Análises · Notícias

Análise Bose SoundLink Max: coluna compacta que promete horas da melhor qualidade de som

4 Comentários

Com uma vasta gama de modelos para satisfazer todos os tipos de atividades e orçamentos, a Bose é um dos nomes de referência quando se fala das melhores colunas Bluetooth. A Bose SoundLink Max é o mais recente design da especialista em áudio na sua gama de colunas portáteis. Deixamos a nossa análise a esta máquina.


 

A Bose conseguiu tornar a SoundLink Max pequena e grande ao mesmo tempo. O seu tamanho é compacto, enquanto o som supera muito a sua aparência. Esta coluna surpreendeu em quase todos os aspetos.

 

Especificações

  • Microfones: Sem microfone
  • Opções de som: Estéreo, SimpleSync, Colunas de gama completa
  • Cabo de áudio incluído: Não
  • Resistência à água: IP67
  • Estrutura: 12.02 cm A x 26.43 cm L x 10.49 cm P (2,223.74 kg)
  • Material do produto: Alumínio, Tecido, Nylon, Plástico, Silicone, Aço
  • Duração da bateria: 20 horas
  • Tempo de carregamento da bateria: 5 horas
  • Interface(s) de carregamento: USB-C In/Out
  • Versão Bluetooth: 5.4
  • Alcance do Bluetooth: 9 metros
  • Aplicação: Bose Music App

 

[field name=iframe]

 

[Vídeo original]

 

Na caixa da Bose SoundLink Max

  • Coluna portátil Bose SoundLink Max
  • Cabo USB-C (C para C)
  • Ficha de segurança

 

Design e construção impecáveis

Conseguir o tamanho certo de uma coluna é mais complicado do que parece. Quanto mais pequena for, mais pequenos têm de ser os controladores no interior, mais pequena tem de ser a bateria, e assim por diante. Mas se a coluna for demasiado grande, de repente precisa de rodas para ser deslocada. A SoundLink Max atinge um ponto ideal.

A coluna pesa pouco mais de 2kg e não parece uma tarefa difícil de pegar e transportar. A pega de corda é confortável (e removível) e, ao mesmo tempo, elegante, peca apenas por fixar facilmente o pó (lixo) e ser difícil de limpar. As dimensões totais da coluna tornam-na adequada para ser utilizada em praticamente qualquer lugar, no interior ou no exterior.

A textura exterior em borracha faz parte da sua classificação IP67 à prova de água e pó. Mas o mais importante é que o exterior é ótimo. Os botões são fáceis de premir e a sua frente em alumínio faz desta coluna um produto premium. Overall, tem um design difícil de criticar.

 

Entradas

Como é óbvio, é possível utilizar a entrada analógica de 3,5 mm para obter informações áudio on board da Bose SoundLink Max – mas esta é, antes de mais, uma coluna Bluetooth. Utiliza Bluetooth 5.4 para conectividade sem fios e é compatível com os codecs SBC, AAC e aptX Adaptive.

Graças à tecnologia “SimpleSync” da Bose, a SoundLink Max pode tornar-se rápida e facilmente parte de um sistema multiroom, desde que utilize outras colunas Bose compatíveis, naturalmente.

Existe também uma entrada USB-C na parte de trás da coluna. É utilizada para carregar a bateria, mas se esta estiver bastante carregada e o seu telemóvel estiver a morrer, também pode ser utilizada como fonte de alimentação.

 

Som excelente da Bose SoundLink Max

Tal como o truque de demasiados palhaços a saírem de um carro minúsculo, a SoundLink Max produz muito mais volume do que alguma vez imaginaríamos  ser capaz.

Músicas pop como “Blinding Lights” do The Weeknd e “Do I Wanna Know?” dos Artic Monkeys explodiram de todos os lados da SoundLink Max, tanto a bater forte nos graves como a deixar os agudos brilharem.

Em ambientes interiores a coluna demonstrou ser um autêntico monstro (quase fiquei surdo quando a coloquei no máximo). No exterior também demonstrou valer o seu preço, conseguindo deixar um grupo de amigos bastante impressionados.

