira reação pode ser questionar o passado do suspeito de homicídio e como foi educado: “Mas e se não for a família? Talvez sejamos todos responsáveis. A escola. A sociedade. Os pais. Comunidade.”

 

Leia também:

Episódios da série do momento foram filmados num só take. Netflix explica como!

Autor: Ana Sofia Neto
Partilhar:
Também pode gostar

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Não vai dar em nada. A moçarada está-se nas tintas se faz o bem ou o mal. Eles não se interessam por nada. Se o mundo acabasse amanhã eles não se interessavam e todos sabemos disso.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      A geração dos teus pais dizia o mesmo da tua geração. Quando eras novo estavas nas tintas para tudo incluindo o “fim do mundo”? Não me parece… da mesma forma que agora tens uma atitude interessada e preocupada com estas questões. Podes é melhorar na forma como a demonstras.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Está muito enganado quer quanto a mim quer quanto à geração dos meus pais. Infelizmente o que eu disse é a mais pura verdade e não há que fugir a isso.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não, não é verdade o que dizes. Esse discurso tem muitas décadas e o facto de o adotares significa que tu próprio já te tornaste um “velho do restelo”.

          1. Avatar de Rui Almeida
            Rui Almeida

            Velho do Restelo és tu que já és careca.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mais duas mentiras e uma associação sem qualquer fundamento. Parabéns, não é fácil errar tanto em tão poucas palavras.

          3. Avatar de Francisco
            Francisco

            Hugo, uma sugestão.. “Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

    2. Avatar de Mário
      Mário

      O teu pensamento é o mesmo dos teus país para com a tua geração, dos teus avós para com a geração dos teus país, dos teus bisavós para os teus avós…

      Nada de anormal.

  2. Avatar de X
    X

    Entretanto na america, os adultos elegeram aquilo…
    Comecem a educar os adultos tambem!

    1. Avatar de EntireCity
      EntireCity

      ainda bem que não elegeram os sociopatas que queriam mutilar as crianças e infligir-lhes ideologias do demónio! Vai de reto!!!

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        Pelos vistos isso não é tão grave quanto ser rico e ter fugido ao fisco…

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Nós á 50 que andamos entre os mesmos 2 e o país não anda para a frente…. Quem é que deveria ser educado mesmo????

      1. Avatar de X
        X

        Para educar o povo é necessário ensino público de qualidade logo não me parece que votar na IL vá produzir resultados positivos.

  3. Avatar de sapaofendida
    sapaofendida

    Não tarda passa na RTP1

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ainda não acabei de ver o último episódio, mas ok o tema é pertinente a história é simpática/ interessante as interpretações são muita pobres, a “fama” da serie ainda não percebi muito bem o que têm agradado assim tanto.
    A história é contada muito lentamente é uma serie bastante parada o miúdo ok, é a primeira vez e segundo relatos é tudo gravado de seguida sem cortes, mas continuo a achar que não corresponde ao borborinho que tanto se fala, fiquei e para ser simpático um pouco desiludido.

    PS, Tudo o que referi é baseado no meu gosto pessoal, ou a falta dele.

    1. Avatar de FM
      FM

      “A história é contada muito lentamente é uma serie bastante parada ” quando são estes os argumentos para criticar uma serie ou filme diz tudo de quem os usa. Hoje em dia se algo não tiver explosões, tiros, carros e persegisões em alta velocidade, já não vale nada, enfim …

  5. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    As pessoas acham normal que a governação de um País seja feita e influenciada por uma série de ficção televisiva.

  6. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    O problema são sempre as atitudes masculinas (misoginia) e não o feminismo…deve ser uma serie excelente como o filme da branca de neve da disney

  7. Avatar de Joachim P.
    Joachim P.

    A série propõe-se a abordar temas como violência juvenil, misoginia e redes sociais, mas faz isso de forma unilateral e previsível. Pinta um retrato extremamente tendencioso da atual geração. Em vez de explorar nuances ou trazer reflexões profundas, o argumento insiste em culpar um suposto ambiente tóxico, ignorando completamente o facto de que muitos dos problemas apresentados são, na verdade, consequência direta do próprio comportamento mimado e emocionalmente frágil das personagens.

  8. Avatar de Marko
    Marko

    A mim com 38 anos o que me faz espécie é pegar numa série para dar um exemplo para que os pais, e os próprios adolescentes tenham noção do que é certo e errado!
    Honestamente não achei a série nada de extraordinário mas… ainda bem que viralizou, foi gravada num take e serve de exemplo.
    Penso que a educação, o respeito por nós e pelo próximo, honestidade e sermos boas pessoas e cidadãos começam nas bases que temos em casa e não em séries de TV, depois o ser humano cresce e ou segue o exemplo que teve ou perde-se mas quanto a isso… depois de adolescentes e adultos os pais não podem fazer nada ou culpa en caso de lhes darem boas bases pois a opção é da própria pessoa.
    Quanto aos pais que deiam é atenção aos filhos , falem com os filhos e “ganhem tempo conhecendo” quem têm em casa e deixem coisas que podem esperar e que não são o mais importante e deixem-se de tretas de séries e documentários etc… minha opinião, vale o que vale!

    1. Avatar de FM
      FM

      O grande problema esta ai, a grande maioria dos pais não conhecem os filhos e delegam a tarefa da educação na escola, na escola ensinasse e transmite-se conhecimento, não se educa, alias para mim o nome Ministério da Educação esta errado, mas isso é outro assunto. A pouco tempo a conversa com um amigo, pertencente aos órgãos dirigentes de clube desportivo local, este partilhava que os pais vão levar os miúdos aos treinos e jogos e poucos ficam para acompanhar os filhos, param largam os miúdos e vão -se embora, assim fica difícil…. Agora, culpa dos pais ou da sociedade, que o Homem criou e insiste em manter na mesma, que “obriga” a este comportamento esse sim é o assunto a debater.

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Nem mais…
        Mas esses pais devem estar a espera da 10a temporada da Adolescence para perceber que se não forem eles a dar e partilhar valores aos filhos nada o fará…
        Eu acho que a sociedade e ser humano evoluiu para muita coisa positiva, mas em termos de relacionamento interpessoal voltamos a pré-história com a diferença da tecnologia e na altura o problema era a comunicação porque o relacionamento interpessoal é o mesmo… Ou seja pouco ou nenhum!
        Bebés com telemóveis, casais em jantares calados agarrados ao telemóvel, conversa pouca ou nenhuma enfim…