Esta coluna Bluetooth não foi concebida para ser uma referência para audiófilos – e não é. Destina-se a injetar uma sensação de vibração nas suas músicas favoritas e a fazê-las soar bem. E consegue atingir maravilhosamente esse objetivo.

 

Bateria com duração de 20 horas

A duração da bateria da Bose SoundLink Max é de 20 horas. Nos nossos testes, a coluna conseguiu aguentar 19 horas e 34 minutos.

No entanto, quando chega a altura de recarregar, diz-se que o carregamento completo demora cerca de 5 horas através da porta USB-C, utilizando o cabo de carregamento original e um carregador de 3A/15W, o que é algum tempo… A duração da bateria é apresentada como uma percentagem na aplicação Bose, que mostramos a seguir.

 

Aplicação Bose

A aplicação Bose renovada (disponível para Android e iOS) é tão elegante e intuitiva como a anterior aplicação Bose Music. Apresenta uma imagem da coluna na parte superior, juntamente com a duração da bateria e um seletor de volume. Seguem-se quatro abas: Fonte, EQ, Atalho e Dicas.

A aba “Fonte” permite-lhe gerir as ligações Bluetooth para a coluna. A secção “EQ” tem quatro predefinições: “Intensificador de graves”, “Redutor de graves”, “Intensificador de agudos” e “Redutor de agudos”. Pode ajustar qualquer uma destas predefinições utilizando uma curva de equalização simplificada com bandas de graves, médios e agudos. Para ouvir no modo predefinido, basta não selecionar nenhuma das predefinições.

A aba “Atalho” permite-lhe desativar o botão de atalho ou alternar entre as funções de entrada auxiliar e Spotify. A secção “Dicas” guia-o simplesmente pelas opções e funcionalidades básicas.

Existe um módulo de reprodução na parte inferior do ecrã – expanda-o para aceder aos controlos de música e volume. O menu “Definições” tem, na sua maioria, opções redundantes para as funcionalidades acima mencionadas, mas também é possível alterar o idioma da aplicação, ativar os comandos de voz e ajustar o comportamento de desligamento automático.

 

Veredicto

O valor que obtém na SoundLink Max está na sua natureza híbrida. É muito boa em espaços interiores como coluna única e é suficientemente boa no exterior, num ambiente de festa.

A qualidade de construção reflete o preço. Nada na SoundLink Max parece barato. Para muitos, a marca Bose continua a ser um fator de decisão de compra – especialmente se tiver outros produtos Bose, uma vez que a SoundLink Max funcionará em conjunto com eles através do seu esquema SimpleSync, que permite que as colunas Bose se emparelhem e funcionem em conjunto.

E também não há nada de errado em comprar apenas pelo nome Bose, especialmente porque o design, a construção e, em última análise, a execução do próprio som estão à altura desse legado. Esta máquina encontra-se a 399$ no site oficial.

Bose SoundLink Max

 

PRÓS CONTRAS
Design elegante e funcional Preço
EQ ajustável na aplicação Muitos poderão considerá-la pesada
Som impressionante Tempo de carregamento

 

Leia também:

Análise QuietComfort Ultra da Bose: uns auscultadores com qualidade de som viciante

 

Também pode gostar

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni
    Toni

    Penso que se esqueceram de referir que é um autêntico íman de sujidade, poeiras, pó, cotão e afins (ficando horrível ao fim de pouco tempo de uso) e que o preço que pedem por ela não só roça como ultrapassa o absurdo. Estamos a falar de uma coluna de valor real de cerca de 200€ a ser vendida por quase o dobro do preço.

    Tirando isso, sim, não é má, mas só compra quem é fã cego da marca ou está mal informado e vai atrás de artigos deste tipo (que, sinceramente, parece mais um anúncio pago que uma “review”).

    1. Avatar de Vítor M.

      Não leste, no artigo refere esse e outros pontos. Aliás, tens de ler tudo, e não conheces o produto, nós conhecemos. E além da pega que fixa facilmente o lixo, como diz no artigo, tem o preço, o peso, etc… que referimos como pontos menos positivos. Mas a coluna, como dizes (dás uma no cravo outra na ferradura) tem um som muito bom para o nível de segmento. E tem uma resistência a elementos ambientais que é das melhores, face ao seu tamanho.

      Cego é que crítica sem saber. E apesar do preço não ser assim tão acessível, cerca de 400 euros, o mercado não te oferece muitas opções melhores. E mais ainda com uma marca de confiança como é a BOSE. Claro, sei que vais dizer que os chineses têm outro tipo de oferta mais barata… mas isso já é a tua qualidade de review das ofertas 😉

      Foste pago para dizer mal deste produto?

      1. Avatar de Toni
        Toni

        “A textura exterior em borracha faz parte da sua classificação IP67 à prova de água e pó. Mas o mais importante é que o exterior é ótimo. Os botões são fáceis de premir e a sua frente em alumínio faz desta coluna um produto premium. Overall, tem um design difícil de criticar.”

        Nao vejo referências ao facto de ser” íman de pó e lixo” nesse parágrafo. O problema não é a pega, essa até é substituível, o problema é mesmo o revestimento em silicone, pegajoso como tudo. E a distorção dos graves, nomeadamente em volumes superiores.

        Não pago para dizer mal, mas sou informado e interessado o suficiente (por fontes dedicadas a este tipo específico de tema), para advertir possíveis interessados neste exagero que a Bose oferece.

        Já agora, estou cheio de Bose em casa, conheço as limitações dos modelos que tenho, gosto da marca. Mas o meu problema não é a marca, é esta coluna em particular, mesmo. DSP mal ajustado (distorção dos graves), preço ultra premium por quase zero funcionalidades. Porque não a puseram à venda a um preço muito mais competitivo e justo como fizeram com a Soundlink Flex (que eu tenho e adoro).

        À excepção do peso, dava mais facilmente 300€ por uma. Harman Kardon Go + Play 3 que por esta bose sobrevalorizada, que quer nitidamente ser vendida à custa do nome da marca.

        Lembro-me do pplware antes de ser adquirido pelo Sapo, ainda no início, eram outros tempos de maior isenção e melhor informação. Penso que foram bem destacados os pontos positivos desta coluna, mas não foi dado o devido ênfase aos aspectos negativos. E não são só vocês, é um bocado geral, por aí. Basta ser Bose para ser boa.

        E, sim, hoje acordei rezingão e alguém teve de apanhar com isso. Foram vocês as vítimas, lamento.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é falta de honestidade, leste o que quiseste e truncaste o assunto: “A coluna pesa pouco mais de 2kg e não parece uma tarefa difícil de pegar e transportar. A pega de corda é confortável (e removível) e, ao mesmo tempo, elegante, peca apenas por fixar facilmente o pó (lixo) e ser difícil de limpar.”.

          E pela que temos visto (ainda a usamos) a pega é que é um íman de pó, pela gordura das mãos.

          Depois, não sabes o que dizes, o Pplware NUNCA foi adquirido pelo SAPO, isso é apenas a tua falta de informação dos factos. Estás apenas a viajar na maionese. Pelo menos podias, numa das informações, teres acertado, mas nem UMA.

          Sobre o Processamento Digital de Sinais, não é verdade que está mal ajustado. Apenas estamos a falar de um produto de média gama. E a BOSE há anos que vem a otimizar o DSP (e sim, está bem melhor nesta coluna de exterior).

          Depois dizes uma pérola: “dava mais facilmente 300€ por uma Harman Kardon Go + Play 3”. LOL uma coluna de 5 quilos 😀 enfim!

          E mais, o preço da Harman Kardon Go + Play 3 é praticamente o mesmo da BOSE. Tens de levar em conta que essa que sugeriste tem software fraco, não possui classificação IP. Logo, não faz sentido (só quem não está a par dos assuntos) comparar com esta oferta da BOSE.

          Se a questão é isenção, tu não mostraste nada de sério, para comparar com esta oferta. 😉

          PS: podes até estar rezingão, mas isso não é desculpa para falta de cuidado a ver os assuntos, muito menos a criticar o trabalho dos outros. A boa crítica é necessária, mas tem de ser boa. E não vamos dizer mal só porque sim, os produtos têm muito valor, e podemos apontar pontos menos positivos. Tal como foi honestamente feito por nós.